domingo, 25 de maio de 2008

8 Razões para o Meu Não

Deixo aqui uma posição pessoal sobre os motivos do meu sentido de voto na AG de quarta feira!

Escrevo este post antes da sessão de esclarecimento que o Presidente da Direcção vai levar a cabo hoje em Alvalade! Escrevo-o já por 2 razões:

- Porque a minha posição é sólida e convicta e os factos que a fundamentam não mudarão certamente;
- Porque, por razões profissionais, não poderei estar presente na sessão de esclarecimento a realizar. Alias, parece-me que uma questão desta importancia mereceria mais que uma sessão a uma segunda feira de trabalho ás 6 da tarde. Todos nós temos uma vida e obrigações, para lá da paixão sportinguista e para a maioria não me parece um horário muito acessivel!

Vou votar NÂO quarta feira! Não o faço por pirraça, não o faço com base em sentimentos, não o faço com espirito vingativo ou rancoroso. Faço-o por convicção.

Vou votar NÃO por 8 razões que passo a enumerar!

1) Tem sido pintado um cenário negro e dramático desde a tomada de posse de Filipe Soares Franco! A situação é muito complicada. Disso, ninguém tem duvidas! Mas quão negra é? Qual é realmente o valor do passivo? Há 2 anos seria de 260 Milhões de euros! No entretanto, encaixaram-se perto de 50 Milhões com o célebre negócio imobiliário, 25 Milhões da venda do Nani e estarão 27,5 (este numero tem variações conforme o dia) para receber da MDC (a este propósito, ver razão 6). Tudo somado, o passivo deveria ser de cerca de 160 Milhões! Mas afinal parece que são 240! De qualquer modo, em 2 anos já vimos tanta variação de numeros que já nada é estranho! De manhã o numero é um, à tarde outro e á noite outro! Voces confiam nesta gente para lhes conferirem um mandato com tanta importância como o que é pedido 4ª Feira? Eu também não! Voces estão preparados para depositar nas mãos deles as ultimas joias da familia? Eu também não, até porque depois disto não ficamos com mais nada para usar no futuro!

2) Este é um Projecto que condiciona todo o futuro do clube! O conceito de Clube! A partir do momento em que seja aprovado, nada mais será como antes! Como tal, merecia outra discussão e outro debate! Não se pode tomar uma decisão destas com base numa semana de discussão entre bloguistas, alguma informação no site e 2 horas de esclarecimento do Presidente! Os beneficios e riscos tinham de ter sido solidamente listados e discutidos!

3) Esta questão não fazia parte do programa eleitoral da lista vencedora nas ultimas eleições. E é suficientemente grave e fracturante para merecer ser apresentada a eleições e sufragada por todo o universo de sócios! Quem quer ceder uma substancial maioria de acções da SAD (daqui a 5 anos o Sporting terá pouco mais de 20% de participação) tem de dizer isso claramente no seu Programa eleitoral e submete-lo a votos! Não pode ser doutra maneira!

4) O NÃO é reversível! O SIM não o é! É um caminho sem retorno! Ninguém acredita que o Clube terá 60 milhões daqui a 5 anos para acompanhar o aumento de capital! Se a decisão da maioria for, como espero, o NÃO, então a Direcção pode apresentar o seu projecto em eleições, propiciando um amplo debate das ideias que defende e o aparecimento ou não de alternativas! Se estas não aparecerem, ficará então claro que, infelizmente, não há ideias alternativas para o Sporting!

5) Por natureza e convicção, não quero ceder o futebol a terceiros, porque a prazo estou convicto que isso será a morte do clube e do associativismo! Parece-me também que é uma ideia fracturante que irá afastar mais sócios. E muitos já se foram...Além disso, não estou convicto da existencia de beneficios por terceiros terem maioria na SAD e penso que a perca do controlo operacional é um risco excessivo! Não estou a ver nehum Abramovic aparecer no Sporting! Até porque o futebol português não é apelativo! Vejo sim, uma Olivedesportos a aumentar a sua participação! É mesmo isso que querem? Gostava de fazer uma adenda a esta razão! Como sabem a Olivedesportos tem também participações na SAD do FCP e penso que as terá também na do Benfica!

6) Enquanto não perceber o que se passou nos negócios MDC e Imobiliário, não dou mandatos para mais coisa nenhuma! Quero ser esclarecido e se for o caso, quero que a MDC seja forçada a pagar o preço justo! Não dou um mandato como o que agora é pedido a uma Direcção que fez tudo o que pode para bloquear uma AG legitimamente pedida pelos sócios para esclarecer estes assuntos! Esta AG só faria sentido depois dessa, nunca antes! O NÃO obriga a que sejam dadas as explicações pedidas! Porque a pressão vai ser maior!

7) Não aceito a passagem da Academia para a SAD! Porque está subavaliada, brutalmente subavaliada em função da valorização previsivel para os terrenos em Alcochete! Porque as mais valias a gerar com uma possivel venda devem ser exclusivamente do Sporting e não generosamente divididas em nome sabe-se lá do quê. Para isso, já bastou o negócio MDC! E ainda porque o pretexto dado de compensar os accionistas em função da divida do clube á SAD me parece fragil. Se bem se lembram, essa divida resulta em grande parte do facto de noutros tempos a divida da SAD ter passado para o Clube!

Ainda a este respeito, lembro que, apesar de o Clube ter direito de veto numa possivel futura intenção de venda pela SAD, por via dos direitos das acções Tipo A, o mesma poderá não ser accionado, sem que os socios (nós) sejam tidos ou achados a respeito do assunto! E vai ser tão fácil fazer isso despercebidamente no futuro ( por esta ou por outra Direcção que no futuro seja eleita)...

8) Não há uma estratégia para o Clube! A opinião sobre as amadoras também varia conforme o dia, como o passivo! A promessa do pavilhão expressa no programa eleitoral da lista vencedora das ultimas eleições parece que não é para cumprir! A relação com os sócios é mera retórica! A paixão está cada vez mais adormecida e é substituida por conceitos de marketing em que sportinguista significa cliente! Eu não sou cliente do Sporting! Nunca serei! Só aprovaria este projecto enquadrado num conceito de clube que me permitisse acreditar que o Sporting Clube de Portugal podia conviver com a nova realidade! Não acredito que esse seja o cenário real!


Finalmente, gostaria de dizer que tenho algumas reticencias relativamente à passagem da Sporting Comércio e Serviços para a SAD! Contudo, não domino suficientemente o tema para me debruçar sobre ele! Não sei qual a abrangencia da Comercio e Serviços! Tenho pena de não poder estar presente na sessão de logo, porque gostava de discutir este tema! Como não conheço este assunto suficientemente, não vou junta-lo ao rol das minhas razões para o NÃO!

Finalmente e para concluir, deixo um apelo! Apareçam dia 28! E votem! Usem a racionalidade em vez da emoção! Seja qual for o vosso sentido de voto!

8 comentários:

Luizinho disse...

Subscrevo ponto por ponto! É o que se pode chamar um post sério, refletido e ponderado...

Anónimo disse...

Gostaria de o convidar a fazer parte do forum sporting o
www.forumsporting.com

MRL disse...

Salvaguardando algumas dúvidas que tenho, decorrentes de questões meramente contabilisticas, quero dizer que assino por baixo a posição do meu amigo JG.

verdao(sl) disse...

Caro JG:
Comprometi-me a passar por aqui e como gosto de cumprir com o prometido aqui estou.

1- As suas dúvidas são mais ou menos as de todos os sportinguistas e sem dúvida que este ponto já deveria ser esclarecido de uma vez por todas. Tenho esperança que isso seja definitivamente esclarecido na AG pq FSF disse ao record que isso se explicava em 5 m.

2-Este ponto poderia levar-nos a uma dicussão de dias. Infelizmente parece-me que a maior parte dos adeptos hoje em dia apenas querem vitórias e enquanto estas existem, nada mais interessa. Veja o caso do ManUnited: Aquando da compra pelos manos Glazer o barulho que foi. Hoje com o clube a ganhar já ninguém se lembra disso. Eu considero-me da velha-guarda e vejo estas transformações com pena. Mas reconheço que algumas delas são imprescindiveis.

3- Sobre isso já falamos. Respeitando a sua opinião, mantendo a minha: esta administração comprometeu-se a reduzir o passivo, falando na altura na dispersão de capital.

4- O sim também é reversível mas muito complicado. "BAsta" uma OPA sobre o capital.

5- Já falei sobre isto no ponto 2.

6- Remeto para o ponto 1.

7- É a SAD que paga a Academia. A valia da Academia em termos imobiliários é proporcional ao que lá se puder construir. E isso depende do PDM de Alcochete e do Min. do Ambiente. Isso em Portugal vale o que vale. A futura alienação da Academia até pode ser um bom negócio para a SAD mas só poderá ser vendida com a anuência do clube, pelo poder de voto.

8-A paixão pelo clube é feita da relação que nós adeptos temos com ele independentemente de quem ocupa a cadeira na administração, ou pelo menos deveria ser assim.

Meu caro o que me parece indicutível é que o anterior acordo com os bancos nos sufoca e é responsável pela nossa anemia e urge por termo a isso. Acredito que no meio de tudo isto perdemos aneis , como se fossem as joias que passaram de geração em geração, para ficarmos com os dedos. Se mantivermos este acordo, com obrigação de vender atletas pelo menos até 5 milhões e não orçamentar acima de valores de equipas da 2ª linha ficaremos também sem os dedos, isto é sem identidade e viabilidade.

Apesar das nossas diferenças posso afirmar que com sportinguistas como o meu caro, que demonstram interesse genuíno e desinteressado, o nosso clube estará sempre longe do pior.

Abraço Leonino.

MRL disse...

Caro Verdão,

"o que me parece indicutível é que o anterior acordo com os bancos nos sufoca "

A actual administração tem responsabilidade? Acho que sim. Primeiro porque esteve no acordo e segundo porque não conseguiu dinamizar o clube de forma a aumentar receitas ou a aproveitar outras áreas de negócio.

Quanto ao último parágrafo, 100% de acordo. A nossa paixão é comum e os objectivos são os mesmos. Podemos divergir na estratégia e na forma como fazer, mas isso só torna maior o nosso clube.

JG disse...

Caro Verdão (SL),

Respeitando o seu comentário, em nada altera a minha posição!~Diria mesmo que até subscreve algumas das minhas questões de fundo!

No entanto, quanto ao ponto 3, claramente nada disto fazia parte do programa eleitoral. Foi apenas assumida uma posição pessoal do Presidente que afirmou que 40% chegavam ao clube, mas que as pessoas não estavam preparadas para isso. ora do que estamos a falar agora é de uma redução para menos de 30%. Se se queria fazer isto então tinha de ser assumido frontalmente no programa eleitoral. Não gosto de quem faz as coisas pela calada! Chama-se a isso falta de transparencia, mas ia-me repetir se falasse nisso outra vez!

No que se refer ao ponto 2, muito se tem falado no MU/Glazzer. E que tal falar numa realidade que tem muito mais a ver com a nossa. Corinthiams/MSI?

Quanto ao sufoco da divida, até pelas ultimas declarações de Dias da Cunha, não sei se será bem assim. Ou melhor, se teria de ser assim! E esse argumento não colhe por 3 razões:

1)Foi prometido no programa eleitoral da lista vencedora nas ultimas eleições que com a venda do patrimonio e entrada da 2ª tranche da MDC o clube era governavel. O dinheiro do patrimonio já se foi e mesmo sem ter entrado a 2ª tranche MDC, entrou verba equivalente resultante da venda do Nani!E o passivo não baixou? Quem gere assim, não merece segunda oportunidade! E se depender de mim, não a vai ter!

2) Precisava de saber que acordos foram feitos com os bancos e por quem, para esse argumento me convencer! Era assim ou...fez-se com que fosse assim para atingir outros objectivos?

3) Não voto pressionado por chantagens. Essa coisa do "Ou votam em nós ou o Sporting morre" comigo não resulta! Para me convencerem, precisavam de me mostrar a real situação financeira e eu continuo à espera de uma auditoria feita por entidade independente. Até lá...

4) Não tenho medo da falta de alternativas porque sei que elas vão aparecer! Alias, além dessas alternativas, sei que amanhã na AG soluções alternativas para a falta de liquidez vão ser propostas! Resta saber se vão deixar falar as pessoas que as querem apresentar!

Finalmente, gostaria ainda de dizer que lamento e lastimo a vergonhosa maneira como toda esta campanha foi conduzida! Só houve direito a serem apresentados os argumentos de um lado e em todos os foruns oficiais do clube só houve um lado da moeda! Se isto é democracia...Os fundadores do clube devem estar a remoer-se nas suas tumbas...

JG disse...

De qualquer modo, Verdão (SL) será sempre bem recebido neste humilde cantinho e sempre que quizer deixar o seu contributo sinta-se á vontade! Porque o verdadeiro debate é isso mesmo!

E afinal, temos uma coisa muito importante em comum e que nos une. Somos dois leões de garra!E esta é uma casa de sportinguistas!

Virgílio disse...

Caro JG:

Os meus mais sinceros parabéns. Apesar de concordar com muito do conteudo que espõe aqui e a minha posição nesta matéria coincidir com a sua, é a FORMA como o faz que me leva a escrever este comentário. Concordando ou não com as suas posições, uma coisa é certa: o enorme sportinguismo explicito nas suas opiniões! E não é só neste blog! Por toda a blogosfera os seus comentários vão-se sobrepondo. Quer pela qualidade e racionalidade, quer pela paixão e cortesia.

Termino, com uma expessão tipica cá da Beira: Por tudo isso, um muito "Bem Haja"!

VIVA O NOSSO SPORTING!