quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alma até Almeida!



Mais abaixo, noutro post, escrevi sobre os arbitros da nossa Liga e de como temos de estar preparados para jogar muitas vezes contra 14 e sofrer para vencer. Parecia que adivinhava tudo o que se ia passar neste Sporting-Lazio!

Foi uma vitória épica. Não pela qualidade do jogo exibido, que mesmo assim foi uns furos acima do que acontecia há umas semanas (começa a ver-se bola em Alvalade) mas pela capacidade de sofrimento de uma equipa que soube lutar contra as adversidades e manter-se coesa e organizada, jogando praticamente toda a segunda parte com 10. É verdade que tivemos sorte nos ultimos 20 minutos, mas soubemos merece-la e fazer por ela!

Ontem, houve mais um factor positivo a acrescentar ao resultado e à exibição da equipa, que foi o publico. Foi fantastico, maravilhoso, o ambiente que se sentiu em Alvalade. Nas alturas mais dificeis do jogo, o publico esteve lá, ao lado da equipa, ajudando-a a acreditar, empurrando-a na resistencia heroica contra a Lazio com mais 4jogadores em campo.

Insua não merecia a crueldade da expulsão, pela exibição que estava a fazer. Ainda não vi a repetição da jogada na TV, mas não vi nada no campo que fosse assim tão flagrante para merecer o segundo amarelo. Alias, bem pior que o que ele terá feito, fizeram alguns jogadores italianos, em jogadas claras de amarelo, principalmente cortando jogadas de contra ataque com faltas claramente amarelaveis. Mas o senhor do apito, tinha começado a mostrar claramente ao que vinha a partir dos 20 minutos ...

Volkswinkel começa a ser um caso serio. Não só pelos golos que marca, mas pelo faro pela baliza e pelas movimentações à ponta de lança. O golo que marca ontem é de outro mundo!

Rinaudo e Oniew mostraram que quando a equipa recua, as suas qualidades vêm mais á tona. No caso do americano, o problema é quando os jogadores contrarios aparecem lançados de frente, porque quando o jogo está na área é praticamente intransponivel. Faz-me lembrar Luisão, quando chegou ao Benfica e penso que com o tempo e com mais ritmo, as lacunas que tem mostrado relativamente á velocidade e ao posicionamento vão ser atenuadas. Podemos ter jogador. Já Rinaudo tem de ter mais cautelas com as percas de bola e maus passes quando a equipa está mais esticada na frente, porque perde mais bolas do que devia em zonas perigosas, com a equipa descompensada. Ontem, gostei muito de um pormenor em Rinaudo que denota inteligencia. Em 2 ou 3 ocasiões quando percebeu que podia fazer faltas perigosas (já tinha um amarelo) refreou-se e soube evitar o risco, não fugindo nunca à luta pela bola.

O resto da equipa esteve muito bem como um todo (Carrillo é maravilhoso com a bola nos pés, mas tem de defender mais) e as substituições foram quase perfeitas, no timing e na leitura de jogo.

Para concluir, um lamento. Como é possivel atribuir culpas a Patricio no golo, como ouvi a várias pessoas na bancada? Por amor de Deus! O homem é um execelente Guarda Redes! Deixem-no em paz!

Estamos cheios de pressa?

"A eleição de Godinho Lopes já não pode ser contestada em tribunal. Terminou na terça-feira o prazo de seis meses para impugnar os resultados do acto eleitoral, que elegeu o engenheiro dia 26 de Março. E no mesmo dia a direcção do clube mandou destruir os boletins de votos, que estavam guardados numa sala em sacos de plástico.

A decisão não caiu bem na Mesa da Assembleia Geral, liderada por Eduardo Barroso, eleita pela lista C, a do candidato Bruno de Carvalho, que chegou a interpor uma acção em tribunal para impugnar os resultados do acto eleitoral dada a diferença de votos dele (36,15%) para Godinho Lopes (36,55%)."

In Diario de Nor«ticias electronico, 29.09.2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vamos jogar em Guimarães com Paixão!

Depois de Xistra, Proença, Baptista e afins, calhou-nos na roleta da Mafia jogar em Guimarães com Paixão!

Relembremos o histórico até agora:

- Jornada 1: golo mal anulado e penalty por marcar; (empate)
- Jornada 3: Golo mal anulado e penalty por marcar; (derrota)
- Jornada 4: livre indirecto anedótico contra nós que resultou em golo; (vitória)
- Jornada 6: Mão de um avançado adversario ignorada que quase resultava no golo do empate; (vitória)

Dando por adquirido que vamos ter nova saga vingativa com Paixão por parte da Máfia, há que repetir as jornadas 4 e 6 e ganhar. Porque se a equipa tiver fibra, tem tudo para sobreviver aos ataques da Cosa Nostra do apito! Não pode evitar os pontos que a Mafia oferece por outras bandas, mas pode evitar que os nossos voem!

domingo, 25 de setembro de 2011

Muito bom

Afinal ontem tivemos 80 em Alvaldade. No post anterior tinha referido que tinhamos de gerir as nossas expectativas porque esta equipa não era assim tão boa nem assim tão má. Mas ontem tivemos espectáculo. E que saudades!

Bom futebol, muita troca de bola, muita dinâmica e até força os nossos jogadores tiveram. Impuseram-se facilmente e deram-se ao luxo de falhar 3 ou 4 golos fáceis.

Como já vinha a dizer a algum tempo, mais que vitórias, os sportinguistas querem boas exibições. E ontem tivemos uma. Parabéns aos jogadores e ao treinador. Se muitas vezes critico, então hoje tenho que elogiar o trabalho feito. Só espero que possamos assistir a mais exibições destas.

5ª feira lá estaremos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nem 8 nem 80

Após estas 3 vitórias fora de Alvalade, os sportinguistas andam mais animados. E com razão porque a realidade do nosso futebol era demasiado deprimente.

No entanto, é preciso não esquecer que estas 3 vitórias foram contra o Paços, Zurique e Rio Ave.

Como também é preciso não esquecer que o futebol apresentado nesses 3 jogos não foi nada por aí além. Tivemos bons momentos mas ainda há muito para melhorar.

No sábado tenho a certeza que os sportinguistas irão ao estádio apoiar em força o nosso clube. Só espero que saibamos gerir as expectativas e não estejamos todos à espera de uma goleada.

Aplico isto também às apreciações feitas ao Rui Patricio. Ninguém pode esperar que o nosso guarda redes, com a idade que tem, não cometa alguns erros de vez em quando. Na minha opinião, já é o melhor guarda redes português e tem um largo futuro à sua frente, sendo que para isso será necessário o nosso apoio e alguma paciência.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A história do Joaquim (ou será do Patricio?)

O Joaquim começou no trabalho novo cheio de confiança. Tinha tomado uma decisão importante e acertada no primeiro dia de trabalho e era visto como a nova estrela em ascensão naquela empresa de consultoria.

No segundo dia, tomou uma má opção. É verdade que foi forçado a toma-la sem rede, sem qualquer apoio por parte dos colegas, que dominavam mal o assunto e não o ajudaram. Pouco importou a falta de ajuda ou o facto de a empresa estar já praticamente falida devido às repetidas más decisões tomadas por outros, com muito mais experiencia, antes dele. Pouco importou ainda o facto de os chefes não perceberem nada do assunto e terem passado os ultimos 20 anos a gerir mal e a tomar decisões péssimas!

Os donos tomaram o Joaquim de ponta a partir daí tudo o que se passava de mau na Empresa era culpa do Joaquim, que apesar da tremenda carga que lhe colocaram em cima, foi ganhando experiencia e o respeito dos clientes, pela qualidade do seu trabalho. Contudo, dentro da Empresa, quando por azar cometia um erro falava-se logo em despedir o incompetente do Joaquim, apesar de cometer muito menos erros que os colegas, a maior parte deles recentemente contratados e vindos de empresas espanholas, americanas e inglesas...

O Joaquim temia cada erro que podesse cometer, mas suportava a pressão. Começou no entanto a pensar em mudar de ares, para um sitio onde o respeitassem, onde as suas qualidades fossem reconhecidas. Onde não fosse enxovalhado!

Qualquer semelhança desta história com as de Patricio, Moutinho, Miguel Veloso, Djáló ou Varela, entre outros, é pura coincidencia!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jogadores a contratar no imediato!



Jogos com influencia dos arbitros no resultado final:

- Sporting- Olhanense
- V. Guimarães- FCP
- Gil Vicente - Benfica
- FCP - Gil Vicente
- Benfica - Feirense
- Sporting - Marítimo
- Benfica - V. Guimarães
- Feirense - FCP
- Benfica - Académica

Por coincidencia, todos os erros ajudaram Benfica e FCP. Também por coincidencia, todos os erros prejudicaram o Sporting. Ainda por coincidencia, apenas uma vez o Benfica ganhou sem espinhas (ou então não, se pensarmos no jogador do Nacional que levou um segundo amarelo sem ter sequer feito falta)!

Eu não quero mais nenhum defesa central, nem mais avançados. Exijo ao Duque e o Carlos Freitas a contratação imediata do Olegario, do Duarte Gomes, do Proença e do Rui Silva. Bem sei que os passes são caros, mas de certeza que podemos revender pelo menos 40% dos passes a um qualquer fundo, que garantirá no imediato uma rentabilidade futura de milhões...

E ainda só vamos na quinta jornada...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primeira análise do Relatório e Contas 2010-2011

O resultado líquido do ano que terminou em 30 de Junho de 2011 foi de -44,0 milhões de euros.

Este resultado incorpora o proveito extraordinário de 18,2 milhões de euros provenientes da venda dos jogadores João Moutinho e Miguel Veloso. Sem estas duas vendas o resultado líquido não seria de -44,0 milhões de euros mas sim de -62,2 milhões de euros.

Segundo a certificação legal das contas e relatório de auditoria (faz parte do R&C), emitida pela KPMG, estas contas do SCP – Futebol SAD incluem ainda um valor a receber de 54,0 milhões de euros de empresas do Grupo Sporting, onde se inclui o próprio SCP.

Assim, e olhando para o balanço a 30 de Junho de 2011, temos uma Activo de 170 milhões de euros, dos quais 54 milhões são valores a receber do universo SCP.

À mesma data devemos 200 milhões de euros, sendo que a diferença é o Capital Próprio no valor de 30 milhões de euros negativos, que poderia ascender a 84 milhões de euros negativos caso as outras empresas do SCP não tivesse forma de pagar os referidos 54 milhões de euros, apontados pela KPMG.

Acresce ainda que dos 30 milhões de euros negativos fazem parte 48 milhões de euros de VMOCS que no futuro teríamos de pagar para não perder o controlo da SAD. A meu ver, será praticamente impossível.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Já me começa a arreliar...

Gostava de começar a dissertação de hoje com um link para uma "notícia" num "jornal": Sporting tem mais penáltis neste século.

Para quem não lhe interessa ler, que eu até compreendo vindo de onde vem, resumo esta notícia em duas frases: neste longo século que já leva 11 anos (?!), o Sporting foi, dos três grandes, o clube com mais penalties assinalados a favor; o Benfica por outro lado foi o clube com mais penalties assinalados contra. De realçar que esta notícia, perdão "notícia", vem no seguimento do extremo rigor da última arbitragem do caríssimo Duarte Gomes.

Há por aqui tantas coisas a falar que nem sei por onde começar, portanto vou fazer uma enumeraçãozita porreira:
  • só uma pequena achega aos 3 penalties do jogo da Luz: o Benfica mereceu ganhar porque jogou melhor, não o discuto; mas dos 3 penalties assinalados 1 é, o outro é questionável, e o último não é em nenhum lado do mundo. Que o sr Duarte Gomes seja incompetente, não lhe tiro isso, mas tantas vezes e com tanta certeza? Bom, ao menos é um homem de convicções;
  • em nenhum ponto deste artigo falam do critério dos penalties contabilizados e se foram bem ou mal assinalados, porque o que interessa neste texto é no fundo contabilizar o conveniente;
  • é inacreditável que um jornal dito independente, surja explicitamente em defesa de um clube e implicitamente a atacar outro, surfando a onda de ofensivas contra o nosso clube;
  • em nenhum ponto no artigo falam de um outro ponto relevante: em que épocas houve mais penalties assinalados? Sem querer estar a induzir em erro os leitores, eu diria que terá sido nas épocas de Jardel e João Pinto e nas de Acosta e nas de maior relevo do Liedson. Porque é que isto interessa? Se calhar se os outros clube tivessem tido os pontas de lança de maior impacto no futebol português nos últimos anos, também seriam constantemente derrubados.
  • custa-me um pouco a acreditar que a escolha do intervalo temporal "este século" não tenha sido propositado, afinal de contas o que interessa que nas décadas de 80 e 90 o FCP se tenha rido na cara dos restantes clubes portugueses enquanto controlava arbitragens de uma forma óbvia? Se calhar aí a contagem teria sido diferente digo eu.

Em suma, este artigo enche-me de um asco que ameaça deturpar a minha opinião. É mesquinho, oportunamente cretino e com um tom de gozo nas entrelinhas que merecia uma bofetada na tromba. Optei por discutir primeiro com um amigo lampião, acabar por perceber que a imparcialidade destes senhores não existe, e aí então debitar o texto. Peço desde já desculpa se pareci demasiado agressivo, mas acontece quando leio peças assim e já me começa a arreliar a forma como continuamos a ser achincalhados por tudo e todos sem que sofram consequências.

domingo, 11 de setembro de 2011

Lá conseguimos ficar a 7 pontos

Há uma linha que separa a vitória da derrota. Essa linha foi a expulsão do jogador do Paços.

O minuto 70 do jogo de ontem mudou por completo o nosso domingo de hoje. A expulsão do jogador do Paços teve como consequência uma reviravolta que já nem os sportinguistas das claques acreditavam (como se houvia pelos seus cânticos).

A vitória, conseguida naqueles últimos 20 minutos, veio dar nova esperança e agora todos acreditam que a tendência exibicional e de resultados poderá mudar.

No entanto, termos conseguido marcar 3 golos a uma equipa com 10 jogadores não pode apagar tudo o que fizemos contra 11. Principalmente não pode apagar as falhas na finalização da 1ª parte e a exibição na 2ª parte onde voltámos a mostrar uma inacreditável desorientação em campo.

A minha reacção e o que escrevo hoje é sem dúvida diferente do que reagiria se ao minuto 70 não tivessemos ficado em superioridade numérica. Por um lado ainda bem que assim é. Por outro, não posso deixar de dizer que começo a ficar muito desiludido com o trabalho da nossa equipa técnica. Há falhas tremendas em termos de organização e de táctica. O posicionamento dos nossos jogadores é dificil de explicar (grandes buracos no meio campo), a dinâmica completamente inexistente e o que dizer do número de cruzamentos para a área? A maioria não chega lá, e os que chegam, não encontram lá ninguém.

A paciência dos sportinguistas está a esgotar-se e nós não somos parvos. A vitória foi uma alegria inesperada, mas a exibição não nos deixou menos preocupados. Continua a haver muito trabalho que não é feito. E já passaram 2 meses.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Inacreditável outra vez

SAD «leonina» com resultado negativo de quase 44 milhões

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=286434

Nos próximos dias comentarei mais detalhadamente esta triste noticia.

Sendo formado em gestão de empresas só posso dizer que, apesar de não ser inesperada, esta noticia evidencia o que temia e tudo aquilo contra o que lutei nas últimas duas eleições.

Não faço ideia como pode o Sporting sair desta situação...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Inacreditável - episódio seguinte

Começo a achar que não há dia em que possa ler o jornal de manhã e não fique com vontade de escrever em tom de crítica sobre um qualquer assunto relacionado com o nosso clube ou sobre o nosso futebol.

Será que sou eu que estou a ficar mais velho e por isso mais exigente? Será que estou a tornar-me um velho do restelo? Ou será que há razões para isso?

Então não é que agora se discute a candidatura do nosso antigo presidente Soares Franco a presidente da FPF e, surpresa das surpresas, com o apoio do FCP !!!

De facto estamos perante uma noticia a roçar o surreal. Daquelas que contado ninguém acredita.

Depois do "brilhante" trabalho que fez no nosso clube (não era mais do que um part-time segundo o próprio) aparece agora, aliado ao clube que mais mal tem feito ao futebol português e ao próprio Sporting, de forma a coleccionar mais um part-time com bastante projecção mediática.

E o amor pelo nosso clube? Como poderá Soares Franco ir a eleições sem estar concertado com os dirigentes actuais do Sporting? E ainda por cima apoiado por um grupo de clubes do norte? Aqueles que falam bastante ao telemóvel e de vez em quando são apanhados no youtube!

A vergonha é coisa do século passado. A incompetência, o conluio, a desonestidade e a falta de transparência são os novos valores deste século. Estes dirigentes "caçadores de dinheiro" estão ao mesmo nível que os nossos políticos e por isso hão-de levar os clubes portugueses à falência. E "nós" a ver, e a bater palmas e a votar neles.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Negócio Postiga

Helder Postiga foi comprado ha 3 anos por 2,5 Milhões. Agora que é titular da selecção nacional rende 0,5 Milhões na venda. Mesmo sendo um mal amado em Alvalade, alguém entende um negócio destes?

Duas questões se levantam:

- Porque é que ano após ano, época após época, sistematicamente compramos caro e vendemos barato (quando não oferecemos)?

- Qual é a relação que os dirigentes do Sporting têm com os empresarios e porque é que enquanto os outros os conseguem utilizar em proveito próprio mesmo quando o produto é medíocre, nós somos os que acabamos sempre embarretados?