quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Agora há números

Ontem foi publicado no site da CMVM o relatório e contas da Sporting SAD.

Os proveitos operacionais, sem vendas de jogadores, aumentaram 1,4 milhões de euros esencialmente porque:
i) tivemos receitas record com a participação na liga dos campeões
ii) recebemos direitos de formação do Ronaldo e do Quaresma

Os custos operacionaos, se transações de jogadores, aumentaram 5,7 milhões de euros essencialmente porque:
i) os gastos com pessoal aumentaram 3,9 milhões porque pagámos mais prémios pela participação na liga dos campeões, porque o izmailov e o grimi agora recebem pelo Sporting e ainda devido a algumas indemnizações por rescisão de contratos
ii) foi criada uma provisão para um valor está em risco de ser recebido relativo à TBZ, de 1,3 milhões de euros

Adicionalmente a amortização dos passes dos jogadores aumentou 4,5 milhões de euros ao mesmo tempo que tivemos um saldo negativo de 3,1 milhões de euros no balanço das compras e vendas de jogadores, face ao que tinha acontecido no ano anterior.

Tudo junto, dá que na época passada tivemos um resultado líquido negativo de 13,3 milhões de euros, o que representa 28% das receitas obtidas. Por outras palavras, "vendemos" (proveitos operacionais) 47 mihões de euros mas para isso tivemos custos de 60 milhões de euros.

E agora? Esta época não teremos liga dos campeões, e a ver pelo futebol praticado, não teremos muito mais gente no estádio nem muitos mais jogos para ver na televisão. Já não iremos receber compensações da formação do Ronaldo e Quaresma.

Se estava preocupado antes, muito mais fico agora. Fico agora à espera que os entendidos que andaram o ano todo a defender FSF venham escrever artigos nos jornais a criticar quem andava preocupado.

3 comentários:

JG disse...

Esquece lá isso de os entendidos que defendem Soares franco fazerem mea culpa!

A culpa é nossa porque não aprovamos o fantastico plano de venda da SAD. Vamos ter de a aprovar para vir mais guito que dá para mais 4 anos de gestão destas. daqui a 4 anos vamos ter de vender mais umas acções para dar para mais 4 anos. E depois havemos de arranjar mais qualquer coisa para vender para os outros 4. O que temos ainda para vender? Aparentemente nada, mas os cranios da banca que gerem o sporting hão-de arranjar qualquer coisa...Talvez o proprio clube. Depois de vender a SAD ainda fica o clube para vender. Talvez até arranjar-lhe um naming. Ficava engraçado...Assim do tipo "Sagres Clube de Portugal". Vendido ao Luis Filipe Vieira que é capaz de ter capital para investir (venha a santa liquidez e o resto que se lixe)!

Ironias á parte, a questão mais preocupante é a que se prende com a amortização do investimento em passes dos jogadores. Alguém se lembra do ultimo investimento lucrativo em jogadores que o Sporting fez? Vendendo mais caro do que comprou....

MRL disse...

O Grimi custou 4 milhões de euros. Ou seja: foi mais caro que o Matias Fernandez!!!

Hugo Malcato disse...

JG:

Deivid.. e foi ali à tangente porque o Sporting não tinha a totalidade do passe.