sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dura realidade

O que se passou ontem não é novidade. Infelizmente, quem é do Sporting já está habituado a este género de derrotas.

Ontem em conversa com amigos lembrava as finais que o Sporting tem disputado. Já tenho 32 anos e nunca vi o Sporting ganhar uma final com um equipa do nível do nosso clube. Ganhou ao Leixões, ao Marítimo e ao Belenenses. Contra o Porto e contra o Benfica nunca vi uma vitória numa final. Na UEFA o melhor que vi foi aquela vitória contra o AZ Alkmaar (não incluo vitórias em fases de grupo). Contra o CSKA foi o que se viu.

Onde quero chegar, é que o Sporting nunca vence naqueles jogos decisivos. Mesmo nos campeonatos ganhos tivemos várias hipóteses de ganhar a Liga em jogos nossos e perdíamos. O 1º tivemos de ganhar na última jornada ao fraquissimo Salgueiros e no 2º foi com um empate do adversário que pudemos festejar.

Isto é o reflexo da cultura do nosso clube. Às vezes jogamos bem, formamos bons jogadores, é um clube (não confundir com os dirigentes) com uma imagem de honestidade e cordialidade, mas no fundo não somos ganhadores.
Os jogadores têm que ir para o estrangeiro para começarem a ganhar, os treinadores ficam às vezes com uma imagem do "quase-vencedores" e os dirigentes não escapam a uma imagem de quase incompetência.

Não haverá por aí alguém que mude isto? De preferência com uma estratégia diferente do FCP...

0 comentários: