quinta-feira, 15 de maio de 2008

Plantel 2008/2009

Com a época praticamente no fim, começam as movimentações de preparação da nova época. É minha opinião que nas últimas épocas o plantel tem sido construido tardiamente. Compreendo que algumas saídas não estavam nos planos e que por vezes o clube simplesmente não tem capacidade para contratar os jogadores que pretende, tendo que recorrer a négócios alternativos e de maior risco. Compreendo estes factores mas não acho que sejam inevitáveis.

Daí que tenha ficado agradavelmente surpreendido com as recentes movimentações. A aquisição de Rochemback e as renovações de Abel e Tiago são bons sinais que o plantel poderá estar definido mais cedo do que o normal e mais de acordo com o que a equipa técnica pretende.

Como isto do futebol é giro é com opiniões, aqui vai a minha sobre a composição do plantel:

GR
Garantidos : Rui Patricio e Tiago
Em dúvida :
Deve sair : Stojkovic
A contratar : penso que falta claramente um guarda redes que possa disputar a baliza com o muito jovem e inexperiente Rui Patricio (na minha opinião será grande mas só daqui a uns 5/6 anos). Nem iria longe. Na Liga Portuguesa existem bons GR , como o Jehle ou Fernando.

Defesas
Garantidos : Abel, Polga, Tonel, Daniel Carriço, Tiago Pinto
Em dúvida : Pedro Silva, Grimi
Deve sair : Paulo Renato (emprestado), Gladestone, Ronny (emprestado)
A contratar : Falta claramente um defesa central e um defesa esquerdo, partindo do principio que Grimi será muito caro de manter. Aqui a minha aposta vai claramente para Caneira. Seria determinante a sua contratação.

Médios
Garantidos : M.Veloso, Adrien, Rochemback, Moutinho, Pereirinha, Izmailov, Vukcevic, Romagnoli
Em dúvida : Farnerud, Celsinho e jogadores emprestados como o Celestino
A contratar : Penso que o melhor neste sector seria mesmo conseguir manter estes jogadores. Se o Moutinho e o Veloso ficarem mais um ano, seria um grande trunfo. Talvez lançasse o júnior Marco Matias.

Avançados
Garantidos : Liedson, Derlei, Yannick,
Em dúvida : Saleiro, Luis Paez
Deve sair : Purovic, Tiui
A contratar : Com a lesão de Liedson, penso que o ideal seria manter o Saleiro e contratar um avançado de algum valor. O Renatinho do Santos, de quem já se falou, seria uma grande incógnita, pelo que tentaria um outro avançado já com mais experiência. A nível nacional não vejo nenhum jogador interessante a esse ponto.

2 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

O RUGIDO LEONINO está linkado no LEÃO DA ESTRELA!
Saudações Leoninas!

Manuel Pimenta disse...

De facto há aqui uns pontos interessantes a focar...
GR:
- concordo que precisamos de uma figura "maior" para a baliza, o "Ruca" não é mauzinho mas ainda não é bom. No entanto não me parece que a actual equipa técnica o venha a tirar da baliza...

Defesas:
- também concordo com as fragilidades apontadas (DC e DE) no entanto, apesar de excelente opção, parece-me improvável que o Caneira venha. Para central não ofereço nomes mas se calhar é uma boa posição para alguém experiente visto que de miúdos já estamos cheios.

Médios:
- duvido que o Veloso fique e tendo o Roca até acho o miúdo dispensável enqto vale algum dinheiro (não sou um adorador admito...); o Adrien e o Pereirinha acho boas apostas portanto a contratar só se fosse um extremo para manter algumas opções, preferencialmente um esquerdino.

Avançados:
- sublinho o que o colega disse, tendo apenas a acrescentar que preferia um ponta de lança europeu mais pró goleador que outro Tiuí...

Ponto a focar é manter os gastos num mínimo, e as contratações seguras e de valores confirmados: não queiramos outro Purovic por favor...

Saudações Leoninas