quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Olhos bem fechados

O Sporting chegou ao natal e vai passar o ano cheio de esperanças que 2012 traga pelo menos um título. A taça está muito perto de ser nossa e no campeonato os 6 pontos de diferença fazem com que a grande maioria dos sportinguistas esteja optimista.

Na prática, andamos sorridentes, porque pontos à parte, dá para ver algum futebol quando se vai a Alvalade.

Mas como eu não gosto de viver de ilusões, não faço parte desse grupo. Obviamente que não deixo de ir ao estádio nem de festejar os nossos golos. Gosto das exibições e admiro alguns dos craques que ali andam. Mas por trás disso tudo o cenário é negro.

E confesso que ultimamente fico perplexo com o “deixa andar” dos sócios do SCP. Será que ninguém viu o relatório do 1º trimestre da Sporting SAD? Será que ninguém foi à AG do SCP onde me ofereceram o pior relatório e contas que já vi na vida? Será que já se esqueceram que havia uma auditoria em curso e que de repente ninguém fala?

A minha culpa assumo-a. Falhei na AG onde devia ter intervindo. Não o fiz e assim falhei na hipótese que tive de intervir e de tentar abrir os olhos dos restantes sócios. Faço-o agora num meio muito mais humilde e com muito menos auditório.

Mas voltando ao assunto, como é possível andar tudo tão descansado? Sinto que andamos todos a caminhar de olhos vendados em direção a um abismo. E no caminho vamos sorrindo.

Senão veja-se:

1. Ontem no jornal Record veio um destacável sobre o SCP. Na última página via-se um quadro com os investimentos realizados nos últimos 10 anos. Ao todo foram investidos em jogadores cerca de 113,2 milhões de euros. Dos quais 32,5 milhões de euros no inicio desta época. Tudo bem que parte desse valor veio de volta após os acordos com os fundos de jogadores, mas certamente não estaremos a falar de metade desse valor.

2. Olho então para o Relatório e contas do ano anterior, para o mapa Demonstração dos fluxos de caixa. Vejo o seguinte: As actividades ditas operacionais fizeram entrar na tesouraria da SAD cerca de 3,4 milhões de euros. Depois, foram aplicadas em actividades de investimento cerca de 33,2 milhões de euros. Assim sendo, e como consequência disso, foi necessário através de financiamentos obter cerca de 29,7 milhões de euros!

3. Sai em Novembro o Relatório e Contas do 1º trimestre. Surpresa minha quando vejo que o dito relatório não apresenta a mesma demonstração de fluxos de caixa. Mas porquê?! Ok… vamos então à Demonstração de Resultados: Resultado líquido do exercício = -7,8 milhões de euros.

Custos com pessoal são cerca de 9,1 milhões, mais 2,4 milhões do que ano anterior. No balanço estão ainda reflectidos os tais 32,5 milhões de euros de investimento. Onde? Aumento do activo em 21 milhões de euros com o correspondente aumento do passivo de 32 milhões de euros. - A diferença vai acumular aos resultados transitados negativos que agora são de mais ou menos 130 milhões! Negativos!

4. Tudo isto continua a ser apenas uma parte da nossa situação catastrófica porque falta consolidar as contas com o clube e com as restantes empresas. Continuamos (nós os sócios) sem saber como estão as contas consolidadas. Mesmo depois de na AG ter ficado claro que todos o queriam.

Posto isto, e poderia escrever muito mais, resta-me fazer como a equipa principal: ir jogo-a-jogo. Aproveitar enquanto ainda temos chão por baixo dos pés. Mas o precipício está perto e nós (sócios) continuamos a aplaudir e a encorajar o investimento e o risco.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Bons jogadores e estabilidade geram...prestigio!



Este link é bastante interessante!

Que venhas em boa hora...



É da casa, tem raça, chama-se Renato Neto. Que chegue em boa hora para ter muito sucesso.

Gosto muito de ter os Rinaudos, os Shaaars ou os Capels no plantel e vamos continuar a precisar deles e de outros que tais. Mas também precisamos de portugueses e de miudos das nossas escolas na equipa A. Com a mescla das duas coisas, na dose ideal, podemos chegar ao sucesso com custos equilibrados!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal



Desejo um Natal Muito Feliz a todos os que têm a paciencia de nos visitar e de nos ler aqui neste espaço verde da blogosfera! Um Natal em que a Troika, os cortes, a falta de esperança, a Merkel e todos os que têm falta de Visão relativamente a este País e aos nossos sejam esquecidos e seja sim lembrada a esperança, o calor humano e a generosidade que cada um de nós deve preservar como valores para o Futuro individual e colectivo.

Este é também um Natal Verde depois de ontem termos colocado uma mão e meia em cima da Taça de Portugal deste ano. Espero que 2012 seja um ano bem verde, em que outros trofeus possam ser encaminhados para Alvalade!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Greve para uns, desculpas para outros

Hoje no jornal A Bola vem um excerto de uma entrevista do dr.Eduardo Barroso. Transcrevo aqui uma parte:

«Ninguém se retractou perante o Sporting dos erros cometidos em Olhão, no jogo com o Marítimo em casa e agora em Coimbra. São comportamentos diferentes que me deixam apreensivo: com as nossas queixas fazem greve, contra o FC Porto assumem os erros», disse Eduardo Barroso, em declarações à Renascença.

Isto tudo depois de neste fim de semana o árbitro Duarte Gomes ter vindo responder às criticas do presidente do porto assumindo que errou na não marcação de uma grande penalidade.

Com isto tudo, limito-me a dizer: O que há de novo? Alguém dúvida que os árbitro têm reacções diferentes perante o SCP e o porto? E não é de agora. Dura há décadas!

Esteve bem o nosso presidente da AG.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sporting-FC Porto nos oitavos da Liga Europa?

E pronto, saíu o Legia de Varsóvia para os 1/16 da Liga Europa. Mas como termos sorte nos sorteios não é uma coisa a que estejamos habituados, se passarmos os polacos(como me parece que, com mais ou menos dificuldade, deverá acontecer em circunstancias normais) vamos apanhar um tubarão nos oitavos: Machester City ou FC Porto.

Seria engraçado jogar com o Porto na Europa. E já com Rinaudo, Izmailov e Jeffren na equipa. Fico a torcer para que tal aconteça! Gostava de eliminar a maçã podre...

Liga Europa - Adversarios Possiveis

Realiza-se hoe o sorteio dos 1/16 avos de final da Liga Europa, podendo-nos calhar em sorte um destes 13 adversarios:

- Ajax
- Trabzonpor
- Viktoria Plzen
- Udinense
- AZ Alkmaar
- Rubin Kazan
- Hanover
- Stoke City
- Legia Varsovia
- Salzburgo
- Steua Bucareste
- Lokomotiv Moscoco
- Wisla Cracovia

Olhando para a lista de adversarios possiveis, vemos que há possibilidades para todos os gostos. Num exercicio meramente teorico, divido este lote em 3 tipos. Os dificeis, os de dificuldade media e os teoricamente faceis.

Nos dificeis, incluo o Ajax (Jorge Sousa colocou-os no nosso caminho em vez do Lyon -em termos de dificuldade seria igual), o AZ Alkmaar (velho conhecido, de boas memórias, mas sempre dificil) e a Udinense (também velho conhecido, mas por más razões; de qualquer modo, penso que seríamos favoritos na eliminatória). Num segundo patamar, neste nível, colocaria também o Rubin Kazan (cuidado!) e o Trabzonpor (os turcos são sempre complicados).

Entre os de dificuldade média, coloco o Lokomotivo Moscovo, o Hanover, o Stoke City e o Steua Bucareste. Seremos sempre favoritos com um adversario deste lote.

Entre os faceis, colocaria os restantes: Viktoria Plzen,Legia Varsovia, Salzburgo, Wisla Cracovia. Em relação a estes, nem nos meus piores pesadelos coloco a hipotese de uma eliminação.

De qualquer modo, seja qual for o adversario que nos calhe, penso que temos todas as hipoteses de passar á ronda seguinte, mas vai ser complicado se nos calharem os 3 piores: Ajax, AZ Alkmaar ou Udinense.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Estreia



Parabéns a mais um "menino" das nossa escolas que se estreia em jogos oficiais pela equipa A e logo contra a Lazio de Roma. Ficam os meus desejos que João Mário seja muito feliz de Leão ao peito!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

7-1



Faz hoje 25 anos!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ou vai, ou racha

Através do site da CMVM é possível aceder ao relatório e contas do SCP – Futebol, SAD, relativo à época 2011/2012.

Começando pelo mais importante, constata-se que o Resultado Líquido do exercício baixou de 10,6 milhões de euros para -7,8 milhões de euros, ou seja, uma redução de 18,4 milhões de euros.

Consequência disto, temos uma evolução do Capital Próprio que agrava ainda mais a já indescritível situação financeira da SAD: Passamos de -29,6 milhões de euros para -37,3 milhões de euros.

Para quem não sabe, e de uma forma muito bruta, isto quer dizer que neste momento, se vendêssemos todos os activos ainda precisávamos de mais 37, 3 milhões de euros para pagar as nossas dívidas.

Bom… subjacente a tudo o que é valor neste Relatório está uma estratégia óbvia e clara: Investir com força nesta época!

E assim, vamos conseguindo ter uma equipa de futebol competitiva o quanto baste, a generalidade dos sócios satisfeitos e alguma calma em termos de relação sócios/administração.

Pois bem… esta calma e esta equipa de futebol está aqui provada ser uma das decisões mais arriscada da vida do SCP:

1) Os gastos com pessoal aumentaram face ao 1º trimestre da época passada cerca de 36%!
2) As amortizações com passes de jogadores subiram 8%!
3) No activo, na rubrica de activos fixos – valor do plantel, temos um aumento de 22 milhões de euros (passa de 33 para 55 milhões de euros)!

Posto isto, é mesmo caso para dizer: Ou vai, ou racha.

Com este resultado líquido, atrás referido, e com um resultado operacional (antes dos proveitos com transações de passes de jogadores) já nos -7,5 milhões de euros, não consigo mesmo perceber como iremos apresentar as contas no final da época.

Para terminar, uma nota importante e também elucidativa, retirada do relatório:
“No âmbito do contrato celebrado com uma terceira entidade, a SCP, Futebol SAD recebeu antecipadamente o montante de Bilhetes de Época respeitante à época 2012/2013 (Euros 2.654 milhares).”

Cada vez mais acredito que qualquer dia teremos um SCP 2014 ou um SCP 2015. Sabem o que isso quer dizer, não sabem?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jesus manda, Artur ajoelha...



Fair play á moda da Luz!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Este miudo merece mais minutos...



Antes da primeira jornada do campeonato e num exercicio de adivinhação em grupo sobre o primeiro onze oficial da epoca, apostei numa surpresa chamada Andre Martins. Não aconteceu e pouco tinha jogado na primeira equipa do Sporting até ontem.

Ontem jogou e fiquei com água na boca por mais. Este miudo merece minutos e oportunidades.

Alias, ontem aconteceu-me uma coisa invulgar. Desligar do jogo (nunca me pareceu que deixassemos de o ganhar) e seguir a movimentação deste jovem jogador ao longo do campo. Com e sem bola. Confesso que gostei muito do que vi...