De volta de umas férias no estrangeiro, volto a escrever neste blog, agora sobre a seleção portuguesa. Deixo o Sporting para outro dia, porque o que há para dizer sobre o nosso clube não é nada positivo. Irei esperar mais uns dias...
Quanto ao jogo de hoje voltámos a ver uma seleção à imagem do treinador que temos. A ideia que dá é que depois daquele jogo com a Dinamarca, onde de facto jogámos muito bem, a equipa ganhou receio e perdeu a magia. Entramos nos jogos com medo, tacticamente cautelosos, sem assumir o que devíamos assumir, visto que no final de contas, somos a 3ª seleção do ranking da FIFA.
Além da falta de audácia, pareceu-me também que a equipa está débil fisicamente e sem dinâmica. O meio campo acusou falta de criatividade e muita dificuldade em abri espaços. E os passes simplesmente não saíam.
A única atenuante será a forma como a Costa do Marfim defendeu. 11 jogadores atrás da bola e sempre na expectativa.
A grande conclusão é que com treinadores assim, o futebol espectáculo ficará bem longe da África do Sul. Alguns ficam contentes com 1 ponto. A maioria certamente não.
terça-feira, 15 de junho de 2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Portugal Allez!
Alguém se importa de explicar?

Nani ao chegar a Lisboa disse que "a lesão cura-se numa semana". Ontem ao navegar um pouco na internet depois de uns dias desligado do mundo li estas declarações e fiquei perplexo. Uma semana? Então só perderia o primeiro jogo e veio embora da Africa do Sul??????? Pelo que vejo das reacções de hoje, não fui o unico a estranhar...Meio Portugal faz a mesma pergunta!
Era bom que alguém explicasse o que se está a passar! Ainda mais quando vemos Drogba com uma lesão aparentemente pior a fazer os possiveis e impossiveis para jogar...Com Scolari Nani teria vindo embora?
Pelos vistos Nani voltou contrariado e pouco convencido de que a lesão o impediria de participar no Mundial! Por outro lado Pepe parece ter ido fazer turismo à Africa do Sul! Estamos a brincar aos futebois, Sr. Queiroz?
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Baixa de peso para o Mundial

Passou despercebida a muita gente a lesão de Nani e a sua substituição por Ruben Amorim nos 23 para a Africa do Sul. Para os nossos jornais é muito mais importante a contratação de um qualquer guarda redes pelos vermelhuscos!
No entanto...esta é uma baixa de peso. Sem Nani, a selecção perde claramente qualidade e fica sem um dos seus maiores desiquilibradores. Perde claramente fantasia e quando for preciso ir atras do golo ou de virar resultados as dificuldades vão aumentar!
É um momento de infortunio para um jogador de que assumidamente gosto muito. De todos os que saíram do Sporting nos ultimos anos foi certamente aquele que tive mais pena de ver ir embora. E é um momento de enorme infortunio também para a nossa selecção. Vamos ver com que consequencias...
terça-feira, 8 de junho de 2010
Toldo???????? Deixem-se de Brincadeiras, por favor!
Os jornais têm referido com alguma insistência o suposto interesse do Sporting em Toldo, guarda redes suplente de Julio Cesar no Inter de Milão!
Pela minha parte, prefiro pensar que tudo isto não passa de especulação dos jornais. Porque a ser verdade, acho que anda tudo louco. Toldo tem 38 anos, está perto do final da carreira e nem titular no seu clube é... Deixem crescer Rui Patricio, não destruam os nossos jogadores e terão o futuro assegurado. A outra hipótese é embarcar em carnavais constantes e comprometer o futuro. Até porque...o Sporting tem lugares onde está muito mais carente e necessita de investir e quando o dinheiro é curto há que definir prioridades (lateral esquerda, centro da defesa, meio campo).
Além disso, não estou a gostar muito da maneira algo desprestigiante como o Clube ultimamente tem andado na boca de tudo quanto é empresario de jogadores de futebol. Não é nada bom para a nossa imagem...
Pela minha parte, prefiro pensar que tudo isto não passa de especulação dos jornais. Porque a ser verdade, acho que anda tudo louco. Toldo tem 38 anos, está perto do final da carreira e nem titular no seu clube é... Deixem crescer Rui Patricio, não destruam os nossos jogadores e terão o futuro assegurado. A outra hipótese é embarcar em carnavais constantes e comprometer o futuro. Até porque...o Sporting tem lugares onde está muito mais carente e necessita de investir e quando o dinheiro é curto há que definir prioridades (lateral esquerda, centro da defesa, meio campo).
Além disso, não estou a gostar muito da maneira algo desprestigiante como o Clube ultimamente tem andado na boca de tudo quanto é empresario de jogadores de futebol. Não é nada bom para a nossa imagem...
domingo, 6 de junho de 2010
Clube Portugal
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Os numeros da SAD
A SAD que gere o futebol do Sporting registou um prejuízo de 14,8 milhões de euros no período de 1 de Julho de 2009 a 31 de Março de 2010, divulgou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Estes numeros significam um agravamento de 8,6 milhões relativamente ao período homólogo anterior.
Ainda mais preocupante é a subida do total do capital próprio para 30,8 milhões de Euros negativos - quase o dobro do que existia em idêntico período anterior.
O passivo da SAD subiu 1,5 milhões de Euros, passando a ser de 144 milhões, enquanto o activo baixou em cerca de 13 milhões de euros - de 126,4 milhões em 31 de março de 2009 para 113,2 milhões.
Ficam os numeros...
Ainda mais preocupante é a subida do total do capital próprio para 30,8 milhões de Euros negativos - quase o dobro do que existia em idêntico período anterior.
O passivo da SAD subiu 1,5 milhões de Euros, passando a ser de 144 milhões, enquanto o activo baixou em cerca de 13 milhões de euros - de 126,4 milhões em 31 de março de 2009 para 113,2 milhões.
Ficam os numeros...
domingo, 30 de maio de 2010
Vice Campeões Europeus de Atletismo

O andebol fez história e o atletismo quase conseguia mais um feito dos muitos que engrandeceram o Sporting nas ultimas décadas. O título europeu falhou por uma unha negra.
A equipa masculina ficou em 2.º lugar na Taça dos Campeões Europeus, atrás do Luch Moscovo, numa decisão dramática, só resolvida na última prova da competição. À entrada para os 4x400 metros, a equipa russa tinha apenas 1 ponto de vantagem, mas a prova não correu bem, tendo o Sporting obtido o 6.º lugar contra o 2º do Luch, que acabou a Taça com mais 5 pontos que nós.
Parabéns de qualquer modo a estes leões, vice campeões europeus.
sábado, 29 de maio de 2010
Sporting, vencedor da Taça Challenge 2009/2010!

Deve ter sido fantastico o fim de tarde hoje para quem pode ir até Almada. Para quem não pode, como eu, soube também muito bem acompanhar na televisão esta vitoria historica do andebol portugues conquistada pelo nosso Sporting.
Ao intervalo, a taça parecia mais que ganha, mas aqueles 6-7 minutos finais chegaram a ter momentos de algum sofrimento até fazermos o 26-24 que selou a vitória com tão pouco tempo já para jogar. O MMTS Kwidzyn nunca se entregou e acabou por abrilhantar a nossa vitória!
Grande destaque para o jogão que o nosso guarda-redes Humberto Gomes arrancou...E para o Hugo Malcato que, depois da deslocação à Polonia, ceramente vibrou bastante no meio de todos aqueles Sportinguistas que fizeram a festa em Almada!
Das bancadas de Almada tira-se uma lição. Saibam os dirigentes do Sporting perceber a grandeza do clube porque os sportinguistas continuam cáe não voltam costas ao seu clube!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
O Defeso
Que coisa linda é esta do defeso para vender jornais. Todos entram, todos saiem, aparecem nomes novos todos os dias, mas coisas concretas até agora...niente.
Segundo os jornais, podem entrar: Carrizo, Evandro, Lazzareti, Maniche, Petrovic, Valdes, Boghossian.
Podem saír: Grimmi, Izmailov, Veloso, Moutinho, Vukcevik.
Baralhando e voltando a dar, em quantos destes será que os jornais vão acertar?
Já agora uma nota importante - sem guito fica tudo muito dificil. E isso pode complicar muito a vida ao Sporting na hora de...vender. A necessidade de dinheiro para comprar pode diminuir a capacidade negocial para vender bem Veloso e eventualmente Izmailov e Moutinho (espero que este não seja vendido...)!
Segundo os jornais, podem entrar: Carrizo, Evandro, Lazzareti, Maniche, Petrovic, Valdes, Boghossian.
Podem saír: Grimmi, Izmailov, Veloso, Moutinho, Vukcevik.
Baralhando e voltando a dar, em quantos destes será que os jornais vão acertar?
Já agora uma nota importante - sem guito fica tudo muito dificil. E isso pode complicar muito a vida ao Sporting na hora de...vender. A necessidade de dinheiro para comprar pode diminuir a capacidade negocial para vender bem Veloso e eventualmente Izmailov e Moutinho (espero que este não seja vendido...)!
sexta-feira, 21 de maio de 2010
O que vai fazer a PJ a respeito disto?
É interessante a noticia extraída do record online de hoje a respeito da coação de adeptos a arbitros e que se transcreve a seguir:
"O presidente demissionário da Liga Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, reuniu-se com o diretor nacional da Polícia Judiciária para denunciar as ameaças e coação que quatro árbitros sofreram durante os últimos oito meses.
Hoje foi divulgado que a PJ constituiu arguidos nove jovens adeptos de "um clube de Lisboa", da primeira liga, suspeitos de injúrias, coação e ameaças em relação a quatro árbitros de futebol profissional, durante os últimos oito meses. Segundo fonte ligada ao processo disse à agência Lusa, os suspeitos "seriam adeptos do Benfica".
Fonte da Liga adiantou à Lusa que foi registado "com satisfação que uma reunião pedida por Hermínio Loureiro ao diretor nacional da PJ sobre a matéria está a dar resultados", adiantando que a Liga deu todo o apoio à participação feita pelos árbitros.
"Hermínio Loureiro sempre expressou tolerância zero à violência no futebol", frisou a fonte.
Fonte da PJ disse à agência Lusa que os arguidos "antes dos jogos do clube em causa coagiam e fazia ameaças à integridade física e de morte aos árbitros nomeados e aos seus familiares".
A mesma fonte adiantou que, por agora, "não há indícios que levem a polícia a considerar que se tratam de elementos claques organizadas, com instruções do próprio clube".
"Não temos elementos que provem o envolvimento do clube. Porém, as investigações continuam para apurar as relações entre os nove arguidos e a eventual ligação com o clube de Lisboa", disse a fonte policial.
As ameaças eram feitas por telemóvel, nomeadamente por sms tendo hoje a PJ realizado nove buscas domiciliárias, em Paredes, Rio Tinto, Tondela, Nordeste, Lisboa e Ponta Delegada.
Nas buscas foram apreendidos onze telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e documentos.
Os arguidos foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência, a mais ligeira medida de coação."
In Record online, 2010.05.21
E agora? Que seguimento vão estes factos ter? Ou será o seguimento do costume?
Aproveito para expressar o meu espanto perante a publicação desta noticia pelos jornais. Normalmente qualquer coisa negativa que envolva o Benfica é censurada na fonte (vidé as investigações do ministerio publico relativamente aos 65 milhões da EPUL).
"O presidente demissionário da Liga Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, reuniu-se com o diretor nacional da Polícia Judiciária para denunciar as ameaças e coação que quatro árbitros sofreram durante os últimos oito meses.
Hoje foi divulgado que a PJ constituiu arguidos nove jovens adeptos de "um clube de Lisboa", da primeira liga, suspeitos de injúrias, coação e ameaças em relação a quatro árbitros de futebol profissional, durante os últimos oito meses. Segundo fonte ligada ao processo disse à agência Lusa, os suspeitos "seriam adeptos do Benfica".
Fonte da Liga adiantou à Lusa que foi registado "com satisfação que uma reunião pedida por Hermínio Loureiro ao diretor nacional da PJ sobre a matéria está a dar resultados", adiantando que a Liga deu todo o apoio à participação feita pelos árbitros.
"Hermínio Loureiro sempre expressou tolerância zero à violência no futebol", frisou a fonte.
Fonte da PJ disse à agência Lusa que os arguidos "antes dos jogos do clube em causa coagiam e fazia ameaças à integridade física e de morte aos árbitros nomeados e aos seus familiares".
A mesma fonte adiantou que, por agora, "não há indícios que levem a polícia a considerar que se tratam de elementos claques organizadas, com instruções do próprio clube".
"Não temos elementos que provem o envolvimento do clube. Porém, as investigações continuam para apurar as relações entre os nove arguidos e a eventual ligação com o clube de Lisboa", disse a fonte policial.
As ameaças eram feitas por telemóvel, nomeadamente por sms tendo hoje a PJ realizado nove buscas domiciliárias, em Paredes, Rio Tinto, Tondela, Nordeste, Lisboa e Ponta Delegada.
Nas buscas foram apreendidos onze telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e documentos.
Os arguidos foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência, a mais ligeira medida de coação."
In Record online, 2010.05.21
E agora? Que seguimento vão estes factos ter? Ou será o seguimento do costume?
Aproveito para expressar o meu espanto perante a publicação desta noticia pelos jornais. Normalmente qualquer coisa negativa que envolva o Benfica é censurada na fonte (vidé as investigações do ministerio publico relativamente aos 65 milhões da EPUL).
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Exercicio Aritmetico
Pegando em tudo o que diz para o plantel da proxima epoca, podemos partir de uma base fixa, mais ou menos assim:
GR: Rui Patricio
Laterais: Abel, João Pereira, Grimi
Centrais: Carriço, Tonel
Médios: Pedro Mendes, Moutinho,Pereirinha(?), Andre Santos, Maniche (?), Vukcevik (?), Matias Fernandez
Avançados: Liedson, Saleiro, Djaló, Pongolle, Postiga(?)
Partindo desta base e acreditando que Postiga e um dos elementos do duo Pereirinha/ Vukcevik poderão saír e partindo ainda de um possivel encaixe de 27/28 M€ (Veloso, Izmailov, Stoikovik), essa verba teria de ser investida em:
- 1 GR que possa fazer concorrencia real a Patricio
- 1 Lateral esquerdo de qualidade
- 1 bom central
- 2/3 medios com qualidade, sendo que 2 devem poder jogar nas alas
- Eventualmente 1 avançado, se Postiga saír
Este é um mero exercicio aritmetico e especulativo, tendo em conta todas as noticias que têm vindo a lume e não tem nada de opinativo em relação aos jogadores que vão ficar/ saír/ estarão contratados (Maniche?).
GR: Rui Patricio
Laterais: Abel, João Pereira, Grimi
Centrais: Carriço, Tonel
Médios: Pedro Mendes, Moutinho,Pereirinha(?), Andre Santos, Maniche (?), Vukcevik (?), Matias Fernandez
Avançados: Liedson, Saleiro, Djaló, Pongolle, Postiga(?)
Partindo desta base e acreditando que Postiga e um dos elementos do duo Pereirinha/ Vukcevik poderão saír e partindo ainda de um possivel encaixe de 27/28 M€ (Veloso, Izmailov, Stoikovik), essa verba teria de ser investida em:
- 1 GR que possa fazer concorrencia real a Patricio
- 1 Lateral esquerdo de qualidade
- 1 bom central
- 2/3 medios com qualidade, sendo que 2 devem poder jogar nas alas
- Eventualmente 1 avançado, se Postiga saír
Este é um mero exercicio aritmetico e especulativo, tendo em conta todas as noticias que têm vindo a lume e não tem nada de opinativo em relação aos jogadores que vão ficar/ saír/ estarão contratados (Maniche?).
Andebol - Final da Taça Challenge
Provavelmente, todos os socios terão recebido a mesma mensgem que eu recebi por mail. De qualquer modo, transcrevo a informação recebida para todos os potenciais interessados:
"A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, garantiu pela primeira vez na história do clube o apuramento para a final de uma competição europeia, a Taça Challenge. A final desta competição disputa-se em dois jogos.
A primeira mão da final será jogada no próximo domingo dia 23 de Maio de 2010, na Polónia contra a equipa MMTS Kwidzyn.
No próximo dia 29 de Maio de 2010, pelas 19.30H, cabe ao Sporting receber no Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada", a segunda mão da final.
Os bilhetes serão colocados à venda na próxima 3ªfeira dia 18 de Maio de 2010, nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, das 12.30H às 19.30H.
Numa primeira fase, os bilhetes são em exclusivo para sócios e limitado à aquisição de 2 por associado, tendo os portadores de Gamebox Andebol direito garantido de aquisição de ingressos, até 6ª feira dia 21 de Maio de 2010.
Os bilhetes para adeptos serão disponibilizados a partir do próximo dia 25 de Maio de 2010.
Tabela de Preços:
Sócio c/ Gamebox Andebol, Bancada A ou B: € 4,00
Sócio Bancada B: € 6,00
Sócio Bancada A: € 8,00
Adeptos: € 10,00"
BORA LÁ AJUDAR A GANHAR ESTA TAÇA!
"A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, garantiu pela primeira vez na história do clube o apuramento para a final de uma competição europeia, a Taça Challenge. A final desta competição disputa-se em dois jogos.
A primeira mão da final será jogada no próximo domingo dia 23 de Maio de 2010, na Polónia contra a equipa MMTS Kwidzyn.
No próximo dia 29 de Maio de 2010, pelas 19.30H, cabe ao Sporting receber no Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada", a segunda mão da final.
Os bilhetes serão colocados à venda na próxima 3ªfeira dia 18 de Maio de 2010, nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, das 12.30H às 19.30H.
Numa primeira fase, os bilhetes são em exclusivo para sócios e limitado à aquisição de 2 por associado, tendo os portadores de Gamebox Andebol direito garantido de aquisição de ingressos, até 6ª feira dia 21 de Maio de 2010.
Os bilhetes para adeptos serão disponibilizados a partir do próximo dia 25 de Maio de 2010.
Tabela de Preços:
Sócio c/ Gamebox Andebol, Bancada A ou B: € 4,00
Sócio Bancada B: € 6,00
Sócio Bancada A: € 8,00
Adeptos: € 10,00"
BORA LÁ AJUDAR A GANHAR ESTA TAÇA!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Conclusão da época 2009/2001
Um dos dados a reter da época já terminada é o número de espectadores que tivemos no Estádio Alvalade XXI. Segundo dados do Record, constata-se o seguinte:
- Tivemos 369 mil espectadores nos 15 jogos da Liga, o que representa uma média de 24,6 mil especatadores por jogo. Tenho quase como certeza que foi a pior média do novo estádio;
- Esta média representa um decréscimo de cerca de 1900 espectadores por jogo face à época anterior, que por si, já não era uma grande média ;
- Apenas nos jogos com o Benfica (46 mil) e Guimarães (35 mil) tivemos mais de 30 mil espectadores. Depois tivemos 10 jogos entre os 20 e os 30 mil e 3 jogos abaixo dos 20 mil;
- Os principais adversários: O benfica viu a sua média subir de 36 mil para 50 mil e o porto teve um decréscimo de 39 mil para 33 mil;
- Preocupante é o facto de a média do Sporting (25 mil) estar apenas 9 mil espectadores acima do 4º clube (Guimarães) e 11 mil acima do 5º clube (Braga)
- Igualmente preocupante, mas para o futebol português, é termos 11 equipas com médias abaixo dos 5 mil. Incrível como o clube com menos espectadores teve durante a época toda menos espectadores do que aqueles que foram ver o Sporting-Leiria (25 mil).
Com isto, as minha duas conclusões são:
1. o número de espectadores no estádio está fortemente relacionado com a qualidade do espectáculo;
2. no caso do Sporting importa rapidamente inverter estes números, fazendo um esforço por ter uma equipa que jogue melhor futebol.
- Tivemos 369 mil espectadores nos 15 jogos da Liga, o que representa uma média de 24,6 mil especatadores por jogo. Tenho quase como certeza que foi a pior média do novo estádio;
- Esta média representa um decréscimo de cerca de 1900 espectadores por jogo face à época anterior, que por si, já não era uma grande média ;
- Apenas nos jogos com o Benfica (46 mil) e Guimarães (35 mil) tivemos mais de 30 mil espectadores. Depois tivemos 10 jogos entre os 20 e os 30 mil e 3 jogos abaixo dos 20 mil;
- Os principais adversários: O benfica viu a sua média subir de 36 mil para 50 mil e o porto teve um decréscimo de 39 mil para 33 mil;
- Preocupante é o facto de a média do Sporting (25 mil) estar apenas 9 mil espectadores acima do 4º clube (Guimarães) e 11 mil acima do 5º clube (Braga)
- Igualmente preocupante, mas para o futebol português, é termos 11 equipas com médias abaixo dos 5 mil. Incrível como o clube com menos espectadores teve durante a época toda menos espectadores do que aqueles que foram ver o Sporting-Leiria (25 mil).
Com isto, as minha duas conclusões são:
1. o número de espectadores no estádio está fortemente relacionado com a qualidade do espectáculo;
2. no caso do Sporting importa rapidamente inverter estes números, fazendo um esforço por ter uma equipa que jogue melhor futebol.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
A minha Solidariedade e o meu Repudio


A minha solidariedade vai inteirinha para João Moutinho. A sua exclusão dos 23 para a Africa do Sul é qualquer coisa de incompreensivel, mesmo tendo em atenção a fraca época que fez. Seria sempre um joker essencial para qualquer posição no nosso meio campo, mesmo que não jogasse de inicio. É totalmente incompreensivel esta decisão de Queiroz que se deve certamente a razões que a própria razão desconhece.
O meu repudio vai inteirinho para o Sr. Presidente da Camara Municipal de Lisboa. Na linha de Santana Lopes, Carmona Rodrigues ou Sá Fernandes, os nossos Politicos continuam a não querer ser sérios e a usar o Benfica como arma de arremesso para ganharem votos. "O Benfica é a bandeira da cidade de Lisboa"?????????
Felizmente no Sporting nenhum de nós votaria no A ou no B porque beneficiou ou prejudicou o nosso clube, mas o facto de o grau cultural médio ser muitíssimo superior tem custos elevados. Shame on You, Sr. Presidente da Câmara! O Senhor devia mais respeito a grande parte dos seus municipes!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

