quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Canal Sporting arranca em 2013?

"Seguindo o exemplo dos principais rivais, o Sporting está muito perto de lançar o seu próprio canal de televisão. O projeto avançará em 2013, faltando apenas acertar alguns detalhes relacionados com a escolha do operador e decidir vários pormenores vinculados à logística que envolverá o processo de produção dos conteúdos. Nesta altura, a SAD está a analisar as propostas que recebeu por parte das empresas de difusão televisiva e a equacionar se a produção será efetuada a nível interno ou contratada exteriormente." In Record online, 2012.09.05
A concretizar-se este projecto, será um passo muito importante numa área que o Sporting tem descurado - a comunicação. O facto de o arranque estar a ser planeado com tempo e sem grande pressa é um factor positivo porque estes projectos precisam de ser amadurecidos para poderem alcançar os objectivos, que não devem passar unicamente pela rentabilidade (apesar de ser importante que o projecto seja auto sustentável) devendo também potenciar a marca e a influencia do Sporting na sociedade e nos centros de decisão, sendo importante chegar ao maior numero de pessoas possivel, mesmo que isso prejudique a potencial rentabilidade do projecto, analisado de um ponto de vista individual.
Já agora, gostava mais de ver este projecto ser gerido pelo Clube do que pela SAD. Mas se for da responsabilidade da SAD, é importante que se tenha em conta que o Sporting é muito mais que um simples clube de futebol! O Projecto deve ter em conta esse facto!

4 comentários:

Daniel disse...

Caro JG, já que não tem por hábito visitar o site do SCP, faça um like à página do facebook.

Assim, recebe as notícias e os comunicados, como o de hoje, exclusivo sobre o tema comunicação e, para além de se escusar a citar o jornal record, vai ver que fará posts com maior conhecimento de causa e, necessariamente, maior interesse.

SL

JG disse...

Conheço o comunicado, mas não percebo o que acrescenta...

Daniel disse...

Num post que versa o tema comunicação, seria interessante acrescentar informação sobre os restantes meios e evolução... jornal na net, melhorias no site, presença nas redes sociais,...

Se calhar só para a mim parece interessante.

SL

JG disse...

As evoluções dee que fala são importantes, mas têm de ser mais difundidas junto dos socios. Não é tarefa facil num mundo tão globalizado como o de hoje e em que as pessoas têm tantos focos de interesse e cada vez menos tempo. Tem-se melhorado nos mecanismos, mas parece-me que ainda há muito trabalho a fazer naquilo que é comunicado. A linguagem ainda é muito fria e pouco afectica. Repito que esta não é uma tarefa facil, mas é essencial.

Outro campo em que se deve trabalhar é sem duvida a capacidade de lobbying, a nossa força na comunicação, fazer passar os nossos interesses para a sociedade.Aí, uma televisão pode ajudar e é uma ferramenta forte, se se cuidar de a fazer chegar a um numero grande de pessoas - esse é o desafio essencial. Menos rentabilidade do projecto por si só, mas mais difusão no publico.