sábado, 30 de abril de 2011

Homenagem a Mestre Almada!



Basta pum basta!!!

Uma geração que consente deixar-se roubar por um Duarte Gomes é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

Abaixo a geração!

Morra o Duarte Gomes, morra! Pim!

Uma geração com um Duarte Gomes a cavalo é um burro impotente!

Uma geração com um Duarte Gomes ao leme é uma canoa em seco!

O Duarte Gomes é um cigano!

O Duarte Gomes é meio cigano!

O Duarte Gomes saberá subir na vida, saberá habilidades várias, saberá esquemas, saberá fazer ceias pra Papas, saberá tudo menos arbitrar que é a única coisa que ele faz!

O Duarte Gomes pesca tanto de arbitragem que até faz sonetos com apitos para o papa ver!

O Duarte Gomes é um habilidoso!

O Duarte Gomes veste-se mal!

O Duarte Gomes usa ceroulas de malha!

O Duarte Gomes especula e inocula os concubinos!

O Duarte Gomes é Duarte Gomes!

O Duarte Gomes é Chico (Esperto)!

Morra o Duarte Gomes, morra! Pim!

E o Duarte Gomes teve claque a querer bater-lhe! E o Duarte Gomes teve insultos á mãe! E o Duarte Gomes agradeceu!

O Duarte Gomes é um ciganão!

Não é preciso ir pró Rossio pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!

Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta fazer como o Duarte Gomes! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem artísticos, nem humanos! Basta andar com as modas, com os dirigentes e com as opiniões! Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado, e usar coco e olhos meigos! Basta ser Judas! Basta ser Duarte Gomes!

Morra o Duarte Gomes, morra! Pim!

O Duarte Gomes nasceu para provar que nem todos os que apitam sabem apitar!

O Duarte Gomes é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair... Mas é preciso deitar dinheiro!

O Duarte Gomes é um soneto dele-próprio!

O Duarte Gomes em génio nem chega a pólvora seca e em talento é pim-pam-pum.

O Duarte Gomes nu é horroroso!

O Duarte Gomes cheira mal da boca!

Morra o Duarte Gomes, morra! Pim!

O Duarte Gomes é o escárnio da consciência!

Se o Duarte Gomes é português eu quero ser espanhol!

O Duarte Gomes é a vergonha da falta de decencia portuguesa!

O Duarte Gomes é a meta da decadência mental!

E ainda há quem não core quando diz admirar o Duarte Gomes!

E ainda há quem lhe estenda a mão!

E quem lhe lave a roupa!

E quem tenha dó do Duarte Gomes!

E ainda há quem duvide que o Duarte Gomes não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!

Morra o Duarte Gomes, morra! Pim!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ambição

Segundo a capa do jornal Record, o nosso caríssimo presidente disse em entrevista que o objectivo do Sporting para a próxima temporada é, e passo a citar a citação, "mais que o terceiro lugar". Ora eu cá sou um apologista do realismo, qual Henrique Medina Carreira do futebol, e acho que faz bem aos adeptos de um clube ter noção do que a sua equipa consegue fazer... mas parece-me que estas declarações do nosso presidente, a não serem apenas uma citação tirada de contexto, são um tanto quanto ridículas.

O Sporting Clube de Portugal não pode ter apenas essa ambição. Não faz bem ao clube e não motiva os jogadores. Não lhes dá a confiança de que desesperadamente precisam.
É certo que dizer "campeões na próxima época" é talvez sonhar alto demais, visto que este FCP anda muito forte dentro e fora de Portugal, o SLB continua perigoso e o Braga mostra serviço, assim como uma segunda linha de Guimarães e Nacional vão dificultando o trabalho aos do topo da tabela. No entanto, parece-me que a posição de Godinho Lopes neste caso deveria ser menos quantitativa e mais qualitativa, i.e. "lutar pelo título". Porque no fundo é isso que o Sporting deve SEMPRE fazer, ao invés do que fez esta época.

Concluindo, creio que este nosso presidente poderá talvez pecar no capítulo de motivador e de dinamizador da massa adepta, assim como da equipa. Eu pessoalmente não me importava de ter um presidente com um nome menos pomposo, mas com uma postura mais à Bill Pullman no Independence Day, que arregaçasse as mangas e fosse à luta e, porque não, fizesse discursos munido de megafone em cima de uma carrinha pickup...

terça-feira, 26 de abril de 2011

A continuidade revela-se

Dia 18 de Maio irá realizar-se uma Assembleia Geral da Sporting SAD. Transcrevo abaixo um dos pontos da ordem de trabalhos:

"Ponto 5 - Deliberar sobre a autorização a conceder ao Conselho de Administração para a emissão de um empréstimo obrigacionista até ao montante máximo de € 20.000.000,00 (vinte milhões de euros), mediante a emissão de obrigações ordinárias, com o valor nominal unitário de € 5 (cinco euros). "

Se alguém tinha dúvidas que a próxima época ia ser suportada através do aumento do endividamento deixa agora de ter essas dúvidas. A estratégia é a da continuidade. Ir buscar fora para gastar o que não temos. Esperemos para ver se continuamos a gastar mal como nos últimos anos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Bruno de Carvalho desiste do Processo Judicial

Transcrevo a noticia do Record online de hoje, 19/04/2011:

"O candidato derrotado nas últimas eleições do Sporting, Bruno de Carvalho, assumiu esta terça-feira a desistência da via judicial para impugnar as eleições ganhas por Godinho Lopes, devido ao indeferimento da providência cautelar apresentada no Tribunal Cível Lisboa

"Discordamos da decisão, mas aceitamo-la. Poderíamos, é certo, dela recorrer, mas no entanto decidimos não seguir esse caminho tendo exclusivamente em conta os interesses do Sporting", frisou o empresário.

"Decidimos prescindir da via judicial porque, com toda a probalidade, tendo em conta os prazos habituais, o efeito prático de qualquer decisão não ocorreria em tempo útil e de forma adequada aos interesses do clube", enalteceu.

Apesar de ter visto os seus íntentos gorados, Bruno de Carvalho garante que irá estar ativo: "A nossa próxima iniciativa será de, a curto prazo, propormos uma alteração dos estatutos e designadamente o aumento da atividade dos sócios na vida do clube, bem como uma proposta de regulamento eleitoral que permita o futuro funcionamento exemplar das assembleias eleitoriais"."

Derrota no dragão: Há Dias assim

Sobre o jogo de Domingo , antes do jogo começar, já tinha razões para estar mal disposto. Primeiro saber que o "nosso" presidente ia para a tribuna presidencial sentar-se ao lado de nós sabemos quem. Continuamos a dar as costas e eles a rirem-se. Ainda ontem no final do jogo lá aconteceu mais uma deselegância relativamente às palavras do nosso treinador.

Depois, olhando para o onze, também não ajudou saber que íamos jogar com 10. Novamente Zapater no onze? Quanto tempo mais teremos que começar os jogos com menos um jogador?

Começa o jogo e afinal as coisas ainda estavam piores, porque além do Zapater, houve mais 3 jogadores que se esqueceram de ir ao Dragão. Os dois centrais e o Evaldo não estavam lá. E o grande Rui Patrício não era suficiente para travar o Falcao.

Mas podia ser pior? Claro! Estávamos no Dragão!
O árbitro Artur Soares Dias consegue no mesmo jogo em dois lances diferentes fazer duas avaliações que só posso classificar de inacreditáveis!
Primeiro marca falta sobre o Helton feita pelo Guarin. Foi mesmo azar o Guarin ter feito falta porque o Torsiglieri até estava perto da bola.
Segundo o Rolando teve azar ao escorregar e teve que dar um “pequeno” toque na bola com a mão. Discute-se agora se houve intenção. Ninguém saberá. O porto beneficiou do “azar”? Claro. E se fosse outro jogador qualquer de outra equipa? Era penalti, claro!

No final de contas, o Sporting que jogou grande parte do jogo sem um jogador no meio campo e sem os dois centrais, até conseguiu dar luta ao porto, e ninguém conseguirá dizer como acabaria o jogo caso o árbitro apitasse como normalmente apita.

E o filme repetiu-se! Os portistas saíram felizes do seu estádio porque voltaram a vencer com ajuda (como eles gostam e estão habituados) e o nosso presidente a sair do lado do presidente do porto com aquela estranha sensação de quem se pôs a jeito. Para Godinho Lopes deixo desde já um aviso: Cuidado, porque aqueles senhores podem estar a preparar mais ataques aos nossos jogadores!

Uma outra opinião sobre o futebol do Sporting ontem: Para mim o Postiga ontem perdeu muito da boa imagem que tinha dele. Que raio de avançado passa o jogo a descair para os cantos do terreno de jogo? Passa o jogo a correr para as bandeiras de canto e depois, quando raramente está na área e há um cruzamento, esconde-se atrás dos centrais. Houve um lance na 2ª parte em que ele repetiu isto duas vezes que me deixou extremamente irritado. Não podemos ter um avançado assim nem um treinador que não vê isto! Vejam o jogo em vídeo e por favor corrijam isto!

Para terminar uma palavra para os 10 jogadores do Sporting que jogaram ontem no Dragão(os 7 que jogaram de inicio mais o 3 que entraram). Vi garra, vontade e conseguiram lutar por um resultado contra duas equipas: a do porto (que indiscutivelmente não precisava dos árbitros para ganhar jogos) e a de arbitragem.

E já não há dúvidas: Rui Patrício está numa forma espectacular e há que rapidamente começar a pensar em renovar o seu contrato para tentarmos ficar com ele mais um ou dois anos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quem tem medo do Sporting?

Hoje, como todos os dias, dirigi-me ao café ao fundo da minha rua para tomar o pequeno almoço e trocar umas farpas com o lampioníssimo senhor António.
Tendo o Sporting perdido no fim de semana, normalmente ele espera que seja eu a puxar o tema, mas aparentemente hoje não se conteve e passados 5 minutos já me olhava com um misto de pena e resignação. É assim que se olham os sportinguistas agora aparentemente...

O que vale é que como o homem é mais anti-portista que benfiquista, rapidamente atacou a prestação do árbitro e o penalty escandaloso que nos foi roubado "como aliás é costume contra aqueles animais". Curiosamente, na minha humilde opinião, nem considero que tenha sido penalty de todo... o Rolando escorregou e aparentemente sem querer deu com a mão na bola. Não houve aparente intenção.
E quando eu disse isto ao senhor António parecia que o tinha acusado de gostar de homens e de pactuar com o Diabo em simultâneo.

"O quê?!?! Foi vergonhoso! E o Sr. fica-se?! É por isso que o seu clube não vai conseguir o terceiro lugar e um dia fará parte do Portugal dos Pequeninos!!!"

E eu pergunto: onde é que isto já vai? Querem ver que os nossos vizinhos da 2ª Circular já não se importam com a forma com que se ganha um campeonato? Ou será que o anti-Portismo já lhes deturpa a visão?

No entanto, parte de mim percebe a revolta do Sr. António: no meu entender não foi penalty, a questão aqui é que no sentido contrário teria sido assinalado sem contestação; e quem diz no sentido contrário diz contra o SLB ou até contra o Braga. Porque ninguém tem medo do Sporting. E o correcto aqui não será criar o medo, antes pelo contrário. O problema é que toda a gente tem medo dos outros, e como tal, toda a gente intimida menos o Sporting. E por isso acabamos por sair prejudicados até em lances em que à partida não teríamos nada a ganhar.

Tirando este episódio não há muito a dizer desta equipa do Sporting: Yannick e Matias lembraram-se a 5 ou 6 jogos do final da época que afinal sabem jogar futebol; a equipa técnica apercebeu-se que o Carriço, que é cobiçado pela Europa fora, afinal não merece ser titular em detrimento do Tortellini; no final da época é que o Postiga decidiu deixar de se esforçar; continuam a haver mentes brilhantes que acham que o Evaldo é que deve marcar avançados nos cruzamentos para a área.

Neste momento há apenas uma grande constante no meu Sporting: o Rui Patrício é um enorme guarda-redes que não merece a defesa ridícula que tem à sua frente, como aliás se viu em todos os golos e na sua cara de frustração.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fim da Confusão?

De acordo com uma notícia no site de Apoio ao Sporting, foi rejeitada a providência cautelar interposta por Bruno de Carvalho relativamente às supostas irregularidades do processo eleitoral.
O juíz alega os prejuízos que a cessação do actual mandato poderiam ter para o clube e rejeita que as diferenças nos números seja suficiente para se considerar inválido todo o processo.

Pergunto: não seria igualmente válido pensar que poderia ter ainda mais prejuízo para o clube a permanência da actual direcção? Supondo que um juíz avaliaria de forma racional e imparcial os sujeitos envolvidos na matéria, não poderia concluir que permitir que sujeitos comprovadamente envolvidos em gestão danosa continuassem à frente do clube seria uma consequência ainda pior?

Num post anterior apelei à união dos sportinguistas face a este novo desafio, assim como ao sentido de dever que todos nós devemos partilhar, um dever de fazer o melhor pelo nosso clube, de exigir que a direcção "vencedora" cumpra e faça cumprir tudo aquilo com que se comprometeu.
No entanto não consigo deixar de sentir que este momento sinaliza o fim de toda a confusão das eleições. Sim há os recursos, e sim o caríssimo Bruno de Carvalho irá perseguir este assunto até às últimas instâncias. Mas não acredito que chegará a bom porto.

Tenho pena que o nosso clube não tenha neste momento a estabilidade emocional que teria se tivesse ganho o candidato da maioria, no entanto, e no espírito do que apelei no post referido anteriormente, é importante arrumar este assunto de uma vez e dar agora o corpo ao clube.

Termino com uma pergunta a BdC apesar de saber que provavelmente não a irá ler: tenho noção que todo este processo de tentar fazer valer a verdade eleitoral tem sido e provavelmente continuará a ser extremamente cansativo e trabalhoso; é de louvar que o faça pelo clube, mas não seria mais útil utilizar essa energia trabalhando directamente com a direcção que foi eleita? Para o bem ou para o mal são estes os indivíduos que irão ditar os destinos do nosso clube. Se sente que o seu contributo poderá ser essencial, não seria mais importante preocupar-se em garanti-lo nas condições em que o Sporting se encontra agora?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vender ou apostar?

Noticia do Daily Mirror

West Ham, Tottenham, Everton e Fulham poderão estar interessados no Yannick Djaló. Pelo que dizem o Sporting estará disposto a vender perto dos 8 milhões de libras, ou seja, perto dos 9 milhões de euros.

Tenho a minha opinião bem clara neste assunto, mas há sempre a seguite dúvida:

a) vender já porque o valor é irrecusável;
b) esperar para ver o que rende o jogador quando tiver um treinador e um preparador fisico que o façam evoluir;

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rui Patricio

No jornal Record de hoje vem uma noticia (link) sobre um possível interesse de vários grandes clubes na contratação de Rui Patricio.

"Tal como Record anunciou oportunamente, o Manchester United é o emblema mais bem posicionado para garantir os serviços do jovem guardião."

Pessoalmente, e tendo sido sempre um defensor das qualidades do nosso Guarda Redes, fico a torcer para que possamos ainda contar com ele por mais um ou dois anos. Seria bom para o Sporting, porque teriamos na nossa equipa o melhor guarda redes português da actualidade, e seria bom para o jogador que poderia evoluir e consolidar as suas qualidades antes de avançar para uma aventura no estrangeiro (que a meu ver será inevitável).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curtas

1. Amanhã será o primeiro jogo pós-eleições. Tendo assumido que apoiava o candidato Bruno de Carvalho será estranho o regresso ao estádio. Para mim o futuro do clube dependia em muito dos resultados das eleições. Espero estar enganado mas o resultado deixou-me ainda mais pessimista. No entanto, lá estarei a apoiar a equipa num jogo muito importante para a luta do 3º lugar.

2. No fim de semana que passou tivemos mais um exemplo de que as claques são prejudiciais ao futebol português. Além da imagem negativa que transmitem por onde passam, fazem com que os clubes e com que o Estado português tenham custos acrescidos devido a medidas de segurança extraordinárias. Uma vergonha para o país, para os clubes e para a sociedade.

3. Falando de futebol, e continuando a ler nos jornais os potenciais reforços do Sporting, deixo uma questão: Porque não ir buscar jogadores que já se afirmaram no futebol português? Deixo aqui uma lista que a meu ver poderiam ser excelentes reforços (tendo em conta a relação preço/qualidade):

Guarda redes: Diego (Setúbal) e Bracali (Nacional)
Defesas: Felipe Lopes (Nacional) e Baiano (Paços)
Médios: Maykon (Paços) e Bruno Gama (Rio Ave)
Avançados: Kleber (Maritimo), Targino (Guimarães) e Pizzi (Paços)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O 1º Dia do resto das nossas vidas!

Perdoem-me hoje por, pela primeira vez desde que escrevo neste blog, fugir ao tema Sporting e ao tema desporto, mas foi mesmo impossivel fugir á tentação de escrever sobre o que nos espera a partir de agora!

Esqueçam tudo aquilo a que se habituaram nos ultimos anos. Esqueçam o dinheiro fácil, o consumismo desenfreado, os empréstimos faceis, os direitos, o hospital perto da porta, a auto estrada á borla, a escola que não tinha setenta e seis auxiliares ou em que caía uma gotinha de água. Esqueçam tudo isso!

Chegamos aqui por irresponsabilidade e delírio colectivo, por não termos a noção que os direitos implicam deveres, por não termos cabeça e também por termos uma classe politica canalha e irresponsavel que mesmo á beira do poço só consegue pensar no poder e nas suas clientelas. Infelizmente não é possivel pegar nos 5 dirigentes dos maiores partidos, encosta-los a uma parede e fuzila-los sumariamente... De qualquer modo, culpar só os politicos é o caminho mais facil e porventura o menos justo. Porque todos nós beneficiamos do regaboge de anos a fio a viver com o que não tínhamos, achando que podíamos eternamente continuar a esticar a corda!

Agora chegou a hora de pagar. Eu era miudo em 1983 mas ainda tenho algumas memórias. Dos 20 contos com que podíamos saír para o estrangeiro, da fome no distrito de Setubal (e nos outros) no 13º mes cortado...Agora vai ser pior. Porque hoje temos hábitos que na altura não tínhamos... vai doer!

Em Portugal, como no Sporting, a fuga para a frente continuou durante anos! Mas chega sempre o dia em que temos que encarar de frente a realidade pura e dura. Para nós portugueses chegou essa hora! Doi-me muito pelo País. Porque cresci com 2 valores basicos na cabeça. Não valemos nada quando faltamos ao respeito aos nossos Pais e ao nosso País! E nós fizemos tanto mal a este País nos ultimos anos...

domingo, 3 de abril de 2011

Em Força

Foi uma semana complicada para o Sporting Clube de Portugal.

Foi uma semana em que vimos um presidente que a grande maioria de nós não elegeu a tomar posse do clube que amamos.
Foi uma semana em que vimos um indivíduo que creio fortemente ser um fantoche de "outros poderes" mostrar que nada merece de nós que quisemos a mudança.
Foi uma semana em que senti vergonha dos adeptos fracos de carácter, dos velhos do restelo e dos boys dos tachos que o elegeram e dos vândalos que não souberam levar com a onda de cabeça erguida.

No entanto foi também uma semana em que vi um balneário a finalmente ser fechado ao exterior. Foi uma semana em que a equipa de Luís Duque e Carlos Freitas voltou a fazer valer o nome que aos poucos foram ganhando no futebol português, notando-se desde logo a sua influência no que sobre nós foi falado por aí. Foi uma semana de ânimos quentes, de cobardias reveladas, de conversas sobre fraudes eleitorais e de desculpabilização por parte dos que cá ficaram.

Quero deixar bem claro uma coisa: nunca teria sido o meu presidente aquele que saíria vitorioso destas eleições, porque nenhum dos candidatos mostrou merecer o meu apoio como indivíduo. Mas dos projectos que foram apresentados, não foi o meu projecto, e o de Bruno de Carvalho, que venceu estas eleições. Se houve fraude ou não? Na minha humilde opinião houve aquilo a que gosto de chamar marosca, mas não me parece que vá ser possível confirmá-la ao ponto de haver uma segunda volta. E cada vez mais penso que todos devemos ser humildes e deixarmo-nos de guerras mesquinhas. Se foi pelo clube que se envolveram nesta campanha então façam valer a vossa força junto de quem venceu. O nosso clube merece melhor. O nosso clube merece que aqueles que prometiam mundos e fundos para vencer umas eleições mostrem a quem neles votou porque mereceram esse voto.

Sejamos frios numa questão: não foi uma equipa fraca aquela que ganhou. Não foi um grupo de bandalhos aquele que saíu por cima no dia 26. Acredito que são eles que podem levar o meu clube à vitória? Sinceramente não sei. Mas acredito muito na força do que podemos fazer juntos.
Há uma palavra inglesa que me vem à mente neste momento: enforce. Não pela sua conotação violenta, mas sim pela sua conotação de não dar tréguas. De fazer valer aquilo em que acreditamos.
O presidente eleito Godinho Lopes apela à união? Pois bem, então dar-lhe-emos essa união. E dar-lha-emos como só nós sportinguistas sabemos dar: estaremos lá todas as semanas a dar apoio à nossa equipa, mas não daremos hipotese aos que nos querem mal. Se este é um mandato que GL faz questão de cumprir então estaremos lá para lhe dizer o que deve fazer. Se esta é uma presidência que GL pretende assumir, então que olhe bem à sua volta porque este clube não mais ficará calado, não mais deixará este governo sombra ditar os passos desta instituição que é tão maior que nós.

Pediu apoio senhor presidente? Então prepare-se, porque cá estaremos para o dar. Espero é que tenha noção do que pediu...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Paz finalmente?

Enquanto escrevo este post e ao que sei decorre uma reunião em Alvalade entre os cabeças de lista das 5 listas que se apresentaram ás eleições de dia 26.

Pelo que já é possivel saber, Godinho Lopes terá adbicado da Presidência a favor de Sérgio Abrantes Mendes, passando a ser o Vice para o Património. Bruno de Carvalho será o Vice para o futebol na Direcção de Consenso a saír da Reunião, assumindo ainda a Presidencia da SAD e Pedro Baltazar assumirá o Pelouro Financeiro, tendo Nobre Guedes abdicado em nome da união da familia sportinguista.

As boas noticias para o Sporting acabam aqui porque ao que sabemos mais mexidas se preparam.

Dias Ferreira passará a ser o numero 2 da SAD e assumirá ainda o Departamento do Chines, em que será coadjuvado por Paulo Futre! Luis Duque irá assumir a propecção de novos jogadores na Antartica e ter-se-á já mudado para o local. Ao que sabemos terá já alugado um confortavel iglô!

João Pedro Varandas estará encarregue de elaborar o caderno eleitoral para as próximas eleições e Oliveira e Costa irá assumir o departamento da propaganda barata! Paulo Pereira Cristovão será o responsável pelo Departamento de Segurança do Sporting! Soares Franco será encarregue do Departamento das Vendas de Património e JEB será o novo responsável de Recursos Humanos!

Ah, é verdade, hoje é 1 de Abril!