sexta-feira, 21 de setembro de 2012

4511

Ontem pudemos houve uma equipa suíça que foi jogar a Alvalade. Confesso que me custa a entender o que se passa por essa Europa fora porque o Basileia que ontem jogou em Alvalade foi provavelmente a 2ª pior equipa que já passou em Alvalade nas competições europeias. Pior só o Horsens. Nunca tinha visto uma equipa trocar tanto a bola entre os centrais e o guarda-redes.

Perante isto, não deve ser necessário comentar o resultado e a exibição do Sporting. Foi mais do mesmo e, obviamente, as coisas não podem mudar de um momento para o outro.

Desta forma começámos a sentir muita contestação entre os sportinguistas que ainda vão ao estádio. E começa também o natural processo de procura e identificação dos culpados.

Serão os jogadores? Talvez. Mas, por exemplo, Wolfswinkel parece hoje ser pior jogador do que há um ano atrás. Insua desapareceu. Elias começa a ouvir críticas de vários lados, quando há uns meses atrás ia à seleção brasileira.

Então poderemos dizer que a responsabilidade é da equipa técnica? Talvez. É óbvio que o seu trabalho não está a corresponder às expectativas. Mas que expectativas podíamos ter? Todos gostamos de Sá Pinto como sportinguista que é, mas …

Tenho mais tendência a apontar responsabilidades aos que gerem o futebol. Carlos Freitas e Luis Duque já provaram inúmeras vezes que não estão cá para levar o Sporting a bom rumo. As escolhas que tomam são sempre daquelas que merecem um “vamos ver…”. E no final, lá vem o tradicional “era de esperar”. Gastam milhões e geram custos incomportáveis. Gastam o que não há. Hipotecam o futuro com uma facilidade inexplicável. Mais-valias em vendas de jogadores, tirando jogadores da formação, são quase inexistentes. Não este ano, mas em todos os anos em que cá andaram.

Mas a culpa é deles ou de quem lá os pôs?

Pois… Os dirigentes atuais além de terem decidido mal no futebol, conseguem uma “proeza” também ela incomparável. As contas do Sporting são a maior vergonha que já vi em termos económicos. A bancarrota e o fim aproximam-se a passos largos. E as promessas de boas noticia em Setembro tardam em aparecer. Aparecerá um milionário para salvar isto tudo? Continuo sentado à espera. De qualquer forma, é uma boa nota no currículo dessa gente. Conseguiram por o Sporting dependente do aparecimento de um milionário caridoso.

Mas não me fico por aqui. A culpa, como tenho vindo aqui a dizer, não é de quem pratica a incompetência mas sim de quem a escolheu. E se várias vezes já falei na culpa dos sócios, hoje vou mais longe. Foram 4511 sócios que votaram em Godinho Lopes. Esses 4511, dos quais por mais estranho que pareça, conheço muito poucos, serão aqueles que um dia irão, antes de adormecer, pensar que escolheram mal e que por isso o seu clube foi à falência. Na minha consciência também pesará também o facto de não ter conseguido fazer algo para impedir tudo isto.

6 comentários:

Anónimo disse...

Podes por este blog na tua lista de links?
http://sportingmaisqueumclubeumapaixao.blogspot.pt/
Se poderes responde no chat do blog

Anónimo disse...

Não concordo.

O GR do barcelona tb participa, e muito no processo de saída de bola do da equipa, sendo muitas vezes solicitado a jogar com os pés, sobretudo com os centrais.

Ou seja, o facto de a equipa optar por esse tipo de jogo não é em si um sinal de que a equipa é fraca... antes pelo contrário. Demonstra que o GR tem qualidade tb no jogo com os pés como ontem ficou demonstrado.
Faltou ao Sporting pressionar um pouco mais acima, evitando esse "queimar" de tempo do Basileia.

SL

MRL disse...

Caro Anónimo,


Para mim o Basileia é fraquissimo.
Para si, não.

Para mim o Sporting joga mal e os jogos são enfadonhos.
Para si se calhar são grandes espectáculos.

São opiniões.

Anónimo disse...

A culpa não é dos jogadores, não é do treinador, é então de quem os escolheu bem. Tá certo!

Se durante a campanha (que para si ainda dura) tivesse passado mais tempo fora da toca do bruno, talvez conhecesse outro tipo de pessoas.

MRL disse...

Que tipo de pessoas? Aquelas que vão ser responsáveis pelo fim do Sporting? Essas que muito provavelmente o caro Anónimo apoia?

Nunca andei na toca do Bruno. O Bruno só me conhece de vista. Nem sabe o meu nome, apesar de eu o ter apoiado durante as eleições.

MRL disse...

Por coincidencia, todos os que defendem esta direção, assinam como anónimos. Porque será ?