quarta-feira, 13 de julho de 2011

Revisão dos Estatutos

Após trabalho árduo e na globalidade muito bem conseguido, a versão preliminar de revisão dos estatutos, a ser votada no dia 23 de Julho em AG marcada especificamente para o efeito,está pronta. O projecto será hoje publicado no jornal do Clube, estando disponivel para leitura por todos os sócios que o queiram fazer.

Realça-se o facto de a proposta estar sujeita a sugestões dos socios que poderão fazer os comentários que entendam pertinentes pelos canais disponibilizados para o efeito, o que me parece salutar e uma diferença assinalavel em relação a um passado recente e outro nem por isso assim tão recente.

Existirão sessões de esclarecimento para apresentação da revisão estatutária agora apresentada, a levar a cabo em Alvalade amanhã e no dia 20, ambas pelas 18 Horas (a hora não é muito feliz...).

Na minha opinião, é uma boa proposta e está mais próxima de um modo de funcionamento adequado aos nossos dias que os actuais estatutos, tendo ainda em conta que os socios devem continuar a ter um papel activo na vida do Clube. Em suma, esta revisão é um trabalho muito conseguido.

Apenas faço uma pequena ressalva em relação ao que (não) mudou. Continuará a ser possivel à Direcção alterar autonomamente a participação do Clube na SAD (ou noutras sociedades) sem que os sócios sejam chamados a pronunciar-se sobre o efeito em AG. Este aspecto parece-me tanto mais grave quanto se fala já num aumento do capital social na SAD daqui a 3 anos, sem que o Presidente na entrevista ao Diário Económico, tenha clarificado se isso corresponderá a mais um esvaziamento da participação do Clube. Houve uma explicação muito confusa a esse respeito (propositadamente?).

O que está aqui em causa é o numero 3 do artigo 6º dos estautos, que claramente deveria ser alterado, mas que permanece imutavel na proposta de revisão estatutário agora apresentada.

A pequena ressalva que faço respeita a uma questão que para mim é essencial. Logo, será uma pequena grande ressalva...

1 comentários:

JPS disse...

Em contrapartida tens o novo ponto 4 do mesmo artigo 6º que responde a muitos dos nossos anseios passados.