segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Parabéns ao Novo Seleccionador



É da mais elementar justiça dar os Parabéns ao novo Seleccionador Nacional Paulo Bento, pelo resultado alcançado sexta feira frente á Dinamarca e que nos recoloca na corrida para o Euro 2012, se bem que ainda numa posição fragil, mas aí a culpa terá de ser assacada por inteiro á Direcção da FPF.

Não deixo de ter a mesma opinião sobre Paulo Bento treinador do Sporting que já aqui exprimi por inumeras vezes mas acho que Bento seleccionador tem todas as condições para ter sucesso. E também acho que Paulo Bento pode vir a ser um excelente treinador apesar de manter a minha opinião que falhou no Sporting. De qualquer modo os erros servem para aprendermos a a maneira como Paulo Bento abordou este novo desafio parece confirmar esta opinião.

O maior mérito de Paulo Bento esteve em não inventar e em cultivar uma relação diferente com os jogadores que estou convencido nem poderem já ouvir o nome de Queiroz sem sentirem arrepios. Além disso, foi humilde, cultivando o espirito de equipa!

O futebol exibido foi muito acitavel, excepção feita á primeira meia hora em que as equipas encaixaram muito uma na outra e em que Portugal não conseguiu criar grandes desiquilibrios. De qualquer modo sentia-se que Portugal com mais ou menos dificuldades chegaria ao golo. Foi pena não termos conseguido fazer o terceiro golo mais cedo porque escusavamos de ter sofrido sem necessidade...De qualquer modo, se antes o azar nos bateu á porta por algumas vezes, a sorte acabou por sorriu-nos ao conseguirmos fazer o terceiro golo poucos minutos depois do golo da Dinamarca e quando os nervos começavam a tomar conta da equipa. Mas a sorte protege os vencedores!E também os audazes!

Desejo que amanhã a senda de vitórias continue na Islandia porque seria dramatico para o futebol portugues ficar fora do Europeu. Relembro que na ultima decada não falhamos nenhuma grande competição internacional e era bom continuar na mesma senda!

Desejando os maiores sucessos a Paulo Bento e exprimindo de novo que me parece poder vir a ser um treinador de sucesso, não posso deixar de notar 2 coisas:

- Onde esteve o losango na sexta feira?

- Da defesa para a frente, Portugal apresentou, dos 6 jogadores titulares em campo metade (3) que estiveram com Paulo Bento nos primeiros 2 anos de Sporting: Moutinho, Martins e Nani! E no banco esteve um quarto elemento que acabou por também entrar no jogo e que Bento não quiz porque não cabia no losango: Varela! Afinal, onde cabe aqui a teoria dos orçamentos? Não eram bons no Sporting mas são jogadores de selecção? E ainda faltou Veloso, que também podia ter jogado!

Uma ultima palavra para Postiga. Está em crescimento e mereceu a chamada á selecção e o ter sido eleito para entrar no jogo ao minuto 70. Se os socios do Sporting lhe derem confiança podem vir muitas coisas boas dali!

0 comentários: