segunda-feira, 22 de abril de 2013

Benfica - Sporting, MVP - Maxi Pereira

Toda a imprensa teve enormes duvidas em escolher o melhor jogador do jogo de ontem na Luz. E percebe-se porquê. Entre Maxi Pereira e João Capela de facto a escolha é dificil. Se um conseguiu bater em tudo o que mexia com a sua habitual eficiência, o outro conseguiu inclinar o campo de uma forma sublime e só ao alcance dos grandes artistas como os saudosos Garrido, Graça Oliva, Inácio de Almeida, Vitor Pereira, Carlos Valente ou Rosa Santos ou os contemporâneos Proença, Olegário, Ferreira ou Baptista.
De qualquer modo, pela sua solidez e constância, a minha escolha só pode recaír sobre Maxi Pereira. Grande jogo. Aquela entrada assassina da primeira parte sobre o Bruma mostra dotes que não podem de todo ser esquecidos. Além disso, não nos podemos esquecer que este artista consegue juntar á sua enorme capacidade de lutador de kung fu uma notavel arte de escapar ao cartão que não está ao alcance de qualquer um, como aliás mostram as estatísticas.
Pedindo desculpa a Capela pela eventual injustiça, para mim o MVP de ontem foi mesmo Maxi Pereira.

domingo, 21 de abril de 2013

Orgulho

Nós somos Sporting! No meio deste enorme lodaçal em que se transformou este País, temos todos os motivos para termos orgulho na opção de vida que tomamos.Sim, porque ser Sporting é muito mais que uma opção casuística.É uma opção de vida. Que custa caro muitas vezes, que obriga a calar a revolta, mas que só podia ser a nossa! Somos Sporting e não vamos desistir de ter intervenção nesta sociedade!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O exemplo vem lá de fora

Muito interessante este artigo no site online do Jornal de Negócios. Destaco duas ideias:

"Já no curto prazo, a contenção dos custos dos clubes ingleses passará por uma limitação aos aumentos salariais nos clubes cujos encargos salariais ultrapassem os 52 milhões de libras (60 milhões de euros). Estas equipas só poderão aumentar esses custos em 4 milhões de libras em 2013/2014, 8 milhões na época seguinte e 12 milhões em 2015/2016. Podem ocorrer outros aumentos salariais mas, de acordo com a “BBC”, tal só será possível se houver uma subida nas receitas comerciais ou de bilheteira. "

"Os investidores poderão “investir, de forma proporcionada, uma quantidade decente de dinheiro para melhorarem os seus clubes”, disse Scudamore, citado pelo “The Guardian”. “O que não podem continuar a fazer é injectar centenas de milhões de libras num curto período de tempo”, acrescentou."

Como é frequente a Liga Inglesa dá o exemplo. Basta copiar!


quarta-feira, 17 de abril de 2013

A estratégia primeiro, as escolhas depois

Ao que parece, e de acordo com as noticias nos vários jornais, o presidente Bruno Carvalho está, entre outros assuntos, a preparar já o que será a próxima época. Sendo óbvio que o orçamento para o futebol terá que ser substancialmente reduzido torna-se indispensável começar a atacar o mercado de jogadores livres. Acho que apesar de já ser tarde (este mercado deve ser analisado e atacado logo no inicio de Janeiro) o Sporting terá que apostar neste tipo de jogadores por forma a compensar a outra aposta essencial - a Formação.

O que eu espero sinceramente é que a nova estrutura para o futebol ataque os jogadores que se encaixem numa determinada filosofia/estratégia e não o contrário (juntar um conjunto de jogadores de negócios furtuitos e depois pensar a melhor forma de orientar/relacionar). Isto significa que o treinador terá papel importante nestas decisões e aqui, estamos ainda sem saber se o atual treinador ficará ou não.

Pessoalmente, tenho esperança que apesar de não sabermos há quem saiba e assim, desta forma, tenha acabado o tempo em que as decisões eram tomadas e imediatamente tornavam-se públicas. Tenho esperança que esta nova direção esteja a trabalhar e a decidir. Nós sócios só temos que confiar no presente e avaliar no futuro.

Para terminar, esta semana as multas que calharam ao SCP foram de 10 mil euros. As claques mantém a sua performance no que toca a aumentar os prejuizos do clube.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sempre pelo Sporting!

O texto não é meu, mas transcrevo-o aqui na íntegra:


"Confesso que não percebo o regozijo de alguns com as dificuldades da renegociação com a banca.


As pessoas podem não gostar da direcção e do seu presidente mas este processo vai muito além disso. Não estamos perante um negócio Bruno Carvalho / BES, mas sim Sporting / BCP / BES.

Como é possível exigir a alguém que resolva em pouco mais de 15 dias o que outros levaram mais de 15 anos a destruir?

O resultado será sempre ratificado em assembleia geral de sócios. E, ou há acordo, e será válido por muitos anos, para o clube e as várias direcções que vier a ter, ou não há acordo e o clube tal como o conhecemos hoje deixará de existir.

Um cenário em que perde o clube e a banca interessa a quem?"

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Momento da Verdade!

Chegou o momento da Verdade. Depois de quase 20 anos de mentira e submissão, o Leão tem a oportunidade de saír finalmente da jaula e andar pelo seu pé.

As pessoas podem não gostar de Bruno de Carvalho, podem não ter votado nele, mas têm de conceder que desta vez tenta-se defender os interesses do Sporting Clube de Portugal e não agenda pessoal e institucional (de outras instituições que não o Sporting) de alguns abutres que têm pairado sobre Alvalade comendo a nossa carne até aos ossos.

Esta vai ser a maior de todas as guerras em que o Sporting se viu envolvido desde a sua fundação. É uma guerra pela sobrevivência, pelo menos por uma sobrevivência autónoma e pela nossa dignidade enquanto instituição enorme e independente, em que são os sportinguistas que decidem o que é melhor para o Sporting. Uma luta para impedir o BES de nos transformar em clube satélite do Benfica e do Porto, o objetivo máximo que foi perseguido durante 2 décadas. Uma luta que vai ser feroz contra uma imprensa controlada e ao sabor de quem tem o dinheiro na mão para controlar tudo e todos. A luta que o nosso País não tem conseguido vencer contra um mundo financeiro que nos esmaga (com culpas nossas pelo meio, como no caso do Sporting) mas que o Sporting com coragem até pode ganhar!

Podem não gostar do Presidente do Sporting, mas ajudem-no, porque ajudando-o estão a ajudar a Nossa Enorme Paixão. Ajudem-no pelo Sporting Clube de Portugal!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Força, Bruno!


Estamos contigo. Não desistas. Nesta altura, vai ser precisa muita força, muita persistencia e muita coragem.

No fundo, nós sabíamos que isto ia acontecer. Eles nunca iam deixar que o Clube voltasse a ser nosso, que os socios podessem mandar alguma coisa, que alguém fosse meter o nariz no que eles andaram durante 18 anos a fazer.

O Sporting só tem razão de existir se for Sporting, se for uma escola de valores, de honestidade, se tiver matriz popular, se gerar paixão!

Se tivermos de andar um passo para trás para depois andar mais tarde os passos necessários para a frente, com mais segurança, esse risco deve ser corrido!

Todos nós temos obrigação de ajudar nesta altura dificil. O apoio não te vai faltar. Força, Bruno!

terça-feira, 9 de abril de 2013

90 anos de quotas não pagam esta multa

Leio agora uma notícia que menciona que o Sporting foi multado numa verba superior a 14 mil euros no último jogo.

Lembrei-me logo num petardo que esteve a arder no relvado minutos antes do início da partida. E de fato, esse foi um dos motivos, por ventura o principal, com a agravante da reincidência neste tipo de infrações. Aliás, basta ler o post anterior neste blog.

O detalhe da notícia é o seguinte:
“A Sporting, SAD foi multada em 14,472 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência do jogo do passado sábado com o Moreirense, em Alvalade.

O montante resulta de três multas distintas respeitantes a utilização irregular de aparelhagem sonora (2,250 euros), arremesso de objetos para o relvado (5,100 euros) e reincidência em comportamento incorreto do público (7,122 euros).”

Nesse mesmo jogo foi homenageada uma sócia do Clube por celebrar 90 anos de associada. Se formos somar todo o montante que pagou em quotas  desde que é sócia, não chega para pagar esta multa.

Sócias como esta fazem muita falta ao nosso Clube. O que dispensamos são aqueles que jogo após jogo vão causando desacatos, e causando prejuízos (multas) ao Clube, que certamente em toda a sua vida de associados (será que são?) não chegarão a compensar.

O que será preciso para banir esta gente dos estádios?

terça-feira, 2 de abril de 2013

São só 6816 euros

Quatro clubes terão de pagar multas à Liga de Clubes devido a comportamento incorreto do público na última jornada dos campeonatos profissionais.

A maior fatia cabe ao Benfica, multado em 7.650 euros, o Sporting terá de pagar 6.816 euros (mais reparações aos danos causados no Estádio Axa, em Braga) e o FC Porto 5.898 euros.

Como somos um clube rico podemos ir pagando semanalmente estas quantias. E depois ainda damos mais ofertas aos responsáveis por este bonito comportamento.

Um outro ânimo na luta pela Europa

Grande vitória ontem para dar finalmente uma pequena alegria a todos os sportinguistas. Ainda para mais com uma equipa recheada de jovens formados nas nossas escolas e que evidenciam o valor que temos vindo a desperdiçar nos últimos anos. Quem vê o Dier e o Bruma a jogarem como jogaram ontem só pode ficar com esperança num futuro melhor.

Digno de registo foi também a exibição do Wolfswinkel. Apesar dos negócios ainda do tempo do outro senhor, provou ontem que é um excelente profissional e um grande avançado. E se aquele remate tem entrado...

É claro qeu todos irão discutir se  a presença do nosso presidente no banco poderá ter tido influência positiva ou se tudo foi apenas coincidência. Para mim é indiferente. O importante é que comece a resolver os problemas intermináveis criados pela antiga Direção. E se possível que vá ajudando na motivação do plantel com a sua presença e principalmente com liderança.

Para terminar, e mudando de assunto, o nosso futebol continua a provar a incompetência da sua gestão. Além de termos de ver o Boavista regressar à 1ª Liga (sim, porque o apito dourado foi todo ele invenção de alguém que queria prejudicar os clubes do norte - estou a ser muito irónico) vemos ainda outros clubes a não pagarem ordenados porque não têm avançados valiosos para vender. O que (não) faz a Liga para evitar estas situações? Existindo regulação e entregas de comprovativos para inscrição dos clubes como é possível assistirmos a estas vergonhas. Mais uma vez, saem prejudicados os clubes que tendo os salários em dia irão ficar atrás de outros clubes que vergonhosamente gastam o que não têm.