quarta-feira, 30 de julho de 2008

Amor ao clube

Sem grandes desenvolvimentos na novela Moutinho, vou passando o tempo a pensar o que de facto pode ser feito para evitar situações destas. Acredito que neste momento a direcção e equipa técnica estejam preocupados e sem saber como resolver este problema.

Na minha opinião, tudo se resume a uma coisa muito simples: Já não existe amor à camisola. Não acredito que haja um só jogador que sinta pelo Sporting o que nós (sócios e adeptos) sentimos. Para mim hoje em dia, são todos meros profissionais, sendo que uns, mais que outros, são autenticos mercenários. Basta ver a novela Ronaldo. Como é que é possível de entender que alguém que ganhe à volta de um milhão de euros por mês possa estar insatisfeito e queira sair a mal de um clube que o trata bem, simplesmente para ir ganhar mais?

O que foi revelado com esta novela Moutinho, é que a ganância pode vir donde menos se espera. O dinheiro é mais importante que a honra e que o agir correctamente.

Assim, concluo que os clubes têm rapidamente de se adaptar a esta nova conjuntura. Os jogadores hoje em dia têm de ser tratados como simples profissionais, com deveres e direitos. O mais díficl será da nossa parte saber que não podemos "apegar-nos" muito a nenhum deles. Porque de repente, e por dinheiro, desiludem-nos.
Como diria o outro, os ídolos e símbolos do clube ficaram lá atrás. Agora o jogo é outro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Há que ter calma e paciência, interiorizar bem o que MRL deixou escrito, perceber que é legítimo um homem querer ganhar muito mais dinheiro, se houver quem lho dê. Claro que custa muito ver assalariados, que ganham num mês o que o comum dos mortais não ganha em 10 anos de trabalho, dizer que não tem condições para continuar, mas temos de saber dar-lhes a volta.

É bom que não se extremem posições, para evitar rupturas definitivas, porque eu continuo a acreditar que a SAD e PB vão conseguir dar a volta ao assunto e ajudar JM a resolver os seus problemas, e aí será preciso o apoio de todos os Sportinguistas para fazerem compreender a JM que compreendemos os seus anseios, não gostámos das suas declarações em desespero, mas que ele continua a ser um dos nossos, e terá sempre o nosso apoio.

Em vez de se inventarem petições para tirar a braçadeira a JM, é bom que surjam movimentos para explicar a JM que o dinheiro não trás a felicidade total e ele pode perder uns “tostões” por ficar no Sporting, mas terá todos os Sportinguistas a apoiá-lo e a ajudá-lo em tudo que nos for possível. E o dinheiro que ele ir(i)a ganhar a mais, pode ajudar a resolver as suas angustias financeiras de momento, mas a felicidade não se compra com dinheiro, e se ele quer resolver os seus problemas pessoais com dinheiro tem de ter cuidado, porque essa felicidade cada vez custa mais e mais caro, e chega uma altura que já não dinheiro, por muito que seja, que a consiga comprar, e os anos dourados da carreira futebolística, e o dinheiro, também se acabam, sobrevivendo apenas a miséria material e moral.

Sportinguistas vamos todos apoiar a SAD e Paulo Bento a ajudar Moutinho a resolver os seus problemas, porque mais que com dinheiro os problemas pessoais resolvem-se com palavras, e acções, amigas nas horas difíceis.

Saudações Leoninas

JG disse...

A gravidade deste caso nem sequer está na importancia de Moutinho como jogador! É bom jogador, muito regular, seria titular de caras, mas está longe de ser um jogador insubstituivel! Com os tais 25 Milhões poderia ser substituido sem grande mossa e ainda sobrar bastante dinheiro, haja cuidado na contratação a efectuar. Não é um Nani, esse sim insubstituivel.

Moutinho também era insubstituivel, mas noutro plano! Era a referencia da raça e do espirito sportinguista, da tal mistica! O porta estadarte que poderia passar as referencias Sporting ao balneario e aos novos jogadores!

Quando no parágrafo anterior utilizei a palavra era, exprimi o meu estado de espirito. Já não é! Esse papel perdeu-se com o que se passou nos ultimos dias! E se o Sporting perdeu com isso, Moutinho não terá perdido menos ao destruír a imagem simpática e correcta que tinha construído, até junto dos adversários do Sporting!

Neste momento, penso que o melhor que podia acontecer ao Sporting era o Everton oferecer os tais 25 Milhões ou uma verba proxima dessa! Moutinho ia à sua vida, o Sporting substituia o jogador (não a referencia, porque essa é insubstituivel, mas já está danificada irremediavelmente) e o mundo continua!

Temo o efeitos da continuação de Moutinho. Os socios não lhe vão perdoar e agora cada vez que perder uma bola ou falhar um passe vai estar no inferno...O ambiente vai ser péssimo para ele e por arrasto para a equipa! Oxalá eu esteja enganado!

Virgílio disse...

"Como diria o outro, os ídolos e símbolos do clube ficaram lá atrás."

Não é só o outro... Eu também o afirmo e vada vez mais fico convicto disso, Miguel!

Felizmente que ainda vi jogar ao vivo e a cores alguns desses seres miticos na minha infancia!!!

Amigo 8: O pior, é que pasados tantas horas, tantos dias, o João Moutinho, aparentemente, ainda não percebeu ou não quis perceber o quanto magoou os sportinguistas... Isto, a avaliar pela ausência de uma palavra, de um minimo gesto que amenize esta situação em que se meteu. É que já teve mais que tempo para reflectir e demonstrar um pingo de consideração... Já nem peço arrependimento... Está à espera do que? De ser vaiado e/ou assobiado na apresentação? O amigo 8 é uma pessoa ponderada e q consegue relativizar estas situações, mas esquece-se que a grande maioria dos adeptos tem comportammentos absolutamente antagónicos e deixa-se levar pela emoção... Se estão zangados com JM, vão, concerteza manifestar esse desagrado... E, palpita-me ñão vai ser bonito... O que é mau, para ele, para os colegas, efim para toda a gente... No fundo é o SCP no sentido mais lato que perde... Isto numa data que deveria ser de festa e esperança!!!

Por fim deixo aqui um desabafo: como é que nos podemos enganar tanto sobre o carácter de uma pessoa?

Abraço a tds!