sábado, 31 de maio de 2008

Crónica no Record

No Record de hoje surge uma crónica, do senhor Camilo Lourenço, com o título "Por que o plano de Franco faz sentido".

Lê-se entre outras opiniões o seguinte:

"O problema de Soares Franco é que o seu racionalismo de gestor esbarra nas emoções dos adeptos/sócios, fortemente influenciados pela demagogia."

"O plano de Soares Franco é um passo em frente no marasmo da gestão em que encontram os "três grandes" (com excepção do Porto que mercê de uma excelentes gestão desportiva, tem gerado capital suficiente para manter uam equipa competitiva)."

Ora bem.... vamos lá a ver se consigo entender isto:

1. "influenciados pela demagogia"???? Quem? Será demagogia pedir esclarecimentos? Pedir um congresso para discutir a estratégia? Pedir que não se tomem decisões estruturantes antes desse congresso? Pedir uma auditoria ao grupo? Esperar que sejam fornecidos dados globais do grupo SCP? Foram demagógicas as intervenções de Abrantes Mendes ou de Isabel Trigo Mira? Há demagogia no movimento Leão de Verdade, que acima de tudo pede esclarecimentos?
Não entendo.

2. A segunda frase é verdadeiramente complicada de perceber. Mas vou fazer um esforço. Há 3 grandes em Portugal: O FCP não sei se tem marasmo ou não. Apresenta resultados tanto desportivos como financeiros (apesar de sabermos há custa do quê). O Benfica não tem marasmo certamente, visto que vai investindo mesmo com a péssima performance desportiva. Não se ouve falar de passivos nem de dívidas. Conseguem ano após ano ter um orçamento 50% acima do SCP. Já o SCP, é um exemplo. Sem marasmo. Por isso é que agora foi preciso esta restruturação financeira feita a correr. E muitos outros exemplos poderia dar como indemnizações chorudas pagas a antigos gestores, comissões pagas a empresas criadas uns dias antes, terrenos parados há anos, centros comerciais que servem de exemplo do que não fazer, aquisições desportivas inacreditáveis, campanhas de sócios parecidas com outras dos rivais, etc.

Com todo o respeito pela crónica referida e pelo senhor que a escreve... continuo sem entender.

1 comentários:

JG disse...

Um post simplesmente perfeito, Miguel!

Eu sou um dos demagogos, provavelmente, mas não reconheço ao senhor Lourenço autoridade nem capacidade para me dar lições. Alias, o sr.Lourenço vem na linha Rui Santos e eu já começo a não ter pachorra para todos estes comentadores generalistas e ocos!

Mas a propósito destas coisas e do que se diz e escrevo nos jornais, aprendi imenso com a reportagem da RTP no dia a seguir á AG. Uma das propostas foi chumbada pelos socios e as outras duas foram aprovadas. É caso para dizer: "Importa-se de repetir?" Eu não me lembro de ter votado 3 propostas! Começo a ficar confuso. Devo estar com Alzeimer.

Ainda a este respeito, deixo aqui uma pérola do suplemento de economia do Expresso de hoje:

" SOCIOS APROVAM REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DE SOARES FRANCO

O Presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, viu os sócios aprovarem o Projecto de reestruturação finaceira durante a AG que decorreu no Parque das Nações, em Lisboa. Esta reestruturação prevê uma redução do passivo da Sociedade Anónima Desportiva do Sporting. As actuais dívidas de 238 milhões de euros deverão ser reduzidas para 140 milhões de euros no prazo de 5 anos. "É um enorme voto de confiança" declarou Soares Franco no final da AG. O clube de Alvalade demorou um ano e meio a negociar um novo plano com os bancos BCP e BES para a amortização das suas dívidas, o quwe lhe vai permitir reduzir, por exemplo em 66% as actuais comissões de 300 mil euros pagos pelo endividamento."

É de ir às lágrimas. Entre tantos pormenores deliciosos, realço as dívidas de 238 milhões de Euros da SAD DO SPORTING!