Olhando para o actual plantel do Sporting e ainda antes dos ajustes necessários para se chegar á versão final com 25/26 nomes, vemos 9 miudos da nossa cantera ou aparentados, com potencial:
- Rui Patricio
. Victor Golas
- Daniel Carriço
- Miguel Veloso
- Andre Santos
- Andre Martins
- Yanick Djaló
- Carlos Saleiro
- Diogo Salomão
Este facto seria um sinal muito optimista se não nos lembrassemos dos antecedentes:
- Pereirinha
- Adrien Silva
- Moutinho
- Cristiano Ronaldo
- Quaresma
- Hugo Viana
- Nani
- Futre
- Simão Sabrosa
- Beto (GR)
- Varela
- Nuno Valente
- Lourenço
- Poejo
- Porfírio
- Luis Boa Morte
- Amaral
- Dani
- Litos
- Carlos Xavier
- Morato
...
Olhando para todos estes nomes e para outros jogadores formados em Alvalade dava para fazer uma equipa com:
Beto, Pereirinha, Daniel Carriço, Venancio, Nuno Valente, Miguel Veloso, Figo, Nani, Hugo Viana, Futre, Cristino Ronaldo.
E ainda ficavam de fora Morato, Beto, Quaresma, Simão Sabrosa, Moutinho, Litos, Dani e Varela.
Incluo Pereirinha como LD porque me parece ser o lugar onde o seu desempenho mais poderia ser optimizado e tenho pena que não se tenha apostado nele nesse lugar.
E no entanto...ou por que se perderam pelo caminho ou porque nem chegaram a aquecer no onze do Sporting (Ronaldo, Nani, Futre, Hugo Viana, Simão ou Quaresma) a nossa realidade desportiva é a que conhecemos.
Formação, sim! Mas formação que ajude os jogadores a crescer e formação que permita ao Sporting tirar proveitos desportivos dos jogadores formados. E isso passa pela Gestão que deve perceber alguma coisa do fenómeno futebol (o que não tem sido o caso) mas também pelos sócios que não podem fazer coisas como as que têm sido feitas a Rui Patricio (vai ser um excelente GR, mas longe de Alvalade, infelizmente).
terça-feira, 20 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Afinal...
Da noite de ontem ficou a sensação que o bom futebol poderá voltar a Alvalade. O adversário era forte, e mesmo apesar de uma entrada mais tremida, cedo se percebeu que algo mudou.
O meu destaque vai sem dúvida para Maniche. Mostrou que será ele a dinamizar o futebol ofensivo do Sporting. Na minha opinião, é um jogador à Barcelona. Forte dinâmica, passe rápido e certo e uma excelente capacidade de remate.
Também gostei do André Santos, Diogo Salomão, Valdez e de alguns momentos do Matias.
Colectivamente destaco a melhoria na marcação das bolas paradas. Parece haver mais treino nessa vertente.
Para melhorar, o trabalho defensivo, que ontem voltou a possibilitar algumas jogadas de perigo que eram desnecessárias.
Para terminar, o apoio dos sócios e adeptos. Viu-se que a equipa apreciou e correspondeu ao bonito apoio que lhes foi dado. Isto apesar de ainda existir uma quantidade reduzida de "sportinguistas" que teimam em assobiar (completamente desfazados do ambiente de ontem e daquilo que é o nosso dever).
O meu destaque vai sem dúvida para Maniche. Mostrou que será ele a dinamizar o futebol ofensivo do Sporting. Na minha opinião, é um jogador à Barcelona. Forte dinâmica, passe rápido e certo e uma excelente capacidade de remate.
Também gostei do André Santos, Diogo Salomão, Valdez e de alguns momentos do Matias.
Colectivamente destaco a melhoria na marcação das bolas paradas. Parece haver mais treino nessa vertente.
Para melhorar, o trabalho defensivo, que ontem voltou a possibilitar algumas jogadas de perigo que eram desnecessárias.
Para terminar, o apoio dos sócios e adeptos. Viu-se que a equipa apreciou e correspondeu ao bonito apoio que lhes foi dado. Isto apesar de ainda existir uma quantidade reduzida de "sportinguistas" que teimam em assobiar (completamente desfazados do ambiente de ontem e daquilo que é o nosso dever).
domingo, 18 de julho de 2010
Apresentação
Mais logo teremos o primeiro jogo no estádio de Alvalade. É a apresentação do plantel do Sporting para a época 2010/2011 e logo contra uma equipa que figura certamente na lista das 10 melhores equipas da Europa.
Depois da desilusão do jogo contra o PSG, hoje será certamente um jogo complicado. Não só pelo valor do adversário, mas principalmente pelo estado de espírito dos sócios do Sporting. A moral está baixa e todos nós esperamos por uma melhoria acentuada da qualidade de jogo do nosso clube.
E por isso volto a dizer que a pressão é alta, principalmente para o técnico Paulo Sérgio. Muitos dirão que não tem jogadores. Eu não concordo. Com estes jogadores, é possível construir uma equipa de qualidade com potencial para grandes exibições. É isso que espero dele e não títulos.
Quanto aos jogadores, há muita curiosidade para:
1- ver jogar o Valdes. Pareceu-me que, nos poucos minutos que jogou, tem muita qualidade;
2- ver se o Pongolle vai finalmente assegurar o lugar no onze;
3- ver se o Evaldo comprova a profundidade ofensiva que todos esperamos.
Depois da desilusão do jogo contra o PSG, hoje será certamente um jogo complicado. Não só pelo valor do adversário, mas principalmente pelo estado de espírito dos sócios do Sporting. A moral está baixa e todos nós esperamos por uma melhoria acentuada da qualidade de jogo do nosso clube.
E por isso volto a dizer que a pressão é alta, principalmente para o técnico Paulo Sérgio. Muitos dirão que não tem jogadores. Eu não concordo. Com estes jogadores, é possível construir uma equipa de qualidade com potencial para grandes exibições. É isso que espero dele e não títulos.
Quanto aos jogadores, há muita curiosidade para:
1- ver jogar o Valdes. Pareceu-me que, nos poucos minutos que jogou, tem muita qualidade;
2- ver se o Pongolle vai finalmente assegurar o lugar no onze;
3- ver se o Evaldo comprova a profundidade ofensiva que todos esperamos.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Continuemos de olhos bem fechados
O problema não é só nacional. Já é mundial.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=434955
Continuemos, aqui no nosso clube, a dar carta branca a dirigentes incompetentes que nem umas contas do Grupo Sporting podem apresentar.
Nesta área, não somos claramente o exemplo a seguir, se é que há algum.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=434955
Continuemos, aqui no nosso clube, a dar carta branca a dirigentes incompetentes que nem umas contas do Grupo Sporting podem apresentar.
Nesta área, não somos claramente o exemplo a seguir, se é que há algum.
Ainda não foi desta
Ainda não foi ontem que a nossa moral subiu um pouco. Antes pelo contrário. Os problemas existentes o ano passado continuam bem presentes nas exibições do Sporting:
- pouca dinâmica no meio campo com consequência nos passes longos como única alternativa para quem é pressioando pelo adversário
- níveis fracos de resistência, força e velocidade
- mau posicionamento defensivo e pouca agressividade nas bolas paradas
- más marcações de livres e cantos (apesar de ontem lá ter saído um livre bem marcado)
Eu acho que com estes jogadores, o trabalho da equipa técnica deverá ser suficiente para termos um futebol mais vistoso e obtermos melhores resultados. Até concordo que me digam que será insuficiente para ganhar o campeonato, mas nessa área estamos dependentes das receitas que ano após anos decrescem e que não nos possibilitam comprar jogadores de top.
Resta-nos dar tempo e ter fé que esta equipa técnica ainda vai conseguir alterar este rumo.
- pouca dinâmica no meio campo com consequência nos passes longos como única alternativa para quem é pressioando pelo adversário
- níveis fracos de resistência, força e velocidade
- mau posicionamento defensivo e pouca agressividade nas bolas paradas
- más marcações de livres e cantos (apesar de ontem lá ter saído um livre bem marcado)
Eu acho que com estes jogadores, o trabalho da equipa técnica deverá ser suficiente para termos um futebol mais vistoso e obtermos melhores resultados. Até concordo que me digam que será insuficiente para ganhar o campeonato, mas nessa área estamos dependentes das receitas que ano após anos decrescem e que não nos possibilitam comprar jogadores de top.
Resta-nos dar tempo e ter fé que esta equipa técnica ainda vai conseguir alterar este rumo.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Mandem-nos a Taça!
Thanks Spain for getting the world cup for Portugal.
According to the 1494 Treaty of Tordesillas everything conquered by Spain east of 46 degree meridian is indeed property of Portugal.
Can you please fedex the cup?
According to the 1494 Treaty of Tordesillas everything conquered by Spain east of 46 degree meridian is indeed property of Portugal.
Can you please fedex the cup?
terça-feira, 13 de julho de 2010
Izmailov e Espanha
Hoje queria escrever sobre dois pontos:
1. Izmailov
É com grande tristeza que leio as noticias que referem a necessidade de nova operação. Tenho muita pena de ver um jogador como Izmailov a ficar novamente fora dos relvados. E o Sporting irá certamente sentir muita falta de um jogador que a 100% seria com certeza titular e acrescentaria qualidade ao nosso futebol. Abstenho-me de comentar uma possível responsabilidade do clube, nomeadamente, da equipa médica.
2. Espanha
Ao ver o jogo da final do mundial, não conseguia deixar de pensar no seguinte: porque é que os clubes, e falando no que me interessa - o Sporting, não copia o estilo de jogo das melhores equipas do mundo (Espanha e Barcelona)? Quando digo copiar falo em 3 factos básicos do futebol praticado por estas equipas, e que a meu ver não são dificeis de implementar:
i) aposta na qualidade do passe, na maioria sendo passes curtos
ii) uma forte dinâmica ofensiva com grande destaque para movimentações dos jogadores que não têm bola (chama-se abrir linhas de passe)
iii) forte componente fisica - jogadores com força, que correm o jogo todo e que no um para um raramente perdem uma bola
No Sporting continuamos a assitir a uma quantidade excessiva de passes longos para fora de campo ou para os adversários e uma quantidade assustadora de bolas paradas mal marcadas. Foi assim durante as últimas 2 épocas e nestes primeiros 2 jogos. Espero que seja porque o trabalho da nova equipa técnica ainda não teve tempo para dar frutos.
1. Izmailov
É com grande tristeza que leio as noticias que referem a necessidade de nova operação. Tenho muita pena de ver um jogador como Izmailov a ficar novamente fora dos relvados. E o Sporting irá certamente sentir muita falta de um jogador que a 100% seria com certeza titular e acrescentaria qualidade ao nosso futebol. Abstenho-me de comentar uma possível responsabilidade do clube, nomeadamente, da equipa médica.
2. Espanha
Ao ver o jogo da final do mundial, não conseguia deixar de pensar no seguinte: porque é que os clubes, e falando no que me interessa - o Sporting, não copia o estilo de jogo das melhores equipas do mundo (Espanha e Barcelona)? Quando digo copiar falo em 3 factos básicos do futebol praticado por estas equipas, e que a meu ver não são dificeis de implementar:
i) aposta na qualidade do passe, na maioria sendo passes curtos
ii) uma forte dinâmica ofensiva com grande destaque para movimentações dos jogadores que não têm bola (chama-se abrir linhas de passe)
iii) forte componente fisica - jogadores com força, que correm o jogo todo e que no um para um raramente perdem uma bola
No Sporting continuamos a assitir a uma quantidade excessiva de passes longos para fora de campo ou para os adversários e uma quantidade assustadora de bolas paradas mal marcadas. Foi assim durante as últimas 2 épocas e nestes primeiros 2 jogos. Espero que seja porque o trabalho da nova equipa técnica ainda não teve tempo para dar frutos.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Este Homem merece uma estátua!

Ainda a propósito do episódio Moutinho, gostava de deixar aqui a proposta de se fazer uma estátua para o Homem que em 4 anos, além de não ganhar um campeonato e de nos ter "oferecido" a maior humilhação de sempre na Europa, conseguiu destruír por completo os activos mais preciosos do Sporting! Moutinho, Miguel Veloso, Djaló, Pereirinha, Adrien, Postiga, Izmailov, Fernandez, Vukcevik valem hoje zero ou metade do que valiam quando apareceram. Nalguns dos casos (Postiga, Fernandez) pode-se sempre alegar que o valor deles é baixo, o que nos leva fatalmente a outra pergunta: quem avalizou a sua contratação?
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Plantel cheio de indefinições
Como será o plantel para 2010/11? As indefinições são ainda mais que muitas (quem fica, quem sai, quem ainda vem).
Temos então assim:
- Firmes (20):
GR: Patricio, Tiago
LD: João Pereira, Abel
LE: Evaldo, Grimmi
Centrais: Carriço, Tonel, Torsigleri, Nuno Andre Coelho
Medios: Pedro Mendes, Maniche, Andre Santos, Matias Fernandez, Valdés
Avançados: Liedson, Pongolle, Postiga, Saleiro, Djaló
Nota: Dos 20, 6 são novos o que dá uma altíssima taxa de rotatividade!
- Duvidas:
GR: Vitor Golas, (1 contratação?)
Centrais: Polga, Caneira, Mexer
Medios: Miguel Veloso, Andre Martins, Vukcevik, Izmailov, Fabio Aurelio, (1/2 contratações?)
Avançados: Diogo Salomão, (1 contratação?)
Partindo do princípio que o plantel terá 24/25 jogadores, haverá que juntar mais 4/5 aos que estão certos, dos quais provavelmente 1 será GR, 3 serão médios e 0/1 avançados.
Vamos ver no que dá. Dos que estão em duvida, gostava que Veloso ficasse e Fabio Aurelio poderia ser uma boa contratação. Relativamente aos outros 2/3 era melhor virem de fora, sendo que Diogo Salomão deverá rodar para chegar mais tarde em condições de poder jogar com regularidade.
Em termos de numeros e fazendo contas redondas pelo que tem sido noticiado, teremos até ao momento:
- Despesa: 8,5 milhões (Evaldo, Torsigleri, Valdés)
- Encaixe: 10 Milhões: Moutinho (poderá vir mais qualquer coisinha por Stoikovik?)
Se vierem propostas que permitam recuperar o investimento feito, acho que era de vender Izmailov e Vukcevik. Alias, no caso do primeiro, ao contrario do que aconteceu por Moutinho, não me repugnava nada que fosse vendio ao FCP desde que se recuperasse o investimento. Ter no plantel um jogador que passa 60% do tempo lesionado não me parece boa politica...
Temos então assim:
- Firmes (20):
GR: Patricio, Tiago
LD: João Pereira, Abel
LE: Evaldo, Grimmi
Centrais: Carriço, Tonel, Torsigleri, Nuno Andre Coelho
Medios: Pedro Mendes, Maniche, Andre Santos, Matias Fernandez, Valdés
Avançados: Liedson, Pongolle, Postiga, Saleiro, Djaló
Nota: Dos 20, 6 são novos o que dá uma altíssima taxa de rotatividade!
- Duvidas:
GR: Vitor Golas, (1 contratação?)
Centrais: Polga, Caneira, Mexer
Medios: Miguel Veloso, Andre Martins, Vukcevik, Izmailov, Fabio Aurelio, (1/2 contratações?)
Avançados: Diogo Salomão, (1 contratação?)
Partindo do princípio que o plantel terá 24/25 jogadores, haverá que juntar mais 4/5 aos que estão certos, dos quais provavelmente 1 será GR, 3 serão médios e 0/1 avançados.
Vamos ver no que dá. Dos que estão em duvida, gostava que Veloso ficasse e Fabio Aurelio poderia ser uma boa contratação. Relativamente aos outros 2/3 era melhor virem de fora, sendo que Diogo Salomão deverá rodar para chegar mais tarde em condições de poder jogar com regularidade.
Em termos de numeros e fazendo contas redondas pelo que tem sido noticiado, teremos até ao momento:
- Despesa: 8,5 milhões (Evaldo, Torsigleri, Valdés)
- Encaixe: 10 Milhões: Moutinho (poderá vir mais qualquer coisinha por Stoikovik?)
Se vierem propostas que permitam recuperar o investimento feito, acho que era de vender Izmailov e Vukcevik. Alias, no caso do primeiro, ao contrario do que aconteceu por Moutinho, não me repugnava nada que fosse vendio ao FCP desde que se recuperasse o investimento. Ter no plantel um jogador que passa 60% do tempo lesionado não me parece boa politica...
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Renegociação de Direitos Televisivos
Fica o registo da noticia sobre a renociação dos direitos televisivos com a Controlinveste (fonte "Ojogo online" de hoje):
"O Sporting vai embolsar 108 milhões de euros com a renegociação do contrato de direitos televisivos e publicidade dos jogos da Liga, ontem comunicada à CMVM. Os leões tinham com a PPTV (Publicidade de Portugal e Televisão, SA, do Grupo Controlinveste) um contrato válido por mais três épocas, até 2012/13, estendendo agora a duração do mesmo por mais cinco temporadas, até 2017/18.
O valor divulgado à CMVM diz respeito às próximas oito épocas, o que significa que o emblema verde e branco vai receber, anualmente, cerca de 13,75 milhões de euros pelos direitos televisivos dos jogos da principal prova da Liga de clubes que a equipa principal disputar na sua própria casa. A verba corresponde a um aumento significativo (calcula-se que seja superior a cinquenta por cento) em relação ao anterior contrato.
Setenta por cento da verba será entregue à SCS (Sporting, Comércio e Serviços, SA), recebendo a Sporting SAD os restantes trinta por cento, conforme pode ler-se no comunicado divulgado pela CMVM: "Os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS o montante de 75,6 milhões de euros e para a Sporting SAD o de 32,4 milhões de euros."
No âmbito do processo de restruturação financeira do clube, a verba deverá vir a ser, no entanto, canalizada em absoluto para a Sporting SAD. Isto porque, de acordo com uma decisão aprovada numa AG de Outubro de 2009 (mas ainda não oficializada), a SCS será em breve integrada na estrutura da Sporting SAD."
Salta á vista uma constatação e asslta-me uma duvida:
- O Sporting Clube de Portugal recebe ZERO, sendo o dinheiro canalizado na íntegra para a SAD!
- O Plano de Pagamentos não consta da noticia, ficando a duvida se o dinheiro será pago á cabeça ou anualmente por tranches. Espero sinceramente que o pagamento seja feito de acordo com a segunda hipótese, senão...Deus nos livre...porque desconfio que o dinheiro vai ser queimado rapidamente e ficamos com o futuro totalmente comprometido.
Deixo também aqui a minha indignação por o accionista maioritário da SAD se permitir o direito de renegociar a tão longo prazo quando o seu mandato acaba em 2013. Quem vier a seguir fica de mãos e pés atados perante os compromissos assumidos por esta Direcção!
"O Sporting vai embolsar 108 milhões de euros com a renegociação do contrato de direitos televisivos e publicidade dos jogos da Liga, ontem comunicada à CMVM. Os leões tinham com a PPTV (Publicidade de Portugal e Televisão, SA, do Grupo Controlinveste) um contrato válido por mais três épocas, até 2012/13, estendendo agora a duração do mesmo por mais cinco temporadas, até 2017/18.
O valor divulgado à CMVM diz respeito às próximas oito épocas, o que significa que o emblema verde e branco vai receber, anualmente, cerca de 13,75 milhões de euros pelos direitos televisivos dos jogos da principal prova da Liga de clubes que a equipa principal disputar na sua própria casa. A verba corresponde a um aumento significativo (calcula-se que seja superior a cinquenta por cento) em relação ao anterior contrato.
Setenta por cento da verba será entregue à SCS (Sporting, Comércio e Serviços, SA), recebendo a Sporting SAD os restantes trinta por cento, conforme pode ler-se no comunicado divulgado pela CMVM: "Os proveitos globais provenientes do acordo celebrado serão repartidos entre ambas, revertendo para a SCS o montante de 75,6 milhões de euros e para a Sporting SAD o de 32,4 milhões de euros."
No âmbito do processo de restruturação financeira do clube, a verba deverá vir a ser, no entanto, canalizada em absoluto para a Sporting SAD. Isto porque, de acordo com uma decisão aprovada numa AG de Outubro de 2009 (mas ainda não oficializada), a SCS será em breve integrada na estrutura da Sporting SAD."
Salta á vista uma constatação e asslta-me uma duvida:
- O Sporting Clube de Portugal recebe ZERO, sendo o dinheiro canalizado na íntegra para a SAD!
- O Plano de Pagamentos não consta da noticia, ficando a duvida se o dinheiro será pago á cabeça ou anualmente por tranches. Espero sinceramente que o pagamento seja feito de acordo com a segunda hipótese, senão...Deus nos livre...porque desconfio que o dinheiro vai ser queimado rapidamente e ficamos com o futuro totalmente comprometido.
Deixo também aqui a minha indignação por o accionista maioritário da SAD se permitir o direito de renegociar a tão longo prazo quando o seu mandato acaba em 2013. Quem vier a seguir fica de mãos e pés atados perante os compromissos assumidos por esta Direcção!
terça-feira, 6 de julho de 2010
Um quadro para o Gabinete do Dr. Bettencourt...
Manolo Vidal
Nestes dias muito se tem falado de Manolo Vidal, a proposito da sua opinião de que a Academia forma bons jogadores mas tem falhado na componente humana.
Contudo, recordar Manolo Vidal é muito mais que falar neste topico. Recordar Manolo Vidal é falar de um Dirigente unico do ponto de vista profissional e humano. É falar de um grande Sportinguista, de um profissional unico, de um Homem íntegro!
Manolo Vidal terá hoje perto de 80 anos. Não sei se terá disponibilidade para se meter nos futebois outra vez. Mas a falta que um homem destes faz ao Sporting é enorme.
Se Manolo Vidal e José Manuel Torcato podessem voltar, trariam ao clube tudo aquilo que o Sporting não tem hoje. Profissionalismo, gestão, competencia, dedicação! E então se podessem voltar os dois e trazer com eles o Manel para funções Directivas no Sporting, isso seria o paraíso!
Eu sei que este desejo não passa de um desvaneio e um sonho. Mas não podia deixar de o exprimir aqui!
Gostava de deixar aqui um episodio passado há uns anos entre este nosso Galego (com orgulho) e o siciliano Pinto da Costa:
"No calor de uma refrega verbal entre Sporting e FC Porto, a propósito de já nem sabe bem o quê — a contratação de um jogador, um penalty, um golo mal anulado...—, veio Manolo Vidal para a praça pública lavrar o seu protesto enquanto responsável do clube de Alvalade.
Fê-lo ao seu estilo cavalheiresco, de dirigente com princípios, sem se alargar muito em discursos belicosos. Limitou-se, enfim, a mostrar a sua contrariedade sem grandes folclores. Respondeu-lhe o presidente do FC Porto de supetão, com uma entrada de «carrinho», com os dois pés, para utilizar um termo do jogo. Que Manolo Vidal não tinha razão nenhuma, que só dizia disparates, disse Pinto da Costa. E, «com a ironia do costume», tentou diminuir o director do futebol do rival fazendo pouco do seu sotaque «galego», troçando-lhe das origens.
Manolo Vidal não se ficou. Calçou um par de luvas brancas e respondeu, com a sua melhor cara, que tinha muito orgulho no seu sotaque «galego» e que de modo algum o trocaria por qualquer espécie de sotaque «siciliano». E perante esta demonstração de humor inglês, não se falou mais no assunto."
Contudo, recordar Manolo Vidal é muito mais que falar neste topico. Recordar Manolo Vidal é falar de um Dirigente unico do ponto de vista profissional e humano. É falar de um grande Sportinguista, de um profissional unico, de um Homem íntegro!
Manolo Vidal terá hoje perto de 80 anos. Não sei se terá disponibilidade para se meter nos futebois outra vez. Mas a falta que um homem destes faz ao Sporting é enorme.
Se Manolo Vidal e José Manuel Torcato podessem voltar, trariam ao clube tudo aquilo que o Sporting não tem hoje. Profissionalismo, gestão, competencia, dedicação! E então se podessem voltar os dois e trazer com eles o Manel para funções Directivas no Sporting, isso seria o paraíso!
Eu sei que este desejo não passa de um desvaneio e um sonho. Mas não podia deixar de o exprimir aqui!
Gostava de deixar aqui um episodio passado há uns anos entre este nosso Galego (com orgulho) e o siciliano Pinto da Costa:
"No calor de uma refrega verbal entre Sporting e FC Porto, a propósito de já nem sabe bem o quê — a contratação de um jogador, um penalty, um golo mal anulado...—, veio Manolo Vidal para a praça pública lavrar o seu protesto enquanto responsável do clube de Alvalade.
Fê-lo ao seu estilo cavalheiresco, de dirigente com princípios, sem se alargar muito em discursos belicosos. Limitou-se, enfim, a mostrar a sua contrariedade sem grandes folclores. Respondeu-lhe o presidente do FC Porto de supetão, com uma entrada de «carrinho», com os dois pés, para utilizar um termo do jogo. Que Manolo Vidal não tinha razão nenhuma, que só dizia disparates, disse Pinto da Costa. E, «com a ironia do costume», tentou diminuir o director do futebol do rival fazendo pouco do seu sotaque «galego», troçando-lhe das origens.
Manolo Vidal não se ficou. Calçou um par de luvas brancas e respondeu, com a sua melhor cara, que tinha muito orgulho no seu sotaque «galego» e que de modo algum o trocaria por qualquer espécie de sotaque «siciliano». E perante esta demonstração de humor inglês, não se falou mais no assunto."
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Não interessam os culpados, o pior são os efeitos...
Tenho lido muita coisa sobre a saída de Moutinho. Uns revoltados, outros a dizerem-se satisfeitos. Uns a culparem a Direcção do Sporting e Costinha, outros a vergastarem Moutinho!
Não vou neste post por aí. Não tenciono discutir a quente quem tem razão, embora pessoalmente culpe mais os Dirigentes que o jogador. Mas essa é uma opinião pessoal, que admito ser discutivel.
O que eu sei é que este terramoto provocou danos irreparaveis no Sporting! Provocou danos na equipa e no plantel, abriu precedentes para outros jogadores fazerem o mesmo e deu uma brutal machadada na auto-estima dos Sportinguistas, que demorará meses a sarar, se é que vai sarar em meses (depende do que Moutinho fizer com o emblema do FCP ao peito)!
E por tudo isso tinha de ser evitada. E seria certamente evitada numa estrutura profissional e organizada! Que o Sporting claramente não tem. Alias, só o facto de em 1 ano termos tido 3 Directores Desportivos fala por si. Quem manda no Sporting anda a tactear, não sabe o que quer, não sabe por onde vai.
A contratação de Directores Desportivos no Sporting faz lembrar a aquisição de Sistemas de Informação por algumas empresas. Não sabem o que querem, não conhecem os seus processos, andam a tactaer a sua organização interna, mas virá sempre o bendito Sistema que faz o pino, canta em russo, declama Pessoa e vai resolver os problemas todos por milagre...Resolve? Claro que não! Na maioria dos casos ainda os agrava!
Barbosa, Sa Pinto ou Costinha são os culpados? Obviamente que não! Quem está acima delega, pedindo soluções magicas, quando não faz a minima ideia do que quer sequer dum Director Desportivo!
Portanto, tudo aquilo que aconteceu nas ultimas 2 epocas é deploravel, mas logico. E esta começa ainda pior...
Moutinho é um malandro e um chulo? É certamente! Como o são a maioria dos jogadores profissionais de hoje. Primas Donas, Crianças Grandes e Mimadas, Gente Sem Valores! E como o são, há que saber geri-los. Exactamente como são e aceitando essa premissa! Infelizmente o Sporting há 15 anos que tem uns fantasticos gestores, com MBAs e tudo, mas que de futebol percebem...zero!E isso paga-se!
Seja a culpa de quem for, os efeitos deste caso vão ser davastadores para o Sporting! A não ser que...Costinha tenha uma estrategia fantastica que me está a escapar e que saiba o que está a fazer (posso estar enganado, mas parece-me mais tão perdido como o presidente).
Oxalá Costinha saiba o que está a fazer. Oxalá! Porque se não for ele, não haverá muito a esperar do resto da estrutura do Sporting!
Não vou neste post por aí. Não tenciono discutir a quente quem tem razão, embora pessoalmente culpe mais os Dirigentes que o jogador. Mas essa é uma opinião pessoal, que admito ser discutivel.
O que eu sei é que este terramoto provocou danos irreparaveis no Sporting! Provocou danos na equipa e no plantel, abriu precedentes para outros jogadores fazerem o mesmo e deu uma brutal machadada na auto-estima dos Sportinguistas, que demorará meses a sarar, se é que vai sarar em meses (depende do que Moutinho fizer com o emblema do FCP ao peito)!
E por tudo isso tinha de ser evitada. E seria certamente evitada numa estrutura profissional e organizada! Que o Sporting claramente não tem. Alias, só o facto de em 1 ano termos tido 3 Directores Desportivos fala por si. Quem manda no Sporting anda a tactear, não sabe o que quer, não sabe por onde vai.
A contratação de Directores Desportivos no Sporting faz lembrar a aquisição de Sistemas de Informação por algumas empresas. Não sabem o que querem, não conhecem os seus processos, andam a tactaer a sua organização interna, mas virá sempre o bendito Sistema que faz o pino, canta em russo, declama Pessoa e vai resolver os problemas todos por milagre...Resolve? Claro que não! Na maioria dos casos ainda os agrava!
Barbosa, Sa Pinto ou Costinha são os culpados? Obviamente que não! Quem está acima delega, pedindo soluções magicas, quando não faz a minima ideia do que quer sequer dum Director Desportivo!
Portanto, tudo aquilo que aconteceu nas ultimas 2 epocas é deploravel, mas logico. E esta começa ainda pior...
Moutinho é um malandro e um chulo? É certamente! Como o são a maioria dos jogadores profissionais de hoje. Primas Donas, Crianças Grandes e Mimadas, Gente Sem Valores! E como o são, há que saber geri-los. Exactamente como são e aceitando essa premissa! Infelizmente o Sporting há 15 anos que tem uns fantasticos gestores, com MBAs e tudo, mas que de futebol percebem...zero!E isso paga-se!
Seja a culpa de quem for, os efeitos deste caso vão ser davastadores para o Sporting! A não ser que...Costinha tenha uma estrategia fantastica que me está a escapar e que saiba o que está a fazer (posso estar enganado, mas parece-me mais tão perdido como o presidente).
Oxalá Costinha saiba o que está a fazer. Oxalá! Porque se não for ele, não haverá muito a esperar do resto da estrutura do Sporting!
Este tipo de jogadores ficam bem no porto
No site de A Bola:
«O João, em vez de colaborar e acreditar no seu valor desportivo, perdeu as estribeiras e disse que teria dado a sua palavra de que iria para o FC Porto. O seu comportamento com o presidente, director desportivo e equipa técnica foi deplorável. Se não tivesse presenciado, nunca acreditaria que fosse possível descer tão baixo», palavras de JEB
Se o joão moutinho tinha dado a sua palavra que iria para o porto significa que já teria negociado com alguém desse clube. Alguém dúvida que tudo isto foi pensado e preparado com muito tempo de antecedência?
Só tenho a dizer que esse mal formado jogador fica muito bem num clube como o porto, onde os valores, a honra e a honestidade ficaram bem transparentes em diversas escutas. E enjoa-me só de pensar na quantidade de sócios e adeptos desse clube ficam satisfeitos por contratações destas. Todos eles ficam muito bem juntos.
«O João, em vez de colaborar e acreditar no seu valor desportivo, perdeu as estribeiras e disse que teria dado a sua palavra de que iria para o FC Porto. O seu comportamento com o presidente, director desportivo e equipa técnica foi deplorável. Se não tivesse presenciado, nunca acreditaria que fosse possível descer tão baixo», palavras de JEB
Se o joão moutinho tinha dado a sua palavra que iria para o porto significa que já teria negociado com alguém desse clube. Alguém dúvida que tudo isto foi pensado e preparado com muito tempo de antecedência?
Só tenho a dizer que esse mal formado jogador fica muito bem num clube como o porto, onde os valores, a honra e a honestidade ficaram bem transparentes em diversas escutas. E enjoa-me só de pensar na quantidade de sócios e adeptos desse clube ficam satisfeitos por contratações destas. Todos eles ficam muito bem juntos.
Nero

Nero Cláudio César Augusto Germânico, em latim Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus (Antium, 15 de dezembro de 37 d.C. — Roma, 9 de junho de 68), foi um imperador romano que governou de 13 de Outubro de 54 até a sua morte, a 9 de Junho de 68.
Nascido com o nome de Lúcio Domício Enobarbo, era descendente de uma das principais famílias romanas, pelo pai Cneu Domício Enobarbo e da família imperial Júlio-Claudiana através da mãe Agripina, a Jovem, filha de Germânico e neta de César Augusto. Ascendeu ao trono após a morte do seu tio Cláudio, que o nomeara o seu sucessor.
Durante o seu governo, focou-se maiormente na diplomacia e o comércio, e tentou aumentar o capital cultural do Império. Ordenou a construção de diversos teatros e promoveu os jogos e provas atléticas. Diplomática e militarmente o seu reinado caracterizou-se pelo sucesso contra o Império Parto, a repressão da revolta dos britânicos (60–61) e uma melhora das relações com Grécia. Em 68 ocorreu um golpe de estado de vários governadores, após o qual, aparentemente, foi forçado a suicidar-se.
O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e a extravagância. É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estava compondo com a sua lira, além de ser um implacável perseguidor dos cristãos. Estas opiniões são baseadas primariamente nos escritos dos historiadores Tácito, Suetônio e Dião Cássio. Poucas das fontes antigas que sobreviveram o descrevem de maneira favorável, embora haja algumas que relatam a sua enorme popularidade entre o povo romano, sobretudo no Oriente.
P.S.: O surrealismo do negócio de Moutinho atingiu o seu auge ao ser divulgado que o Sporting ficará com 25% do passe de Moutinho enquanto o FCP ficará com 50% do passe de Nuno André Coelho!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
