sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Derrota de Terça Feira vista mais a Frio

Chegado de Alvalade, escrevi a quente terça feira, após o Sporting
-Benfica da Taça da Liga. Agora mais a frio, gostava de escrever mais umas coisas:

1) Parece-me que Carlos Carvalhal fará o resto da época e depois sairá. Confesso que tenho pena de não ter tido oportunidade de ver o que valeria este treinador em circunstancias normais. O desafio que ele aceitou tinha uma margem de risco brutal e acabou por acontecer aquilo que seria mais natural, o fracasso. De qualquer modo, dificilmente outro treinador, por mais conceituado que fosse, teria tido outro resultado num clube tão minado, tão destruído, em que o treinador é um D.Quixote solitário numa luta contra tudo e contra todos.

2) A Carlos Carvalhal apenas assaco uma responsabilidade. A das contratações feitas no mercado de Inverno que nunca deviam ter acontecido. Gastaram-se todas as fichas para remediar uma epoca que estava perdida, condenando á partida a próxima (vai haver dinheiro para investir?). Com 2 agravantes. A primeira a de destruír á partida os reforços que nunca teriam oportunidade de brilhar sendo integrados numa equipa tão destruída fisica e animicamente como esta está. Aqueles jogadores vão-se desvalorizar (oxalá me engane) e vão prejudicar as suas carreiras e o Sporting que dificilmente recuperará o investimento feito. Parecem-me jogadores com valor mas sem condições para o exteriorizar. Alias, como Patricio, Carriço, Moutinho, Veloso, izmailov, Vuk, Pereirinha, Matias e outros que por lá andam...A segunda agravante tem a ver com a tal lacuna de que Carvalhal falava no fim do jogo com os vermelhos, a da falta de altura do plantel. Se se queriam contratar jogadores agora, devia ter-se pensado "nesse pequeno pormenor" tão importante no futebol de hoje. Olhando para a altura e compleição fisica dos jogagores contratados, concluo que se achou que isso não era importante. Os resultados são os que conhecemos e que Luisão e David Luiz puseram a nu de forma tão cruel!

3) Parece-me que ao contrario de Paulo Bento que gostava de ser Director, presidente e massagista, Carvalhal gostaria de ter um staff de apoio que claramente não tem. Temos visto de tudo nos ultimos tempos, com os episodios Liedson/Sa Pinto, a canalhice dos arbitros a agravar-se de forma descarada, declarações infelizes de jogadores e os episodios da não saída de Veloso escarrapachadas em todos os jornais...

4) Aquela equipa não dá mais e não acredita em si propria. Tenho medo do jogo da Luz. Confesso. Como nunca tinha tido na vida. Pela primeira vez não acredito na vitória e tenho até medo do que possa acontecer quando lá formos jogar...

5) O Presidente não existe, é virtual, a estrutra directiva é invisivel e o clube definha. A desorganização é total a todos os niveis e chegamos ao ponto de ver personagens universalmente reconhecidas como absolutamente incapazes pelo mundo sportinguista, como Garção e Afra, a galgarem degraus rumo a lugares de topo e a chegarem a lugares inconcebiveis. Ver Garção no banco do Sporting é uma absoluta anedota de mau gosto. Mas...é real!

6) O reflexo do ponto anterior sente-se nas bancadas do estádio. As pessoas não acreditam mais e não vão. O Clube está a morrer! Quantos lugares de época se vão vender na proxima epoca?

7) O Sporting precisa de parar para pensar. O Presidente deve avaliar se tem condições para continuar. E se acha que sim, então a unica maneira é cortar a eito. Toda a estrutura precisa de uma varridela de cima a baixo! O Sporting terá de deixar de ser o Clube do BES e dos funcionários para passar a ser o clube dos socios. porque essa é a unica maneira de ter futuro. Resta saber se JEB o pretende e se o BÈS, que o colocou naquele lugar, deixa...

8) Doeu-me a alma ver as cedencias ao Benfica no numero de bilhetes. Parece-me que JEB retomou as referencias de Soares Franco e também acha que o carnide é um clube maior a que temos que vergar a cabeça! Espero que não volte a acontecer nunca mais uma situação deste genero. Além disso, a presença de Vieira na Tribuna VIP de Alvalade é uma afronta do Presidente a todos os sportinguistas! Naquela tribuna não se pode sentar a ralé da sociedade...

9) O Clube está fragilizado e os arbitros já o sentiram. Agora, o pouco pudor que existia, desapareceu por completo. Todos nós temos culpa, porque em vez de defendermos o Sporting e marcarmos a nossa posição, preferimos apoiar a fracção A ou B do clube e assobiar um guarda redes com o nosso emblema ao peito...A posição do Sporting em relação aos arbitros deve ser duríssima e aí todos nós somos necessários. Só lá vamos quando eles tiverem medo de nós como têm dos vermelhos e da sua miseravel imprensa vassala ou dos azuis.

Este clube está num momento histórico. Ou faz uma viragem completa de agulha (que não passa por contratar uma serir de "craques" mas sim por repensar toda a sua estrutura e estrategia) ou vai definhar aos poucos, continuando a deslizar pelo barranco abaixo.

0 comentários: