quinta-feira, 31 de julho de 2008

Futebol jogado

Novelas à parte queria escrever uma opinião sobre o futebol que o Sporting tem apresentado nesta pré-época.

Esquecendo o jogo com o sunderland e analisando estes dois últimos jogos, mantenho a opinião de que o jogo do Sporting apresenta quase sempre duas faces distintas. É costume observar que ao longo dos 90 minutos o Sporting pratica fases de jogo diferentes.
Ora joga (ou tenta jogar) de uma forma rápida privilegiando os passes longos, com destaque para aqueles "charutos" dos centrais , ora joga curto, de pé para pé, aproveitando a boa técnica de alguns jogadores, num jogo mais paciente. Confesso que prefiro a segunda forma de jogar.
E nestes dois jogos, penso que pudemos assistir a algumas fases de bom futebol quando começamos a jogar mais curto, mais rasteiro, conseguindo mais posse de bola. Apesar dos dois golos terem surgido precisamente de desmarcações longas, continuo a defender que o futebol hoje em dia ganha-se no passe curto, nas desmarcações em espaços reduzidos, na velocidade de pensamento e execução e em algum desequilibrio técnico aproveitando caracteristicas de alguns jogadores mais dotados.

Outro aspecto que tem vindo a marcar os últimos tempos do futebol do Sporting são os cruzamentos, seja em jogo corrido, seja na marcação de cantos. De há algum tempo para cá, que o Sporting desaproveita largamente as oportunidades de cruzamento que tem. Acontece quase sempre sairem curtos, sendo facilmente cortados pelo primeiro defesa. Continuo a achar que falta algum trabalho especifico nesse aspecto, principalmente nos cantos. Tenho a esperança que a entrada do Rochemback seja uma ponto de viragem. Aquele cruzamento para o golo do Tonel contra o Blackburn foi fantástico.

0 comentários: