sábado, 29 de março de 2008

Carlsberg à Beira Sado

Ainda não tinha tido tempo nem ânimo para falar na Taça da Liga. um dos grandes objectivos de Paulo Bento para esta temporada.

Segundo Paulo Bento, esta final era tão importante como a da Champions (sic)! Bom, atendendo às declarações de Paulo Bento depois do jogo com a Roma, foi uma sorte não ter existido uma fase de grupos nesta competição, senão o 3º lugar no grupo já seria fantástico...

Agora mais a sério e deixando de parte as ironias até porque me parece que Bento fez um trabalho bastante razoável nas ultimas 2 épocas e me parece um treinador com futuro (com arestas ainda a limar, próprias da falta de experiência, mas isso vem com o tempo...) foi uma enorme frustração para todos nós mais esta derrota numa época absolutamente miserável, diria mesmo a pior de sempre de que me lembro desde os meus tenros anos, quando começei a ir com o meu Pai ao velhinho Alvalade ( aos 5 anos, para ver um jogo contra o ...Vitória de Setubal)!

Perder pode acontecer. Faz parte do jogo, porque do outro lado também está uma equipa que, por mais pequena que seja, também quer ganhar. E este Vitória nem me parece nada pequeno, antes pelo contrário. É uma belíssima equipa, muito bem orientada, com um modelo de jogo bem definido e que sabe bem o que quer.

E aqui abro um parentises para dar os parabéns ao Vitória e ao Carvalhal.Merecem aquela Taça, como merecem muitos sucessos e muitas coisas boas. E confesso a minha simpatia com o Vitória o que atenua um pouco a frustração da derrota...

O nosso problema é que perder este ano é normal. E não é só contra o Vitória... O que se passa com esta equipa? O plantel é fraco e desiquilibrado, é verdade! Mas não me parece que o onze base seja assim tão fraco (principalmente agora que aquele enorme buraco que existia no lado esquerdo da defesa está tapado)!

É perturbante a fragilidade deste Sporting! A fragilidade e a falta de capacidade dos jogadores para acreditarem neles próprios...O que se passa com jogadores como Miguel Veloso, Romagnoli, Abel, Liedson, Izmaiolov (Moutinho é sempre uma excepção...)? Toda agente tem debatido até á exaustão o losango de Paulo Bento e a falta de um modelo táctico alternativo! Poderá ser uma parte da verdade e acredito que é uma das explicações, até porque Vucevik e Izmailov não são Nani e falta Tello (o dos centros milimétricos) e ainda Caneira e o seu equilibrio defensivo. Faltará também o Miguel Veloso da época passada. Mas aqui já entramos na segunda variável da equação. O que passa com a motivação e a cabeça deste jogadores? Todos nós, nos nossos trabalhos, na nossa vida, temos momentos menos bons, em que falta a motivação e falta até a crença em nós próprios. E com jogadores como Veloso passa-se certamente o mesmo. Não desaprendeu, continua a ser um jogador fantástico, mas a motivação e o acreditar nele próprio tem faltado. Como a Liedson, como a Izmailov (um jogador inconstante...) como a Abel, como a Polga nalgumas ocasiões, como a Tonel, como a Patricio (um excelente GR que entrou na equipa num momento terrivel, principalmente para um miudo de 20 anos...

E aqui entra o treinador!Paulo Bento não é Mourinho! E não conseguiu entrar na cabeça daqueles jogadores! Não conseguiu motivá-los, não conseguiu faze-los acreditar neles próprios! Falhou...

Paulo Bento será certamente o treinador até final da época (outra solução nesta altura seria um enorme erro) mas eu não quero acreditar que possa estar na cabeça de alguém que ele possa ser o treinador da próxima época! A não ser que algum "espirito santo" de orelha tenha já segredado a Soares Franco que Bento deve continuar! Infelizmente tenho de dizer que isso não me surpreenderia!

Obrigado Paulo Bento pelas duas ultimas épocas em que se conseguiram muitas coisas boas (mas não o objectivo principal, que falhou...de qualquer modo, louvo por exemplo a coragem de Bento no arriscar tudo à 2 épocas em Alvalade contra o FCP. Perdemos, mas o empate ou a derrota davam no mesmo...)! E desejo-lhe toda a felicidade do mundo na carreira como treinador! Pode ser que um dia volte ao Sporting mais maduro... mas para a próxima época a solução tem de ser outra! E a época já devia estar a ser planificada nesta altura!

Finalmente, gostava de desejar felicidades e coragem á equipa para a batalha decisiva de logo na Figueira da Foz! É uma final e não ganhar será um desastre! Acaba-se praticamente a esperança da entrada na Champions! Sejam verdadeiros leões! Guiados pelo comandante Moutinho!

0 comentários: