quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mais a frio

Antes do jogo disse que o querer poderia sobrepor-se ao poder. A vontade e garra poderiam disfarçar as diferenças entre as duas equipas. Não só enganei-me como fiquei triste de ver uma equipa do Barcelona a correr mais, a ganhar quase todas as bolas divididas, a saltar mais, com mais concentração, etc...

Fiquei triste. E como se não bastasse, o Paulo Bento faz aquela substituição completamente inexplicável. E claro... foi o que se viu.

Não no enganemos. A imagem do Sporting saiu mais uma vez muito debilitada em Espenha e na Europa. O jornal Record mostra isso hoje.

Mas por outro lado, acho que não podemos desanimar nem entrar num caminho de auto-destruição. Se depois do Braga éramos os maiores, agora não somos os piores. Somos o que somos. Os nossos jogadores já mostraram no passado que mentalmente não são assim tão fortes. Que por vezes falham em termos de atitude. Há que melhorar mas entendo que isso seja muito difícil.´

Quanto à opinião do meu amigo JG entendo-a porque sei o quanto sofre com o clube. Também eu queria uma equipa mais aguerrida. Que pudesse sair de campo, mesmo quando perde, com a cabeça levantada. Mas isso leva tempo. Muito tempo.

E mais uma vez, como sempre acontece, já estou é ansioso pelo jogo de Sábado, onde espero que possamos dar uma imagem bem diferente daquela que vimos terça feira.

7 comentários:

JG disse...

Miguel, eu não ache que certas coisas levem tempo. O definir de objectivos, a atitude, a garra, o não procurar desculpas...Eu não pedia que se ganhasse em Barcelona...apenas e só que o Sporting jogasse de acordo com o nome que apesar de tudo ainda tem na Europa. Que não o enxovalhasse...

O futuro do futebol passa pelas competições globais. Gostemos ou não (eu também não gosto...). Ganhar campeonatos como o português é muito curto...

O Sporting a continuar neste caminho está a cavar a sua supultura...Perde nome e cartaz onde interessa, não consegue captar adeptos. Beleniza-se...E não é a vitória num campeonato como o portugues que vai atenuar esse caminho (mesmo sendo obviamente importante e bom)!

Não peço objectivos irrealistas. mas em 2001/02 o FCP ganhou a UEFA, 2003/04 o FCP ganhou a Champions, em 2004/05 o Benfica chegou aos 1/4 final da Champions, ganhou os 2 jogos ao Liverpool nos oitavos e jogou olhos no olhos com o Barcelona campeão europeu (superior a este) nos quartos. Foi eliminado mas com dignidade! E não me lixem, o Benfica desta década não é superior a nós em nada. Nem em valor, nem em organização, nem em coisa nenhuma! A unica diferença é que apesar de tudo os seus dirigentes (fraquinhos) conseguem ser menos medíocres que os Soares francos e Paulos Bentos que temos. Homens sem ambição, nem estratégia...

Sabem qual é a diferença? Peseiro, gostem ou não, disse no inicio da época que ia jogar a fional da UEFA em Alvalade. E jogou-a! Pasulo Bento diz que os adversarios são muito fortes antes de jogar (não são para o Cluj) e obviamente...é eliminado!

MRL disse...

Sabes que sou muito crítico relativamente à estratégia do clube em termos de crescimento. O número de sócios e os espectadores no estádio reflectem a má estratégia.

No entanto:
- este ano foi afirmado que o campeonato é para ganhar. Em Braga viu-se uma atitude e garra muito perto daquela que desejamos.
- o P.Bento também não se deve querer queimar. Continua a ter o menor orçamento dos 3 grandes e um plantel baseado em jogadores da formação.

Anónimo disse...

o que entendes por um plantel baseado em jogadores de formação?

5/6 jogadores?

JPS disse...

Caros:

É sabido que comungamos das muitas opiniões sobre o estado anémico do nosso clube e a qualidade dos nossos dirigentes (embora eu não ache que os do benfas sejam melhores).

Mas temos de perceber o que aí vem. Aproximam-se dois jogos explosivos de carácter decisivo, e não estou a falar do de sábado. E não nos iludamos. Ele andam aí. Nem azuis nem brumelhos podem deixar que o nosso Sporting se afaste mais em termos classificativos, e como sabemos, para esta gente vale de tudo. Num país em que a verdade desportiva é uma anedota e os criminosos sobrevivem impunes, temo que algo de muito mau se esteja a preparar.

É hora de darmos as mão e cerrar fileiras para o que aí vem. O facto de passarmos muito tempo a discutir o que devíamos ser, sendo bom, tem as suas desvantagens. Apanha-nos distraídos quando os nossos inimigos atacam.

E acreditem, o sistema ainda não morreu.

JG disse...

Caríssimos:

Eu acho que estas discussões são vitais e não podem nem devem ser adiadas. Sob pena de hipotecarmos o nosso futuro. Já escrevi que P.Bento tem de continuar até fim da epoca. Se começou a epoca deve acaba-la! Outra coisa seria um desastre!

Mas não podemos continuar sem Objectivos e desvalorizar aquilo que é mais importante. E desculpem-me mas continuo a achar que a campanha da champions é mais importante que o campeonato portugues! Não o será para o FCP ou Benfica, mas é para nós por causa (infelizmente) do passado recente mas não só!

Obviamente que devemos estar unidos. Obviamente que devemos dar estabilidade à equipa. Mas, OBVIAMENTE, que tem de ser claro que há critérrios de exigencia e que não são admissiveis mais desculpas em caso de fracasso! O Treinador tem os jogadores que quiz. Ou não tem? Continua a ter Moutinho e Veloso ( que não sabe aproveitar). Tem Caneira que pediu. Tem Rochenback e Postiga que quiz! Tem Vukcevik que não usa! Essa coisa dos orçamentos já não pega... Volto a falar no Cluj. Podia falar no Anarthosis. Ou no Villareal (comparem com o orçamento do MU). O orçamento do Benfica de 2004/05 devia ser umas 10 vezes inferior ao do Liverpool ou MU. O do FCP de 2003/04 era umas vinte vezes inferior ao de MU, Real Madrid e outros colossos que ficaram pelo caminho. E o do Monaco ao do Real Madrid que eliminou. Até tinha Morientes, se não me engano dispensado pelo Real! Portanto, vamos acabar com as desculpas! Apoiar sim, sempre, mas desculpabilizar e arranjar mais desculpas, não! Se Paulo Bento falhar, vai ter de assumir o fracasso como um homenzinho! Tem de ter 2 objectivos mínimos: o campeonato e os oitavos da champions. Agora faça pela vida...

MRL disse...

anónimo:

titulares: patricio, veloso, moutinho, yannick

suplentes: carriço, ronny, pereirinha, adrien

e não incluo o caneira.

são 8 jogadores em 24. 1/3...
só duas equipas na champions tinham mais: uma era o barcelona, a outra era uma de leste que não me lembro

JG disse...

Resumindo a minha opinião: eu não exigo, nem posso exigir que o Sporting tenha de jogar para ganhar no Nou Camp, no Barnabeu ou no Giusepe Meazza. Isso é irrealista para qualquer equipa portuguesa!

Mas exigo padrões minimos de dignidade! Exigo que este clube não se comporte como um clube de coitadinhos!

Exigo que à partida para qualquer jogo, os dirigentes exigam que se lute pela vitória! Mesmo que no fim venha a derrota que é normal jogando-se com clubes desta dimensão, por causa da diferença de orçamentos e outros alheios ao jogo(sem o penalty inacreditavel, mesmo com a exibição horrivel, o que podia ter acontecido?).

Exijo que se lute sempre pelo apuramente em qualquer fase, em qualquer jogo! Que se perca com dignidade quando tiver que ser, aplaudindo o adversario que é superior, mas nunca lançando a toalha ao chão antes de entrar no campo. Nunca assumir comportamentos de coitadinhos!

É assim tão dificil?