sábado, 10 de maio de 2008

Assembleia dia 29

É noticiado hoje em dois jornais que o Sporting vai convocar uma Assembleia Geral no dia 29 de Maio. Segundo os dois diários irá ser discutido:

- a reestruturação financeira do clube que deverá reduzir o endividamento do clube em 85 milhões de euros

- possibilidade de o estádio e a academia passarem para a SAD (único património que o clube possui, não considerando património a participação na SAD)

Gostava sinceramente que os sócios fossem antes da assembleia esclarecidos sobre estes dois pontos. Ao não o serem, não será permitida a apresentação de argumentos contraditórios até pouco antes de uma eventual votação.

Pessoalmente, e relativamente aos dois pontos acima, acho que:

- uma redução de um passivo só é possível quando a respectiva dívida é paga. E pode ser paga como? Ou com activos (dinheiro ou outros activos, como os passes dos jogadores) ou com capital próprio (aumentando-se o capital próprio ou vendendo acções da SAD). Confesso que esta é uma dedução baseada apenas em algum conhecimento contabilistico que possuo e num grande desconhecimento da realidade económica e contabilistica do Sporting e das actuais intenções da administração. Mas sinceramente não vejo outra forma de proceder à tal redução do passivo. E qualquer uma das duas soluções é no mínimo discutivel e preocupante.

- mais uma vez, sem conhecer ainda a fundo o que poderá motivar tal operação, as referidas movimentações entre empresas pertencentes ao grupo Sporting levantam muitas dúvidas. À partida considero que existem três tipos de vantagens em que exista um universo de empresas com segregação de bens e responsabilidades:
i) vantagens na área fiscal, as quais desconheço;
ii) vantagens em incentivar o aparecimento de terceiros que possam contribuir ou mesmo investir em determinadas processos especificos do negócio;
iii) vantagem (discutivel a palavra) em dotar de uma maior independência a tomada de decisão nas empresas do grupo. Isto porque: no clube a administração responde perante os sócios; na SAD a administração responde perante a administração do clube. No fundo, não consigo evitar de pensar que não se trata mais do que afastar a tomada de decisão dos sócios do SCP.

2 comentários:

JG disse...

Antecipaste-te e escreveste sobre este tema e bem. Eu também o tencionava fazer depois de ler as noticias de hoje de manhã num jornal que comprei...

Nada disto é novidade para mim! Já o esperava...Aliás, não é por acaso que em posts recentes alertava para o que se ia passar com o estádio e academia.

Pelas informações que se vão recolhendo aqui e ali, a seguir será a venda do estádio pela SAD a terceiros (será que vai ser o mesmo fundo de investimentos que comprou o Alvalaxia? e aqui é só um palpite, não sustentado em nenhuma evidencia...)!

O Sporting daqui a 2 anos não vai ter nada, vai estar vendido aos retalhos...

A não ser que os socios resolvam usar a sua voz para parar a matança do clube!

Já agora, terrivel coincidencia a marcação desta AG em cima da data provavel a marcar para a do "Leão de Verdade" que também iria provavelmente discutir este tema.

Voltarei a este assunto, com um post, após o Sporting-Boavista...e desta vez não há razão nenhuma para evitar a violencia verbal. Só podemos respeitar pessoas de Bem! As outras merecem total desprezo...

Anónimo disse...

29 é uma quinta feira. Excelente dia para estar pouca gente na AG

Vão reparar que a partir de agora a Centúria Leonina vai começar a defender a importância da AG e, se calhar, a dizer que o Congresso já não é muito importante.

Não sei se já repararam que agora nesse blogue se eu quiser fazer um comentário já não o posso fazer sem estar “registado”.

Numa de inocente vamos acreditar que finalmente FSF vai explicar ao povo Leonino as suas posições e o que pretende fazer para o bem do Sporting