domingo, 15 de junho de 2008

Melhor em Campo do Suíça-Portugal :Konrad Plautz

Dizer o quê? Um jogo sem grande emoção, um meio campo que não funcionou, um ataque fraquíssimo, um arbitro ridículo e a festa suíça porque também era chato saírem do europeu sem uma vitóriazinha para amostra!

Não é dramática esta derrota e espero que não afecte a dinâmica de vitória que a selecção tinha! Esse poderá ser o unico factor negativo a saír deste jogo!

A grande lacuna da equipa esteve num meio campo onde claramente Meira, Miguel Veloso e Meireles ficam a anos luz de Petit, Moutinho e Deco. O unico que eventualmente poderá entrar nas contas da titularidade de Scolari para os jogos que aí vêm será Meira, que poderá eventualmente em certas circunstancias competir pelo lugar de Petit! E depois na frente, o que dizer de Quaresma?É mau de mais para ser verdade! O tempo que demora a pensar as jogadas em situações em que se impõe a saída rápida é totalmente incompatível com o estilo de jogo da nossa selecção! Chumbou mais uma vez o teste! Só Nani poderá ser alternativa a Simão, já que Ronaldo não é substituível. Já Postiga, apesar de não ter estado mal, não é Nuno Gomes e perde claramente na comparação (infelizmente para nós, sportinguistas)!

Jorge Ribeiro também me pareceu fraquinho e Miguel está longe da forma de outros tempos. Apenas os centrais e o guarda redes se salvaram e não foi por eles que perdemos! Quanto ao Guarda Redes, é interessante a maneira como Ricardo passa a vida a ser fustigado! Alguém à uns dias dizia que ficava muito tranquilo se Cech fosse o titular da baliza portuguesa em vez de Ricardo, "que não agarra um cruzamento"! O segundo golo da Turquia de hoje fala por si! Aquilo pode acontecer com qualquer guarda redes, como o melhor do mundo, e aquele até é um dos melhores, mas...se tem acontecido com Ricardo e custasse um apuramento, pobre Labrecas...O engraçado é que não aconteceu! O que aconteceu foram dois apuramentos para meias finais (Europeu e Mundial) em que ele foi Deus!

Outro factor que explica a derrota de hoje é a absoluta falta de rotinas de uma equipa em que de repente entram 8 novos jogadores. Alguém está à espera que possa do nada funcionar como um colectivo? Até por isso, esta derrota é tudo menos dramática!

Quanto ao arbitro dizer o quê? Um golo mal anulado, 2 penalties por marcar e um marcado resultante de um mergulho para a piscina, tudo a favor da mesma equipa...os factos dispensam comentários e a UEFA fica mais uma vez muito mal na fotografia! Só espero que estas gracinhas não se repitam na fase a eliminar!

Aliás, esta arbitragem teve pormenores deliciosos. No mesmo jogo em que entradas como aquela ao Nani no incio passaram sem cartão, os amarelos a Meira e Miguel estão no limite do absurdo!

O homem do jogo? Konrad Plautz! A UEFA foi de uma enorme injustiça para com ele ao não o nomear...

Enfim, uma absoluta vergonha! Foi daquelas mesmo á descarada! Mas como também já tivemos aquele golo da Holanda com a Itália e aquela magnifica defesa com a mão doutro halandes contra a França aguardo pelas cenas dos próximos capítulos! Que até nos dava jeito acontecerem no Austria-Alemanha! Sim, porque mesmo com o Konrad não me parece que a Austria tenha a minima hipotese com a equipa A de Portugal! Como estou convencido que a Suíça também não teria!

Já agora e porque falamos de arbitragens, uma nota: a expulsão do guarda redes turco contra a Rep.Checa é absolutamente exagerada! A UEFA deu indicações para expulsões em casos destes? Está tudo doido...O cartão amarelo justificava-se mas mais que isso é um absurdo...

Quanto aos comentadores da SporTV, a arbitragem foi normal e não viram nada! Que diferença para os jogos do nosso campeonato em que vêm penalties por tudo e por nada ao mínimo sopro e pedem enforcamentos de arbitros por faltas mal marcadas a meio campo! Mas de jornalistas desportivos deste cantinho à beira mar plantado, eu não gosto de falar, porque fico mal disposto...O percurso da selecção anda a incomoda-los á bastante tempo, mas que fiquem os senhores descansados, porque com a saída de Scolari vamos provavelmente voltar á mediocridade de que tanto gostam...e até podem vir a ser eles, juntamente com Pinto da Costa, a escolher quem joga num futuro próximo...

Agora é a doer! Força Portugal! A Alemanha é muito forte mas eu acredito muito na equipa portuguesa! Muito mesmo!

7 comentários:

Anónimo disse...

muito bem, ficava é bem referires o vermelho que deviamos ter levado, o que não invalida que a selecção das quinas tenha sido muito mais prejudicada..

este tipo de arbitragens nao me é estranho.. ja vi isso em algum lado.. Sera em portugal (e não ha muito tempo..) alias, ha quem diga que alguem nao vai à champions..

JG disse...

Tinham de vir as clubites à mistura. É triste, mas também não me é estranho o conceito...

Realmente, pobre selecção, neste país, continua a ser a patinho feio...

Já agora, presumo que falas no vermelho ao Paulo Ferreira. Antes disso, já tinhamos tido um golo mal anulado e tinham ficado 2 penalties por marcar contra a Suíça...

E eu aceitaria qualquer um dos erros crassos do arbitro se tivessem acontecido individualmente. Mas juntos e todos para o mesmo lado, não me parece que seja normal ou inocente...

Não sei de que estás a falar com essa da champions, mas também não vou perguntar, porque estamos a falar na selecção e neste contexto estou-me lixando para os clubismos doentios! Se quizeres podemos falar nisso noutra altura e noutro contexto. Agora e neste contexto, não certamente!

Alias, começa a ficar obvio porque é que tanta gente que não liga ao futebol durante a epoca inteira, sai do casulo quando joga a selecção. A selecção é de facto muma lufada de ar fresco no meio do pantano do futebol luso!

Pena que a UEFA e a FIFA insistam em dar cabo do mais puro que o futebol tem, as provas que envolvem as selecções nacionais! Espero que a verdade desportiva não volte a ser tocada neste Euro...

Visconde disse...

Apesar das mexidas, parece-me que Portugal fez o minimo para vencer, mas com um árbitro destes e um meio campo inexistente era dificil.
Meira não contrói, Meireles teve ausente, Veloso não se viu, Quaresma é showoff.

Fomos a uma festa de despedida organizada sem sermos convidados.

SL

Virgílio disse...

O post já tem tudo e deixa pouco para acrescentar! Muito completo.

Resta afirmar que concordo plenamente com a tua "visão do jogo que aconteceu neste domingo, JG!

Em todos os lances polémicos: 2 penaltys sobre Nani, golo mal anulado a Postiga, penalty inexistente de Meira, e expulsão perdoada a Paulo Ferreira, todas as decisões resultaram em prejuizo óbvio da selecção portuguesa, à excepção de PFerreira... E o PF não foi expulso pq Felipão este bem e "esperto" ao ler a tendencia daquele actor que gosta de ser protagonista no futebol e substitui-o a tempo de acabar com onze...

E já nem me vou alongar na dualidade de critérios manifesta relativamente à disciplina e às faltas e faltinhas de caca que para além de prejudicarem, essencialmente, os jogadores portugueses, prejudica a qualidade do jogo ao não permitie que este flua...

Quanto à comparação N. Gomes Vs H. Postiga, parece-me que Gomes é melhor a tabelar e a servir os colegas. Já Postiga revela mais acutilancia no remate e sentido de baliza... Marcou um golo limpo, coisa que Gomes com CR7, Simão e Nani (por algum tempo) a servi-lo e com mais minutos ainda não conseguiu fazer!

Gde abraço!

Virgílio disse...

P.S. : SAUDAÇÕES LEONINAS de um para outro "albicastrense", ;)

verdao(sl) disse...

Caro JG:
Antes de mais um abraço.

O sr. Konrad foi de facto o melhor em campo da Suiça.

E caro JG, se é verdade que Meira, Veloso e Meireles não fizeram esquecer os ausentes também é verdade que só Meireles jogou numa posição que lhe é familiar. Veloso não é Deco, da mesma forma que se pedissem ao Deco para jogar no lugar do Veloso ele sentiria enormes dificuldades.

Não tenho dúvidas que teríamos lucrado com a descida de Veloso para trinco e a manutenção de Postiga e saida de Meira, aquando das substituições.

Melhor mesmo teria sido uma boa arbitragem e agora estaria toda a gente rendida à categoria de Portugal, que teria despachado a Suiça com as reservas.

JG disse...

É verdade, sim, que Veloso não é Deco. Alias, o grande drama desta selecção é que só há um Deco! O unico que se poderá aproximar naquela posição do desempenho de Deco será o João Moutinho, o nosso capitão. Que entrou imediatamente antes do golo suíço...até nisso tivemos azar...

De qualquer modo, penso que as opções foram correctas. Não podíamos arriscar cartões ou lesões do Deco e do Moutinho. Penso até que a entrada do Moutinho foi um risco excessivo e desnecessário!

Deco, Petit e Moutinho vão ter 8 dias de descanso para o jogo com a Alemanha. Contra 3 do meio campo alemão! Do mesmo modo, Simão, Ronaldo e Nuno Gomes vão ter essa vantagem em relação ao ataque alemão! E acredito que isso pode fazer muita diferença!

Por tudo isso, para mim a derrota com a Suíça vale muito pouco e a opção tomada de poupar 8 titulares foi acertada!

Outra coisa boa de jogarmos com a Alemanha é o facto de defrontarmos uma equipa que não vive muito das bolas altas na área! Porque essa é a principal fragilidade da nossa equipa a defender! Como se viu com a Rep. Checa!

Quinta feira é a sério! E eu estou com muito optimismo! Mas não nos podemos esquecer que a Alemanha é sempre a Alemanha!

De qualquer modo, ao contrário de muita gente, confesso que prefiro jogar com a Alemanha do que com a Croácia!