sexta-feira, 25 de abril de 2008

Entrevista de Soares Franco a "O Jogo"

Entrevista de Soares Franco a "O Jogo":

"O nosso mercado é pequeno em relação àqueles com que compete. Há um problema de dimensão e pobreza e necessitamos, pois, de ter uma belíssima prospecção, procurar ganhar posição nos mercados emergentes em busca de talentos e dar maior atenção às nossas provas internas, que devem ser mais rentáveis. Estas são soluções, mas defendo ainda a criação de uma Taça da liga Ibérica que conduza a uma Liga Ibérica. Traria outros proventos competitivos e económicos aos nossos clubes," argumentou.
Considerando que o desempenho dos leões "é melhor nos últimos dez anos do que foi nos anteriores 30, 40", Soares Franco apontou a principal meta -"o melhor título a ganhar, o de campeão nacional, aquele que os sócios mais consideram"

Eu só não fico chocado quando este senhor abre a boca, porque já percebi à muito que ele não conhece limites para a falta de bom senso! Mas...o Sporting esteve melhor nos ultimos 10 anos que nos anteriores 30/40????????????? Importa-se de repetir? Os ultimos 10 anos saldaram-se em 2 campeonatos, 2 Taças, 3 participações na Liga dos Campeões com 3 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, nenhuma passagem aos 1/8 final! OK, há a final da UEFA, mas duma UEFA que já não é a de antes da liga dos campeões... Está certo que pelo meio existiram 18 anos negros, mas melhor que nos ultimos 30/40 ANOS? Gostava de lembrar ao sr. presidente que, já contando com este campeonato, o Sporting leva 6 sem cheirar o título, a segunda pior série da sua história a seguir aos tristemente célebres 18 anos! Gostava também de lhe lembrar que o seu Profeta Roquete prometeu 3 campeonatos em cada 5, há pouco mais de 10 anos! Esta é a desculpa dos medíocres, serem tão maus como aqueles que geriram o clube durante aqueles 18 anos. E de medíocres e falhados, estamos nós fartos...

Quanto aos títulos que os sócios mais consideram, eu gostaria de ver o Sporting escrever belas histórias na Liga dos Campeões, a prova por excelência do futebol europeu ou mesmo mundial de clubes...pelo menos, conseguir fazer aquilo que o FCPorto faz...mas isso já deve ser areia a mais para a camioneta do senhor da opway...Obviamente que adoro ser campeão português, mas o prestigio do clube tem de ser consolidado nas 2 frentes, a nacional e a europeia. São complementares e uma não substitui a outra!

Finalmente, quanto á história da Liga Ibérica, money, money, money...aliás, um ex ministro da economia também já escreveu esse disparate no Expresso...nunca ouvi falar nisso às gentes que realmente são do futebol. E aqui falo do futebol jogo, desporto, paixão, não do futebol dos euros, onde enquadro o sr. Soares Franco....Eu, por mim, abnomino a ideia...Por 2 motivos:

- Em primeiro lugar, sou português. nasci português e quero morrer português! Isto é um abrir de portas para outras coisas mais perigosas. O futebol é muito mais que um negócio e mistura-se com as identidades nacionais de uma forma muito poderosa!Se me falarem de um campeonato europeu, posso não gostar da ideia, mas ainda a aceito. Um campeonato ibérico, nunca e para quem não percebe porquê, aconselho uma consulta aos manuais de história...E não tenho nada contra os espanhois, bem pelo contrário, mas não quero ser cidadão ibérico, gosto de ser cidadão português!
- Em segundo lugar, o exemplo dos clubes da ex RDA, quando da integração no campeonato alemão unificado, deveria ser um travão para quem tem estas ideias luminosas. Por muitas mais receitas que entrassem, Sporting, Benfica e FC Porto estavam condenados a serem uma especie de Ossassunas, Getafes, Maiorcas ou, na melhor das hipóteses, Atléticos de Madrid, num Campeonato Ibérico. E se calhar até estou a ser optimista... Até porque as diferenças de poderio económico não se esbatem por entrarem mais uns milhões... Não é isso que eu quero para o Sporting! Quero isso, sim, uma presença condigna numa prova a eliminar como é a Champions, passada a fase de Grupos, onde essas diferenças se podem esbater, por momentos de inspiração em que as diferenças de potencial podem ser atenuadas (vidé jogos com a Roma, ou no ano passado com o Inter). E em que a glória pode ser atingida ao nível do continente, sem risco para a grandeza do clube por eliminações aos pés dos poderosos, desde que condignas!

O senhor Soares Franco defende esta posição da liga Ibérica a título pessoal, ou como Presidente do Sporting? Se for o primeiro caso, tudo bem, até porque disparates a saírem daquela cabeça é uma coisa que já não espanta ninguém. Se for o segundo caso, parece-me grave, porque a mim, como sócio, ninguém perguntou nada, nem me lembro de o sr. Presidente ter falado nisso no caderno eleitoral para as ultimas eleições...

0 comentários: