quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Verde Respeito

Há dois temas que neste momento andam na cabeça dos sportinguistas: a impotência face ao sistema instituído no nosso futebol e... a invasão do verde no estádio de Alvalade!

Como creio que o segundo assunto é muito mais pertinente para todos os meus consórcios e porque gosto de ser do contra, falemos do verde. A minha pergunta é muito simples: o que raio vos passou pela cabeça meus amigos? O meu estádio estava bem como estava! Original, colorido, era sempre uma alegria entrar e ver as cadeiras e os azulejos multicolores... poder rir-me na cara de todos os atrasados mentais que lhe queriam chamar casa de banho, parece que a inveja tende a deturpar o bom gosto de alguns. Não percebo o porquê de agora transformarem este estádio num bicho verde. Porque é isso que ficará! Pensem comigo: fica mais bonita uma moça com um vestido colorido ou com um fato macaco verde? E tenho dito!

Passando agora ao assunto menos nobre mas mais mediático: a impotência.
Parece-me que a direcção do Sporting Clube de Portugal tem primado nos últimos anos por uma falta de vigor; isso e claramente não anda a receber os mesmos emails sobre comprimidos que eu.
Sim, o senhor Dias da Cunha muito falou do sistema e Soares Franco papagaiou-o como poucos, sinceramente quando soube do espírito mais "arruaceiro" do nosso "amigo" JEB, esperei que ele estrebuchasse mais um pouco do que os outros, quando o que acabou por acontecer foi precisamente o contrário.
Para além desta falta de vigor, acresce-lhe uma conivência com a direcção mais corrupta do futebol mundial, transparecendo um misto de "se não podes vencê-los junta-te a eles" e de "vou tentar ser amigo do gajo maior no recreio para ver se pelo menos a mim ele não me bate". O que não lhes ocorreu, ou talvez sim, foi que com tudo isto o Sporting, para quem não é sportinguista, deixou de ser um grande. É a triste verdade. Não há respeito pelo nosso clube porque a nossa direcção, como tão bem disse o Zé Diogo Quintela, não se deu ao respeito.
Agora, porque somos a vítima fácil, todos nos batem. Fazemos o mesmo que os outros, até de forma mais branda, mas como somos os de verde e branco que não fazem mal a ninguém podemos levar com as consequências. Mais ainda, como somos os únicos a quem podem bater de forma a que tenham visibilidade, batem-nos por tudo o que os outros já fizeram!

Porque também vos digo: eu até acredito que haja por esse Portugal fora muito árbitro competente, e de certa forma incorruptível, que esteja revoltado com a fama que a sua "profissão" ganhou, a sério que sim. Por isso mesmo também acredito que o Sporting acabe por ser o bode expiatório dos que não puderam falar antes porque era chato, então agora aproveitam para falar, visto que já podem.
Acredito que eles vejam, como eu, que há mudanças que têm de acontecer no futebol português, tanto no capítulo da arbitragem como no capítulo do que pode/deve poder ser dito pelos representantes dos clubes: tanto acho inaceitável que um árbitro se possa negar a arbitrar um jogo pelos motivos que apresentou (o Sr. João Ferreira deveria, a meu ver, ser suspenso por uma época), como acho inaceitável que as direcções dos clubes possam falar como bem querem sobre quem bem querem sem serem penalizados por isso - são responsabilidades que assumiram que devem ser respeitadas.

Finalizo então com mais um apelo no infindável mar de apelos dos últimos tempos: Luís Duque e Carlos Freitas, os senhores que tanto percebem do submundo do futebol português, mexam-se de vez, dêem-se ao respeito e vejam lá se impedem que o Sporting seja prejudicado se fazem favor.
Ao contrário de outros clubes, não peço para ser beneficiado, só gostava de não ser assaltado e violado à porta de casa se puder ser...

0 comentários: