quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

E venha então 2009...

Caríssimos,

A todos vós e a todos os vossos, desejo um Feliz 2009, cheio de realizações pessoais e pleno de alegria! Que 2009 seja um ano VERDE não só desportivamente, mas nas vossas vidas e que no final do ano por aqui andemos todos, mais unidos que hoje e sempre sem abdicarmos dos nossos ideiais, mas aproveitando-os para o bem comum. Do Sporting, mas também de Portugal e da sociedade em que todos estamos inseridos.

Como apontamente final de 2008, deixo o link para uma das discussões mais interessantes a que tenho assistido na blogosfera leonina, fomentada pelo caríssimo Leão de Alvalade, com o post publicado sobre a Academia/Formação e alimentada pelos caros amigos que o comentaram.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Para 2009

O que eu desejo para 2009:

- que o Sporting lute pelo título até ao fim e vença o campeonato por ser a melhor equipa
- que o futebol praticado seja mais atraente e mais bem jogado, com mais golos
- que os sportinguistas passem a ir mais ao estádio
- que os jogadores sejam mais profissionais e saibam honrar a camisola que vestem
- que os jogadores respeitem os sócios do Sporting e a instituição
- que a equipa técnica consiga evitar mais focos de instabilidade dentro do plantel
- que os árbitros portugueses possam ser um pouco menos maus
- que o congresso seja um êxito na procura de uma nova estratégia para o clube
- que surjam novas opções para gerir os destinos do clube, de forma a que as eleições se traduzam numa efectiva escolha de estratégia
- que as modalidades ditas amadoras tenham resultados mais condizentes com a história do clube
- que a seleção portuguesa vença os jogos que ai vêm de forma a estarmos presentes no campeonato do mundo

Assim, resta-me desejar a todos os que tem partilhado este espaço, e em particular ao meu amigo JG, um excelente 2009 com muita saúde e se possível com um Sporting à Sporting.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Mundo especial e cor de rosa do SLB

Na segunda feira passada aconteceo o roubo da década, diria mesmo do seculo, quiçá do milénio. Anularam um golo ao SLB. Ainda por cima no estádio da Luz! O isentíssimo e fantastico "jornalista" Miguel Lampião Prates fez logo questão, em cima do acontecimento, de mostrar ao país, via SportV, a sua indignação.

Já a Biblia do futebol, jornal "O esferico", viveiro desses exemplos de ética que são Aurelio Marcio, Alfredo Farinha, Leonor Pinhão ou Joaquim Lampião Rita fez questão de fazer uma capa que exemplificava a enorme indignação que grassa pelo país inteiro e só faltou apelar ao linchamento publico de Pedro Henriques. O que alias foi pena na minha opinião, porque ainda me lembro do penalty do ano passado no Benfica-Sporting que o arbitro fez desaparecer por magia, qual David Copperfield, após a sua indicação pelo Auxiliar. Ou dos 3 penalties contra o Benfica,no memo jogo do Restelo, que o arbitro também fez desaparecer por magia. Ou do penalty absurdo no Bessa que deu o empate que o SLB precisava para ser campeão em 2004/05!

Entretanto parece que o Nuninho foi acusado de chamar umas coisas desagradaveis ao arbitro, no balneario. Não é possivel... Se fosse o Sá Pinto ou um outro qualquer jogador de verde e branco isso poderia ser verdade! Agora um jogador vestido de vermelho? Com o sagrado emblema do glorioso???? Nunca.... Mentira! O arbitro é mentiroso! Queixa já para o Ministério Publico!

Bem, pelo menos agora não há cassetes entregues no MAI! Já é um avanço!

Portanto, senhores arbitros, já sabem, nada de anular golos ao grande SLB! Em caso de duvida, é sempre a favor do glorioso! Vejam lá, porque os Migueis Prates, aquele senhor careca do Record e toda a redacção de "A Bola" estão bem atentos! They are watching you!

Já agora, ouvi com curiosidade as ameaças de greve da APAF! Parece que os senhores levaram uns safanões e ouviram umas coisas feias nos balnearios do Dragão e da Luz! Se fosse em Alvalade teríamos o remake da greve aos jogos do Sporting! Como não foi em Alvalade (dificilmente seria, porque a escória esconde-se noutros sitios) a greve será provavelmente aos jogos todos...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL


Caríssimos amigos, gostaria de desejar a todos vós que nos dão a honra de nos visitar e conhecer as nossas ideias, um Feliz Natal, partilhado com todos aqueles a que querem Bem e que saibamos preservar o espírito desta época ao longo de todo o ano de 2009, com muita paz, generosidade e sem que a Paixão, que se quer sempre máxima, tolde a nossa clarividência no respeito que devemos ao Outro!
Desejos especiais de Feliz Natal para:
- O meu caríssimo amigo e companheiro de rota MIGUEL (MRL);
- O Leão de Alvalade e o seu companheiro de aventura Leão Transmontano, que navegam a Norte;
- O caríssimo Vergílio Bernardino que muita falta nos faz quando a Capicua fica vazia;
- O meu enérgico amigo Luisinho e todos os seus companheiros de Roulote;
- O Pedro Castano, novo reforço da Roulote;
- O caro Verde CDV, com Sangue a fervilhar de verde;
- O caríssimo Centurião João Pedro Silva;
- O generoso VERDÃO que tentou o impossivel com a UBL (um bem haja por isso);
- O caríssimo Frederico e os seus resistentes companheiros do Leão de Verdade que não desistem, mesmo perantes vagas altas e marés vivas que vêm dos lados de Alvalade;
- O caríssimo Visconde;
- O caríssimo Leo Nino;
- O sempre presente Gnitrops.
- O pessoal do Sporting Planeta Portugal.
José Gomes

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ainda o SCP-Académica

No sábado à noite saí bastante irritado do estádio devido a vários factores, sendo que o resultado do jogo, foi apenas um entre vários.

Primeiro, não gostei do árbitro. Apesar de ter visto posteriormente na TV que alguns lances foram correctamente avaliados, outros houve que não entendo. Cantos que passam a pontapés de baliza, faltas por marcar, permissividade perante o anti-jogo e principalmente o lance do golo anulado. Segundo o que li no jornal, parece que afinal as regras defendem que os jogadores devem aguardar pela constituição da barreira. Mas há menos de um mês houve um lance igual, no mesmo sitio em que um árbitro europeu validou um golo igual. Se calhar foi esse árbitro que estava errado. Mas não deixa de irritar que quando é o Sporting as avaliações são sempre contra nós.

Segundo, achei a atitude da Académica simplesmente miserável. Está de acordo com o que temos no futebol português. Jogam à defesa, queimam tempo e ficam todos contentes com o pontito ganho. Por mim, bem podem descer de divisão porque estou farto de ver este futebol.

Por último, e falando agora do Sporting, não entendo porque é que voltámos a dar 45 minutos de avanço. A atitude voltou a não ser a melhor, principalmente no meio campo, onde a dinâmica deixa muito a desejar. Na segunda parte e com a vitória em risco, lá se esforçaram um pocuo mais. E aí só a falta de pontaria e um guarda redes em noite sim, impediram a nossa vitória. Só que se tivessemos iniciado o jogo como terminámos, talves tivessemos agora no 2º lugar a 1 ponto do líder.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mais do mesmo

Este jogo com a Académica mostrou mais do mesmo. Menos de meio estádio ocupado, meia parte de avanço, substituições bem feitas, mas tardias e muito azar no momento do desespero, depois de tanto tempo de avanço dado ao adversario! E muito conformismo das pessoas perante o empate como se estas coisas fossem normais e já quase uma inevitabilidade!

Mostrou também uma arbitragem habilidosa, suja e deliberada que é tipica de alguns habilidosos da nossa praça. O mais espantoso é que vejo grandes revoltas e discursos muito virulentos do treinador em momentos em que aparecem erros dos arbitros, mas sem a linha de continuidade e intenção do sr. Cosme e depois parece que não se passou nada quando aparecem estas aves raras a fazer o que este fez hoje do primeiro ao ultimo minuto! Fale-se quando se devia estar calado e fica-se calado quando se tem razão para falar! E realça-se o que não se deve! Num dos poucos momentos de acerto, o Cosme não permitiu que o Sporting fizesse o que fez esse exemplo de fair play que é o F.C.Barcelona. Bem, quanto a mim!O futebol deve ser um jogo correcto e limpo! O Cosme foi habilidoso ao longo de todo o jogo, mas aí esteve bem!

Uma palavra também para as percas de tempo! Hoje foi inacreditavel o que se passou! Que uma equipa mais fraca recorra a estes expedientes quando joga contra uma mais forte e tem o resultado a favor, acontece muitas vezes e não podemos levar a mal! Agora que aconteça com o desplante com que a Académica o fez hoje é demais. O à vontade era tão grande que o GR da Académica (que fez uma enorme exibição) continuou a perder tempo descaradamente e sem grandes problemas depois de ver o amarelo! Com a maior das calmas!

Uma palavra especial para os jogos de Romagnoli e Postiga! Romagnoli pura e simplesmente não existiu e custa a perceber como esteve tanto tempo dentro do campo! Postiga luta, faz belas jogadas, trata bem a bola, adorna as jogadas, cria espaços, mas...não quer nada com o golo! Preocupante, porque os jogos ganham-se com golos!

Rochenback em muitos momentos na primeira parte andou também longe do jogo e perfeitamente apático, mas subiu alguns furos na segunda parte! Djaló entrou demasiado tarde!

Umas palavra muito positiva para os jogos de Liedson e Moutinho (este ultimo fez uma segunda parte muito, muito boa)!

E agora? O futuro, como vai ser? Eu diria que não temos grandes motivos para esperar muito e ter grandes esperanças, mas há que ser optimista...Mesmo correndo o risco de sermos inconscientes!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bayern Munique nos Oitavos da Champions

Aí está o naipe completo de jogos dos oitavos da Champions:

Sporting Clube de Portugal (POR) v FC Bayern München (GER)

Chelsea FC (ENG) v Juventus (ITA)
Villarreal CF (ESP) v Panathinaikos FC (GRE)
Club Atlético de Madrid (ESP) v FC Porto (POR)
Olympique Lyonnais (FRA) v FC Barcelona (ESP)
Real Madrid CF (ESP) v Liverpool FC (ENG)
Arsenal FC (ENG) v AS Roma (ITA)
FC Internazionale Milano (ITA) v Manchester United FC (ENG)

Foi um bom sorteio? Um mau sorteio? Os 2 jogos hão-de dar a resposta! É dificil, não é impossivel!

Eu preferiria o Panathinaikos ou a Roma, mas sempre é melhor que jogar com o Manchester ou Juventus, os 2 adversarios mais dificeis!

Tenho esperança e no jogo da primeira mão espero que o estádio encha porque o jogo e o adversario são dignos disso! E a equipa precisa da nossa ajuda para poder avançar para os quartos de final!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

É AGORA OU NUNCA!

Chegou a hora! Agora, as individualidades com nome e credibilidade na nossa praça não podem recusar este combate e dizer mais tarde que são sportinguistas! É agora ou nunca!

Pode ser dificil encarar agora este desafio. Por razões familiares, por temerem o poder de quem está por trás de Soares Franco, por recearem o cenário catastrófico da gestão do Sporting, por ser um desafio herculeo, mas têm o dever de aceitar esta luta!

É agora ou nunca!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

I have a dream today

I have a dream today:

- Que a paz volte ao Sporting;
- Que os sportinguistas consigam voltar a ser uma família unida, com divergencias naturais que resultam do modo de pensar de cada um, com pluralidade, mas sem guerras, nem oposições;
- Que o Sporting volte a ser um CLUBE;
- Que o Sporting volte a ser dos socios;
- Que o Sporting volte a estar virado em primeiro lugar para os seus sócios e só depois para accionistas, bancos e afins;
- Que os socios e adeptos voltem a aproximar-se do seu clube;
- Que a cultura da grandeza desportiva regresse ao Sporting;
- Que o Sporting volte a ser um clube ambicioso;
- Que o Sporting volte a ser uma potência do desporto e não apenas do futebol;
- Que o Sporting volte a ser dos sportinguistas;
- Que o Sporting volte a ser Sporting Clube de Portugal!

I have a dream today!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Um grande jogador

Já queria escrever um post destes há muito tempo. O jogo de Domingo apenas veio reforçar o que já pretendia dizer.

Há cinco anos que temos no Sporting um jogador que, quase sempre de forma muito positiva, tem marcado a história do nosso clube. Falo do Liedson que nos últimos meses tem sido um exemplo de profissionalismo, juntando a isso uma categoria como jogador, que agora o fazem estar, com interiro merecimento, numa lista reduzida de jogadores ligados à história do clube.

Durante os jogos é ve-lo a correr como poucos correm. Luta mais do que qualquer outro jogador. Marca golos que só ele sabe marcar. Os defesas nunca estão descansados. Os guarda redes nunca têm muito tempo para chutar uma bola.

Como se não bastasse, a meio da semana passada deu uma entrevista, que eu, como sócio do Sporting, fiquei contente por ler. Dizia, entre outras coisas, que nunca prejudicaria o Sporting. Isto por causa de uma tal de lei Webster, onde jogadores com mais que uma certa idade podem rescindir pagando uma indemnização calculada com base nos vencimentos contratados. É o tipo de atitude que espero de jogadores que são:
i) muito acarinhados pelos sócios e adeptos
ii) pagos de acordo com a importancia que têm no plantel, e para o qual é notório um esforço do clube
iii) e por fim, e mais importante, homens com caracter

Assim, fica aqui a minha esperança que o clube tome uma decisão rapidamente e que o Liedson possa ficar muitos mais anos no Sporting. E não sei até quando o professor Carlos Queirós vai resistir a convocá-lo...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Taça da Liga: um nado morto?

Ontem tivemos pouco mais de 7.000 espectadores em Alvalade para o Sporting-Maritimo, a contar para a Taça da Liga.

Desta vez, não vou bater na tecla da militancia. Porque me parece que a razão será outra!Eu também não fui ontem a Alvalade, porque esta prova não me desperta grande interesse!

Num calendario cheio de provas e em que, na ultima epoca, o FCP e Benfica apresentaram as suas equipas secundárias para a disputa desta prova, fica no ar a questão: qual o interesse competitivo desta competição? Será que vai vingar no futuro?

Aguardo com interesse os jogos do FCP e Benfica para ver que jogadores colocam em campo!

Será que o Sporting deve investir nesta competição, correndo o risco de desgastar os jogadores para provas mais importantes e até de poderem ocorrer lesões com custos gravosos para as competições que realmente interessam?

Responda quem souber e quizer...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"Soares Franco salvou o Sporting" - SF dixit

Como todos sabem, o Presidente do Sporting fez por estes dias a fantastica afirmação que dá nome ao título. Fez também outras fantásticas afirmações, entre as quais saliento as que tocam os sonhos do fundador do Clube. Mas nem vou tocar nessas hoje e vou-me centrar na que consta em epígrafe e que me chocou e revoltou particularmente!

O texto que se segue é praticamente uma resenha de um comentário que publiquei a um post na Centuria Leonina e que aqui reproduzo com pequenas alterações!

Acho fantastica a opinião do senhor Presidente de que não teve nada a ver com toda a novela do problema financeiro do Sporting até ser presidente. Vejamos, foi vice presidente, teve um papel importante na SAD (o livro do Octavio Machado é revelador a esse respeito). Saíu demasiado tarde e a más horas para poder e querer ser inocente nesta história. E já agora, saíu porquê? Por divergencias ou para preparar a entrada que aconteceu como todos sabemos? Eu tenho a minha própria opinião a esse respeito...Alias, a novela da saída de Dias da Cunha e da sua sucessão é de um maqueavelismo absolutamente impressionante! É uma peça de teatro com argumento escrito antecipadamente!

Quanto ao ter salvo o Sporting...Bem, para se responder a esta pergunta com precisão era preciso ouvir o que Dias da Cunha tem a dizer sobre isso. E quando digo isto, não estou a ilibar DC da responsabilidade que teve, como a teve Roquete, como a teve Luis Duque, como a teve Soares Franco, como a tiveram muitos outros...O que eu gostava era de saber o que se passou, de A a Z! Tudo aquilo que não sabemos porque não querem que nós saibemos.E não me venham com a treta do desenterrar cadaveres. Ninguém consegue planear o futuro sem conhecer os erros que cometeu no passado. Isso não existe! Está-se a tentar proteger gente? Está-se a tentar esconder coisas? Certamente!

Uma das questões a esclarecer bem é o do negócio MDC e o papel que nele teve um certo senhor que num dia era Sporting e no outro estava no outro lado do muro...Eu quero saber quanto dinheiro o Sporting perdeu nesse negócio...Toda esta reestruturação financeira, penosa, teria sido necessária, se esse negócio tivesse sido diferente?

Que património não desportivo tinha o Sporting em 1995? O que lhe aconteceu? Eu quero resposta a estas perguntas. Não votarei nunca em Rogério Alves, por muito respeito que tenha pela pessoa (um respeito que Soares Franco não me merece, porque não o reconheço como sportinguista - não pode ser sportinguista quem não conhece o Sporting e os seus valores...)porque RA é a saga IV da mesma história. Porque é conivente no encobrimento que está a ser feito ao passado do nosso clube e aos actos cometidos! Não votarei em ninguém que venha do Roquetismo, que não rompa com o passado recente, que não me garanta transparencia!

Soares Franco salvou o Sporting? Eu diria que o asfixiou um pouco mais em cada um dos dias dos seus mandatos. E que o vai continuar a asfixiar em cada dia que falta até á sua saída. Até restarem meia duzia de sportinguistas, os irredutiveis. Queremos belenizar-nos? Se queremos, estamos no bom caminho!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Faz sentido?

Hoje num jantar, um amigo meu constatava a seguinte contradição que ainda não me tinha ocorrido:

- a academia/formaçao do Sporting é famosa e tida como uma das melhores do mundo devido essencialmente aos jogadores que formou, sendo que na maioria, foram extremos: Futre, Figo, Simão, Quaresma, Nani e Ronaldo. Pode-se dizer que é a sua especialidade. Guarda redes e defesas saem poucos. Avançados. é raro (pelo menos com qualidade para se manterem no Sporting). Médios lá vão saindo alguns (Moutinho é o mais famoso). Extremos saem normalmente... dos melhores do mundo.

- a equipa actual do Sporting, que pretende ser uma equipa baseada em parte nos jogadores da sua formação, apresenta um esquema táctico... sem extremos.

Faz sentido?

Sorteio dos oitavos

Depois de mais uma não brilhante vitória na Champions e do record de pontos obtidos numa fase de grupos, vem aí o sorteio de dia 19 onde irá ficar definido o jogo dos oitavos de final.

Ao contrário de jogadores e técnicos, e no papel de um simples sócio/adepto, gosto sempre de pensar o que seria melhor neste sorteio.

Se pudesse escolher, jogaríamos com o Panathinaikos. Desportivamente seria muito bom, porque a passagem aos quartos seria possível (com os consequentes 2 milhões de prémio).

Depois, a Roma também poderia ser um adversário menos difícil e que nos daria alguma esperança.

Dos outros quatro possíveis adversários, venha o diabo e escolha : Liverpool, Manchester United, Bayern Munique e Juventus.

Desta forma:
Pelo critério desportivo - Panathinaikos
Pelo critério financeiro - Manchester United ou Liverpool

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Basileia, mas não só...

Hoje correu bem. em vários campos. Em Basel, onde jogamos q.b., com jogadores pouco motivados e com falhas a roçar o ridículo, mas a chegarem para um fraquíssimo Basileia, mas também em Roma e em Bremen!

Para o sorteio dos oitavos, para já temos como adversarios potenciais Liverpool, Roma e Panathinaikos. não está nada mal, atendendo a que ficaram excluídos Chelsea e Inter!

Quanto ao jogo de hoje...foi muito chato, mas é bom acabar a fase de Grupos com 12 pontos e não sofrer um unico golo de Shaktior e Basileia. Mau, mau foi a lesão de Vukvevik! É muito azar para clube e jogador. Agora que estava a reaparecer, resolvidos os problemas que conhecemos acontece isto...

Miseravel a actuação de Rochenback hoje. De uma desconcentração e falta de atitude inacreditavel. Parecia que andava ali a passear dentro do campo. Derlei também esteve particularmente infeliz!

Tiago esteve muito bem! Também gostei de Djaló e de Moutinho! E de Veloso, quando entrou!

Agora, venham os oitavos e que tenhamos sorte no sorteio!

Muitos jornais... pouco para ler

Costumo ler todos os dias um jornal desportivo. De vez em quando leio outro dos restantes dois. Muitas vezes vou também à internet ver qualquer coisa. E este fim de semana dei por mim com a seguinte constatação:

É muito raro ver alguém a analisar o futebol praticado pelas equipas. As reportagens dos jogos são meras descrições factuais.

Um exemplo: "É verdade que o Estrela entrou melhor na primeira parte, marcou num lance rápido, de insistência (6') e, mesmo depois da resposta imediata dos leões (9'), continuou a ser a equipa mais perigosa no terreno - incrível a perdida de Anselmo, autor do primeiro, aos 19'."

Só temos disto. Ninguém, de forma escrita ou nas conferências de imprensa, realça por exemplo:
- na primeira parte o SCP abusou dos pontapés longos, maior parte deles para fora, jogando com os seus sectores muito afastados uns dos outros
- na segunda parte, fruto de uma maior dinâmica dos jogadores do Sporting e de uma simultânea quebra fisica dos jogadores do Estrela, o SCP começou a jogar de forma curta e rasteira, aumentando a posse de bola.

Tenho a dizer portanto, que concordando ou não com as opiniões dadas, até dou algum valor ao Rui Santos. Ele analisa (ou pelo menos tem essa intenção) o futebol jogado. As tácticas, os desempenhos individuais, as mecânicas de jogo, etc.

Gostava que os jornais, e são tantos, fizessem o mesmo.
Já nem falo na televisão. Bastava copiar os programas brasileiros. Mas ok... o público alvo é diferente...

sábado, 6 de dezembro de 2008

Seja bem vindo de volta, Simon Vukcevik




Não tive oportunidade de ver o jogo da Reboleira, porque coincidiu com o jantar de aniversário da minha cara metade. Contudo, destaco desde já 2 factos, neste jogo!

O primeiro deles é obviamente a vitória, importante pelos 3 pontos, mas também por aumentar os níveis de confiança e simultaneamente manter a pressão sobre FCP e Benfica não permitindo maior distanciamente de nenhum deles!

O segundo é o regresso de Vukcevik. Talvez o homem não faça falta, mas o jogador faz certamente. Pelo seu valor e também por ser mais uma alternativa num plantel ainda curto em termos do numero de jogadores com qualidade (apesar de estarmos melhor que no ano passado).

Sauda-se o regresso, espera-se que tenha acontecido em boa hora e desejam-se as maiores felicidades ao jogador, porque isso representaria também a felicidade do Sporting!

Ainda bem que as partes souberam saír do impasse em que tinham caído, por culpa de ambas (apesar de tudo, acho que o quinhão maior de responsabilidades foi do jogador e das atitudes criminosas do seu empresario)!

Que sejas bem vindo de volta, Simon Vukcevik!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Logo à noite

Hoje acordei constipado. Não me faria mal nenhum ir para casa, descansar e ver se recupero porque andam para aí muitas gripes. Mas não...
Daqui a pouco, irei vestir uma roupa mais quente e vou enfrentar o frio, a chuva, o desconforto de um dos piores estádios do país, o trânsito infernal e o estacionamento impossivel. Tudo para ver o nosso Sporting.

E hoje vou na esperança que :

1. vamos ganhar e aproveitar um potencial deslize das outras equipas
2. vamos apresentar um bom futebol com poucos pontapés para a frente e poucos cantos curtos
3. o Vukcevic vai voltar a jogar e vai iniciar uma nova fase no Sporting, sem birras e com o profissionalismo que se exige e o talento que tem

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O afastamento dos adeptos

O jornal A Bola escreve na sua edição de hoje uma reportagem sobre o afastamento dos adeptos do estádio do Sporting. Segundo uma sondagem as 3 principais razões são:

- qualidade do futebol praticado pela equipa e os resultados alcançados;
- o horário dos jogos;
- crise na economia nacional.

Certamente haverão outras razões (estratégia da direcção, clima de suspeição relativamente aos árbitros, violência verbal das claques, preços dos bilhetes, inexistência das modalidades amadoras, etc.), mas estas 3 serão certamente das mais importantes.

A minha opinião é que é de louvar esta preocupação que parece finalmente afectar os responsáveis do clube. Mais vale tarde do que nunca.

PS: antes do jogo contra o Guimarães, passou nos ecrãs uma foto-reportagem sobre os 30 anos da torcida verde. Aquelas fotos do estádio antigo com as bancadas cheias deixam muitas saudades.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CRISTIANO RONALDO E...A FORMAÇÂO

Tivemos hoje a noticia da vitória de Ronaldo na votação para a Bola de Ouro. Antes de mais, os parabéns para o jogador pelo prémio obtido (e penso que merecido). Pela terceira vez um jogador português consegue esta distinção, pela segunda vez um jogador formado no Sporting ganha o prémio.

A minha alegria acaba aí. Confesso até, suprema heresia, que não consigo de todo ver Ronaldo como símbolo do meu clube, nem sequer ver qualquer relação entre o jogador e o Sporting! Afinal de contas, estamos a falar de um jogador que jogou 1 (UMA) época de senior no meu clube! E quem fala de Ronaldo, podia falar de Quaresma, Simão, Hugo Viana ou Nani! Que proveito tem a Formação trazido ao Sporting? Eu arriscar-me-ia a dizer que nenhum, porque não me parece que seja distinção ser considerado um viveiro de jogadores. Não foi para ser isso que o Sporting foi fundado! Nem para fazer negócios com activos (aí a formação tem sido util, mas confesso que não me parece que deva ser essa a vocação deste clube).

A estratégia que fez da formação um dos pilares para o futuro do Sporting estaria errada? Não necessariamente, mas muita coisa tem de mudar para este ser o caminho certo para o Sporting!

Além disso, devemos olhar para esta questão com os cuidados inerentes aos tempos em que vivemos, ao futebol pós-Bosman! O caso do Ajax é paradigmático a esse respeito! Depois do inicio da era Bosman, o Ajax praticamente desapareceu dos grandes palcos! O viveiro passou a funcionar para alimentar os outros e um outrora grande clube passou a ser um mero clube da 2ª Divisão europeia. Estaremos condenados a isso? Não necessariamente, mas alguns aspectos devem ser acautelados na política de formação. Na parte pedagógica, na identificação ao clube e não só! A propósito do não só, é exemplar o post publicado pelo caríssimo Leão de Alvalade cuja leitura aconselho.

Contudo...se os anos mais próximos mostrarem que, mesmo com mil cautelas, formar jogadores só serve aos próprios, aos seus empresários e aos grandes da Europa, então...se calhar esta estratégia deve ser repensada.

Tenho a perfeita consciencia que esta minha opinião será tomada como uma profunda heresia por muitos, mas...é a minha opinião. E não é mais que isso, nem o pretende ser!