terça-feira, 4 de setembro de 2012

Homenagem a Aurélio Pereira

Aurélio Pereira, responsável pela descoberta de jogadores como Ronaldo, Figo ou Nani, foi ontem homenageado pelo Sporting, na presença de alguns dos jogadores que passaram pelas suas mãos como Rui Patricio, André Martins, Carriço, Pereirinha, Hugo Viana, Beto (GR) e Futre. "É uma surpresa. Andamos no nosso dia-a-dia e isto não é bem a minha praia é mais o meu campo, mas fico mais emocionado por recordar pessoas que gostava que estivessem presentes e que me ensinaram tanto. Quando estamos neste espaço com tantas condições, recordo quando treinava sozinho 50 jovens em meio-campo", disse Aurélio Pereira (record online de 04/09). Esta foi sem duvida uma homenagem merecida. Só é pena que o Sporting não tenha conseguido aproveitar o trabalho feito para se potenciar e se colocar ao nível a que merece. Este deveria ser também um momento de reflexão para nós, sportinguistas. Assim de repente, lembro-me de uma mão cheia de jogadores (entre os quais 25 internacionais A por Portugal) que passaram pela nossa formação e que nos deveriam ter guiado ao topo do futebol português: - GR: Patricio, Beto, Rui Correia - Defesas: Miguel Garcia, Cedric, Pereirinha, Marinho, Beto, Venâncio, Morato, Carriço, Nuno Valente, Paulo Torres, Fernando Mendes - Médios: Figo, Peixe, Hugo Viana, Nani, Simão Sabrosa, Boa Morte, Carlos Martins, Mario Jorge, Carlos Xavier, Litos, Dani, Andre Santos, Adrien, Andre Martins, Miguel Veloso - Avançados: Futre, Cristiano Ronaldo, Djaló, Cadete

4 comentários:

Miguel disse...

Não acho que haja uma grande surpresa pelo facto de não conseguirmos potenciar no plantel do Sporting grande parte destes jogadores que referes e que vieram da formação. E uma razão para isso deve-se também a muito adepto do Sporting idiota. Pensando só nos jogadores assim mais recentes lembro-me como o Nani era assobiado porque era um brinca-na-areia; o Veloso porque era gordo; o Moutinho porque era um centro-campista que não desequilibrava; o Djaló porque não sabia controlar uma bola. Do plantel actual e pelo que se vai lendo em vários blogues e comentários, também já há vários alvos: é o Carriço que é o "ceparriço"; o Adrien é mais um ingrato; o Pereirinha porque já poucos acreditam que ainda pode vir a revelear-se um jogador útil.
Perante estas demonstrações de afecto, que só nós adeptos do Sporting conseguimos proporcionar, aos jogadores por nós formados, percebe-se o porquê de na maioria destes casos nunca conseguirmos tirar o máximo rendimento, quer desportivo quer económico, destes jogadores.

É pena, porque só pela amostra desta lista verificamos a excelente qualidade do trabalho que se tem realizado na formação do Sporting ao longo destes anos.

JG disse...

Miguel, total e completamente de acordo. A essa lista de "renegados", acrescentaria ainda Figo, que a dada altura teve de ser retirado da equipa por Robson e substituido por Capucho, porque a pressão e os assobios eram grandes.

No caso de Nani, infelizmente a pressão foi gerada de dentro para fora, tentando-se provar que era um ingrato só porque disse que ganhava pouco (mil e tal contos por mês) numa base demagogica que colou junto dos socios - a intenção seria facilitar a venda sem grande contestação dos socios?

E nem vamos falar de Patricio, o tal enorme frangueiro que era assobiado quando marcava pontapés de baliza, mas que fruto de uma forma mental enorme conseguiu dar a volta á situação.

Tudo o que não cobramos aos de fora (assim de repente lembro-me do apoio ao Vukcevik, Izamailov ou Stoikovik, jogadores de profissionalismo muito duvidoso) cobramos aos miudos, que deveriam ser os primeiros a serem protegidos...

Aproveito para me penitenciar de uma falha de que dei conta quando li o seu comentário. Na lista de jogadores que publiquei, faltava Moutinho. Se calhar foi um mecanismo mental de bloqueio que me fez falhar este jogador, mas não deixa de ser uma falha!

Anónimo disse...

Desde à muito que os maiores inimigos do Sporting são alguns que se dizem sportinguistas! É o único clube no Mundo que tem oposição organizada... por aqui se pode ver. S.L.

Anónimo disse...

Sem dúvida! Até de um post que tinha tudo para puxar pelo sportinguismo se consegue encontrar alguma coisa para criticar...

Palmas

SL