sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ronaldo e Eusébio

A propósito de toda esta polémica (estéril) de se discutir quem foi o melhor jogador português de todos os tempos (e faltam na discussão 2 nomes, na minha opinião - Peyroteo e Travassos) recebi um texto do meu amigo Luis Rasquete que aqui deixo, com a devida vénia:
1.Eusébio integrou uma seleção que foi semifinalista de um Mundial ao passo que Ronaldo foi FINALISTA de um Europeu (só perdido graças à cabeça dura de Scolari que é um grande motivador mas tacticamente uma catástrofe) e semifinalista de um Mundial;
2.O Eusébio, naturalmente fruto da grande rivalidade que sempre viveu nos seus tempos de jogador, olha sempre com desdém para o Sporting e não teve esta reacção quando o Pauleta o ultrapassou em golos! E porquê? Simples, porque o Pauleta nunca jogou no Sporting e nunca ameaçou o CV dele em termos de títulos;
3.Ora, o Ronaldo tem títulos por todos os lados por onde passou (já o igualou em títulos na Champions e, esperamos, não vai ficar por aqui) e, não fora o facto de conviver com um ET (que, se ganhar 1 Mundial, basta UM, vai ser unanimemente considerado o melhor jogador da história que jogou na melhor equipa da história) já tinha o dobro das bolas de ouro que tem, tais são as suas performances em números;
4.A culminar, alguém duvida que se o Ronaldo tivesse a seu lado jogadores do nível de um Germano, um Coluna, um Simões, um José Augusto (sim, todos do slb), um Hilário, um Alexandre Baptista, o seu rendimento enquanto jogador da seleção seria ainda superior e provavelmente já teria alcançado esta marca mais cedo? Caramba, basta ver o que a FORTÍSSIMA Irlanda do Norte nos fez até entrar o Nani e o Ronaldo (para quem não reparou, passou o jogo a fazer alongamentos e a coxear) ignorar psicologicamente a lesão e pegar o toiro nos cornos porque ele nem sequer pondera ficar fora do Mundial! E, sim, é por causa da rivalidade com o Messi mas também é por ser o maior exemplo de profissionalismo e dedicação que o SPORTING e o FUTEBOL PORTUGUÊS criaram! Sim, foi criado no SPORTING! O Eusébio e todos os aziados da Bollha e tripeiros e afins que se roam! E nós devemos NÃO DEIXAR ISSO PASSAR EM CLARO EM MOMENTO ALGUM!
O Ronaldo é o melhor jogador português de sempre, provavelmente um dos 5 (para ser humilde) melhores jogadores de TODOS OS TEMPOS e foi o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e não o slb ou o fcp quem o fez!
E é por isso que a Escola de FORMAÇÃO DO SPORTING é a MELHOR DO MUNDO! E isto deve ser repetido à exaustão! Sem tibiezes e CONTRA todas as vozes que o tentem menorizar mesmo que venham de um Senhor que nos merece todo o respeito pelo que fez no campo (mas não pelo que diz) de seu nome Eusébio!

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber porque raio de carga de água ninguem se lembra de Fernando Peyroteo, o maior goleador da História do Futebol, com o record da maior média de golos por jogo do futebol mundial e caso tivesse participado em provas europeias, ele e os cinco violinos, hoje a conversa seria outra.

Anónimo disse...

Não tenho qualquer dúvida que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos. O futebol de hoje, não tem nada a ver com o futebol do tempo de Eusébio e do tempo de Peyroteu. A velocidade, a quantidade de jogos e velocidade de raciocínio de agora são incomparáveis com o tempo de Eusébio. Ainda por cima Eusébio jogava mal de cabeça e nunca foi posto verdadeiramente à prova em campeonatos e equipas top a nível mundial, pois nunca jogou numa equipa estrangeira e Portugal raramente ia a Europeus e Mundiais. Por tudo isto, julgo até que é inferior a Luís Figo. Penso que o 3º lugar fica bem a Eusébio.