quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que se passa com os sócios do SCP ?

Pela primeira vez na minha vida pedi palavra na Assembleia Geral de Domingo. Questionei a Direção com duas perguntas para as quais tive respostas completamente desfasadas das perguntas feitas. Podia ter pedido palavra outra vez? Talvez. Não o fiz porque pensava que mesmo assim as contas não passariam. Mas passaram. Com mais de 60% dos votos a favor.

Incrédulo com tal resultado, passo a explicar o principal motivo do meu voto contra:

No balanço do SCP, demonstração financeira que quantifica:

1_ Ativo _ todos os bens e dividas a receber de uma empresa
2_ Passivo _ todas as dívidas perante terceiros a pagar no curto ou longo prazo
3_Capital Próprio _ Capital inicial da sociedade e Resultados acumulados nos vários anos de atividade _ Será sempre igual ao Ativo – Passivo

podemos encontrar a rubrica de Participações Financeiras quantificada em 67,65 milhões de euros.

Sabendo que nestas participações hão de estar os 89% que o SCP detém, direta e indiretamente, da Sporting SAD, fui ver o detalhe do referido valor para perceber por quanto é que esta Direção valoriza esse Ativo.

Surpresa das surpresas! O SCP diz que os 89% da SAD valem 0 porque entendeu não aplicar o método de equivalência patrimonial. Ou seja, para esta Direção, a SAD vale 0 euros à data de 31 de Julho de 2012.

Só que quem estiver atento, pode ler na nota 13 do Relatório e contas que a Sporting SAD tem neste momento capitais próprio negativos de 75 milhões de euros!

Daí que a própria KPMG, empresa de auditoria que certificou as contas, refere taxativamente que:

1) O SCP devia aplicar a metodologia de equivalência patrimonial (óbvio digo eu!)
2) E por isso os capitais próprios do SCP não deviam ser 6 milhões de euros mas sim -240 milhões de euros (ver página 98 do relatório e contas), refletindo não só o valor da Sporting SAD mas também de todas as outras empresas participadas.

Mas não…
Os sócios do SCP entenderam que
1. As contas do SCP não devem refletir o real valor da Sporting SAD e das restantes empresas detidas pelo SCP
2. Entenderam que podemos continuar alegres e contentes com esta situação calamitosa.
3. E no final ficam satisfeitos quando ouvem o presidente Godinho Lopes dizer que nesta época a Sporting SAD apresentará ainda contas negativas, agravando ainda mais esta situação (fazendo contas de cabeça, só na SAD, serão mais 40/50 milhões de prejuízo).

Mas o que é que se passa na cabeça dos sócios do SCP ?!

7 comentários:

Anónimo disse...

Isso pergunto eu.?
Nos dias de hj os socios apoiantes do Bruninho todos eles se tornaram gdes gestores e optimos presidentes.
Epah tenham vergonha esta é a direçao eleita quer queiram quer não.

kevs disse...

Mais um anónimo, mas eu compreendo: quem parece ter vergonha por compactuar com a miséria de gestão deste Clube é quem nem se quer tem a coragem de assinar os seus comentários.

MRL disse...

Anónimo,

e sobre os meus argumentos ? Alguma opinião ? Ou não consegue?

Anónimo disse...

Ser anónimo ou ser um kevs, é exactamente igual.

Valeram os dois exactamente os mesmos números de votos na AG, ou seja, zero.

MRL, para a próxima, tente estar menos nervoso (a rudeza que demonstrou... era raiva?) e explique-se como fez aqui. É que lá, ninguém percebeu a confusão do sei discurso.

Quanto à justificação, fale com alguém que conheça que perceba de corporate que certamente lhe explica a razão. A consolidação é uma opção do próprio que ser percebe perfeitamente.

Viva o SCP!

António Fonseca disse...

Caro Miguel Lopes, eu estive na AG e dou cara. Apreciei a sua intervenção. O nervosismo é normal. Eu também intervi na AG e confesso que é sempre uma situação de algo stress. Eu intervi no ponto das Cooptações para explicar o meu veto às mesmas. Em relação á sua intervenção concordo com os pontos assinalados. Gostei de o ouvir assim como o sócio Sergio Nunes. Saudações leoninas

JG disse...

Anónimo, pessoas como voces, cobardes, que mordem a cobro do anonimato, que destroem quem tem a coragem de marcar o seu oponto de vista, são a coisinha mais reles da sociedade. Voce como ser humano não vale nada. Até porque tem o pior dos defeitos que um homem pode ter: é cobarde!

Miguel, tu és enorme e gente como tu faz muita falta a este clube. Não desistas, amigo, até porque começam a rarear pessoas como tu. A começar pela coerencia e pela honestidade de vida...

MRL disse...

Caro anónimo,

se fiquei nervoso é porque não estou habituado a discursar em público. É uma caracteristica pessoal da qual não sinto vergonha.

Raiva? Nunca senti. Por ninguem nem por nada.

Não percebeu? Engraçado, porque parte do meu discurso foi a leitura do relatório da KPMG. Acredito que não o entenda, tal como a direção.

A consolidação é uma opção que se entende perfeitamente? Entende mesmo? Porquê? Explique lá isso.

No entanto, eu, e a KPMG, não questionamos a consolidação mas sim a aplicação da equivalência patrimonial. Eu sei que também não percebe isto.

Trata-se simplesmente de valorizar os ativos ao seu valor real e não ao valor histórico. Se acha mesmo que a SAD vale 0 e não os -240 milhões...