quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Clubes com mais assistência

O jornal Record publica hoje na última página uma lista dos clubes europeus com maior assistência média durante a época passada.

1º Real Madrid - 76.200 espectadores
2º Manchester United - 75.690
3º Dortmund - 72.500
...
34º Porto - 38.630
35º Benfica - 37.560
50º Sporting - 29.200

Nos 10 primeiros, aparecem 2 clubes espanhóis, 2 ingleses, 4 alemães, 1 italiano e 1 escocês.

Por aqui se vê o quanto ainda temos de crescer. Há que pensar seriamente em vários factores como por exemplo horas dos jogos, televisão, preço dos bilhetes, envolvimento dos sócios, etc.

5 comentários:

Leão de Alvalade disse...

MRL:
Quer-me parecer que a nossa luta por melhores audiências deve ter em linha de conta a demografia e a economia: nunca conseguiremos ter os mesmos números que espanhois, ingleses e alemães enquanto não formos tantos como eles ou pelo menos enquanto não tivermos o rendimento per capita deles.

E claro, apontando para os de cima, dar-nos-ia imenso jeito ganhar tantas vezes como o Real, Manchester, etc.

SL

JG disse...

Concordo com o comentário do Leão de alvalade, com 2 salvaguardas:

1 - O preço dos bilhetes. Basta olhar para o lado, para a politica seguida na Luz e comparar, já para não falar na taxa da compra do bilhete nos dias de jogo.

2- A comparação com o FCP e SLB parece-me interessante. E recordo aqui que se ficamos a mais de vinte pontos do FCP, o Benfica também ficou. Oito mil espectadores de diferença por jogo parece-me significativo...

3 - Os actuais numeros de venda de lugares de época também parecem dizer algo. É verdade que as condições de vida se degradaram e que as pessoas têm de pensar melhor no dinheiro que gastam, mas...o Benfica e o FCP também registaram diferenças tão significativas? Parece-me bem que não...

Leão de Alvalade disse...

Desculpem a insistência, mas não acham quase insultuoso que no site do clube aparareça o preço dos bilhetes a 4€ para ver o Sporting em ... Donetsk?
SL

MRL disse...

Leão de alvalade:
Não acho que seja objectivo estarmos nos 10 primeiros, mas porque não estar ao nível do SLB e FCP?

E o que realmente me assusta é a tendência que se observa.

Dizia o Futre no domingo antes do jogo, que no jogo de estreia dele pelo Sporting, precisamente contra o FCP, os jogadores chegaram ao estádio 2 horas antes e o estádio estava completamente cheio. Será que no futuro voltaremos a ver algo assim?

Leão de Alvalade disse...

MRL:

De acordo quanto ao objectivo, mesmo reconhecendo que o slb tenha mais adeptos e o fcp maior mobilização por força dos resultados alcançados versus politica de preços realista. A propósito do tema, que aqui o Rugido antecipou, deixei este post na CL e no SL que explica o meu ponto de vista:

O afastamento dos adeptos de Alvalade não se deve a um único factor mas à conjugação de várias condições tais como:

(1)A conjuntura económica desfavorável, associada a uma política de preços desajustada dessa realidade. O anúncio hoje na página institucional do clube de bilhetes a 4€ para o jogo contra o Shaktar, em... Donetsk(!!!), se não é brincadeira é um insulto, tendo em conta os preços que vêm sendo praticados cá e o custo das viagens para a Ucrânia.

(2)As diferenças de opinião e de visão sobre o rumo do clube; as disputas têm sido fracturantes e o resultado está à vista, com o afastamento do clube e do estádio; O tratamento dispensado aos sócios desde Santana Lopes para cá não tem sido o melhor. Com vinagre não se apanham moscas. A falta de transparência ou pelo menos os esclarecimentos deficientes também devem ser considerados;

(3)As sucessivas épocas de futebol pouco entusiasmante, na qualidade do jogo como na diferença entre os objectivos propostos e os atingidos. Quanto a mim a rotura substancial foi atingida o ano passado, um verdadeiro “annus horribilis”, atendendo ao que nos propusemos no inicio do ano e a qualidade atingida. A Taça de Portugal não curou a azia deixada por muitas horas de mau futebol. Foi um compensan. O resultado está a ser pago este ano.

Da mesma forma que um bom marketing não consegue vender frigoríficos à generalidade os esquimós, mas apenas a alguns incautos, as campanhas promocionais do clube, que até têm sido muito boas, a deste ano incluída, pouco pode fazer perante o ambiente desfavorável acima descrito. É engraçado que alguns sportinguistas sejam tão exigentes com alguns funcionários do clube como os responsáveis pelo marketing, pela comunicação ou outros e não sejam relativamente ao responsável pelas exibições miseráveis da equipa de futebol. Os óculos usados para ver o trabalho de PB não são os mesmos que os usados para julgar outros.