quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Olhos bem fechados

O Sporting chegou ao natal e vai passar o ano cheio de esperanças que 2012 traga pelo menos um título. A taça está muito perto de ser nossa e no campeonato os 6 pontos de diferença fazem com que a grande maioria dos sportinguistas esteja optimista.

Na prática, andamos sorridentes, porque pontos à parte, dá para ver algum futebol quando se vai a Alvalade.

Mas como eu não gosto de viver de ilusões, não faço parte desse grupo. Obviamente que não deixo de ir ao estádio nem de festejar os nossos golos. Gosto das exibições e admiro alguns dos craques que ali andam. Mas por trás disso tudo o cenário é negro.

E confesso que ultimamente fico perplexo com o “deixa andar” dos sócios do SCP. Será que ninguém viu o relatório do 1º trimestre da Sporting SAD? Será que ninguém foi à AG do SCP onde me ofereceram o pior relatório e contas que já vi na vida? Será que já se esqueceram que havia uma auditoria em curso e que de repente ninguém fala?

A minha culpa assumo-a. Falhei na AG onde devia ter intervindo. Não o fiz e assim falhei na hipótese que tive de intervir e de tentar abrir os olhos dos restantes sócios. Faço-o agora num meio muito mais humilde e com muito menos auditório.

Mas voltando ao assunto, como é possível andar tudo tão descansado? Sinto que andamos todos a caminhar de olhos vendados em direção a um abismo. E no caminho vamos sorrindo.

Senão veja-se:

1. Ontem no jornal Record veio um destacável sobre o SCP. Na última página via-se um quadro com os investimentos realizados nos últimos 10 anos. Ao todo foram investidos em jogadores cerca de 113,2 milhões de euros. Dos quais 32,5 milhões de euros no inicio desta época. Tudo bem que parte desse valor veio de volta após os acordos com os fundos de jogadores, mas certamente não estaremos a falar de metade desse valor.

2. Olho então para o Relatório e contas do ano anterior, para o mapa Demonstração dos fluxos de caixa. Vejo o seguinte: As actividades ditas operacionais fizeram entrar na tesouraria da SAD cerca de 3,4 milhões de euros. Depois, foram aplicadas em actividades de investimento cerca de 33,2 milhões de euros. Assim sendo, e como consequência disso, foi necessário através de financiamentos obter cerca de 29,7 milhões de euros!

3. Sai em Novembro o Relatório e Contas do 1º trimestre. Surpresa minha quando vejo que o dito relatório não apresenta a mesma demonstração de fluxos de caixa. Mas porquê?! Ok… vamos então à Demonstração de Resultados: Resultado líquido do exercício = -7,8 milhões de euros.

Custos com pessoal são cerca de 9,1 milhões, mais 2,4 milhões do que ano anterior. No balanço estão ainda reflectidos os tais 32,5 milhões de euros de investimento. Onde? Aumento do activo em 21 milhões de euros com o correspondente aumento do passivo de 32 milhões de euros. - A diferença vai acumular aos resultados transitados negativos que agora são de mais ou menos 130 milhões! Negativos!

4. Tudo isto continua a ser apenas uma parte da nossa situação catastrófica porque falta consolidar as contas com o clube e com as restantes empresas. Continuamos (nós os sócios) sem saber como estão as contas consolidadas. Mesmo depois de na AG ter ficado claro que todos o queriam.

Posto isto, e poderia escrever muito mais, resta-me fazer como a equipa principal: ir jogo-a-jogo. Aproveitar enquanto ainda temos chão por baixo dos pés. Mas o precipício está perto e nós (sócios) continuamos a aplaudir e a encorajar o investimento e o risco.

0 comentários: