quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Em breve as contas do 1º trimestre

Deverá estar por dias a divulgação das contas trimestrais da Sporting SAD relativas ao 1º trimestre da época 2012/2013. Assumo que, na atualidade do nosso clube, considero mais importantes os resultados económicos do que os resultados desportivos. Não só porque a época está praticamente perdida em termos de objetivos desportivos, mas principalmente por causa do estado de calamidade em que se encontram as nossas contas.

Em linha com aquilo que tive oportunidade de questionar na última AG do SCP, e também em linha com o que aqui tenho escrito, prevejo que as contas a divulgar nos próximos dias (nos anos anteriores foi por esta altura) sejam mais um passo atrás na recuperação económica (por iniciar) do nosso clube.

Senão, vejamos os principais indicadores da SAD nas últimas 2 épocas:



Os resultados líquidos negativos dos últimos 2 anos (num total de -89,9 milhões de euros) são justificados pelo valor elevado de Gastos com pessoal (somam 72,2 milhões de euros nas 2 últimas épocas) e respetivas Amortizações dos passes.

Repetindo a minha surpresa já muitas vezes aqui manifestada, os gastos com pessoal da última época foram superiores à totalidade das receitas do ano (sem incluir mais valias de vendas)!

Tentando antever o que aí vem, “imagino” que os valores de Gastos com Pessoal sejam em tudo semelhantes aos da última época, sendo que em termos de receitas, dificilmente serão iguais (admito que também não sejam muito inferiores).

Se tal acontecer, e antevendo que os próximos 3 trimestres não serão muito melhores em termos de receitas extraordinárias, o resultado final deste ano deverá voltar a rondar os 45 milhões de euros negativos, ou seja, em 3 anos teremos -135 milhões de euros nos capitais próprios da Sporting SAD.

Venham então essas contas para confirmarmos, ou não, o rumo do nosso clube neste 2º ano de mandato da atual Direção.

0 comentários: