quinta-feira, 3 de julho de 2008

Sporting 2008/2009

A 4 dias do inicio da época 2008/2009 o plantel do SCP vai tomando forma. As dúvidas neste momento prendem-se mais com as saídas do que com as entradas.

Os jornais focam-se nos últimos dias na novela Grimi. Nunca acreditei nas noticias que davam como adquirido o pagamento de 4 milhões de euros. Penso que a estratégia do SCP foi a melhor e que mais cedo ou mais tarde a vontade do jogador fará com que o Milão aceite a proposta de 2 milhões por metade do passe.

Assim, e olhando para o plantel actual temos:

GR - Rui Patricio, Stojkovic e Tiago
Aqui o Sporting estará na expectativa de venda do guardião sérvio. Caso aconteceça, irá certamente adquirir um outro GR, estrangeiro. Na minha opinião, será importante que tenha algum valor, porque poderá ter que jogar vários jogos. Digo isto porque, apesar de achar o Rui Patricio um jogador de grande futuro, acho-o ainda muito inexperiente.

Defesa - Abel, P.Silva, Polga, Tonel, Caneira, D.Carriço, Grimi (?), Ronny
Com a permanência do Grimi penso que teremos uma defesa ao nível daquela que foi uma das melhores da europa há duas épocas atrás. A polivalência do Caneira será muito útil.

Meio campo - M.Veloso, Adrien, Izmailov, Pereirinha, J.Moutinho, Vukcevic, Rochemback, Romagnoli
Aqui o factor decisivo será a permanência do Veloso e do Moutinho. Ao contrário de muitos, influenciados pela época passada, considero que o Veloso será muito útil e que o sporting ganhará muito com a sua permanência. Relativamente ao Moutinho, não existem dúvidas e é consensual a sua importância. Será um meio campo jovem mas com mais um ano de experiência. Rochemback será decisivo se voltar ao nível da última época que cá fez.

Ataque - Liedson, Derlei, Tiuí, Yannick, Postiga
Sector já fechado e com muito valor. Na minha opinião, o Postiga tem condições para agarrar o lugar e a curto prazo ser o avançado da seleção nacioanal. Deposito grandes esperanças na sua prestação.

4 comentários:

JG disse...

Parece que o Zé Castro estará a caminho...Se assim for, é uma boa contrataçãpo e a defesa fica com mais alternativas.

É consensual que falta um lateral esquerdo e continua a faltar, como no ano passado, um desiquilibrador nos flancos...

Tirando isso, parece-me um plantel mais equilibrado e com mais alternativas que o da época passada.

A grande incógnita é saber se Veloso e Moutinho ficam. Se não ficarem, a coisa pode mudar de figura...

verdao(sl) disse...

Caro MRL:

Subsistem ainda várias dúvidas sobre o plantel, algumas delas cruciais, como é o caso do GR e do lateral esquerdo. Acredito que em ambos os casos haja maior definição interna do que aquela que nos chega.

Preocupa-me também a indifinição que se estende aos dispensados, pela instabilidade que poderá criar. E sinceramente não estou a ver quem se digne proporcionar a Farnerud um salário idêntico ao que aufere actualmente, após 2 anos de paragem: 50 mil mês! Também não vejo quem se disponha a "devolver-nos" os 2 milhões investidos em Purovic, depois de um ano sem grandes feitos.

Mais preocupante ainda me parece ser a situação de inúmeros jovens saídos da academia, que ainda não se conhece colocação, e alguns deles com valor, como é o caso de Paim ou Celestino. E a saída em definitiva de outros como a de Caiado, de quem se augura futuro.

A volta tardia dos jogadores da Seleção estou em crer que também condicionará o momento de forma. Tendo em linha de conta que pelo menos 3 deles são considerados fudamentais (Moutinho, Veloso e Postiga) para o nosso sucesso e a Supertaça é já no dia 16...

GR: Concordo. Precisamos de um bom GR. Receio que o propalado "regresso" de Stojkovic, caso ele e PB não o façam de cabeça limpa, seja mais um ponto de atrito. Depois há uma outra questão: Patricio volta no dia 20 e Stojkovic, ficando, sairá entretanto para os JO. A ser assim começaremos a época "só" com Tiago.

Defesa:Saúdo o regresso de Caneira e espero que a chamada de Carriço não redunde numa longa travessia idêntica à de Renato no ano passado. Na idade dele jogar é fudamental. As laterais não me infundem confiança: Abel falha demasiado a defender, Ronny deveria rodar e espero que Grimi fique.

Médios: Concordo, sobretudo com o que diz sobre o Veloso. Infelizmente os sportinguistas parecem gostar de ter sempre à mão um saco de boxe. Parece-me que temos uma linha média fiável e de categoria. Quanto ao Rochemback prefiro o da 1ª época. Tal como o JG, também lamento a falta de extremos. Ontem falei disso em particular "aqui".

Avançados: Partilho das esperanças em Postiga.E tendo em conta as dúvidas que uma lesão grave como a de Liedson normalmente suscitam, mais o facto de jogarmos com 2 avançados, um plantel ideal teria mais 1 jogador para esta posição. Mas esperando o melhor (a cura de Liedson e uma época sem lesões) parece-me que temos gente.

Abraço Leonino.

MRL disse...

No fundo o Sporting vai voltar a apostar no esquema táctico dos últimos tempos. Que também beneficia da polivalência de grande parte dos jogadores (Caneira na defesa, Moutinho, Rochemback, Izmailov e Vukcevic no meio campo).

Quanto aos dispensados... tenho de confiar na avaliação feita pelo Paulo Bento. Os 3 casos referidos (Paim, Caiado e Celestino) são de jogadores que jogam no meio campo, posição onde é bem mais fácil um jovem entrar na alta competição. Se até agora não foram aposta...

Visconde disse...

Estamos no bom caminho, mas ainda faltam limar algumas arestas:
No sector recuado falta um GR experiente (gostava muito que fosse Toldo mas é quase impossivel) e com Zé Castro e Grimi ficariamos bem servidos.

No sector intermédio temos qualidade, embora me pareça que falta um desiquilibrador nato, alguém que de um momento para o outro partisse a loiça e isso salvo momentos de inspiração de alguns atletas não temos. Tb me parece que pelo menos 1 extremo que jogasse em ambas as alas daria bastante jeito.

No ataque penso que estamos bem servidos, temos qualidade e quantidade, é preciso motivá-los e dar.lhe confiança.

SL