Chegou ao fim a pior época da história do Sporting, culminando num miserável 7º lugar, e a consequente não qualificação para as competições europeias.
Com isto, parece estar a chegar também ao fim a ‘novela treinador’. Uma coisa já é certa: Jesualdo Ferreira não irá continuar. Outra coisa parece ser quase certa: entrará Leonardo Jardim. Mas vamos por partes.
Jesualdo Ferreira pegou numa equipa em cacos, e não teve medo de apostar em jovens da formação, devolvendo à equipa em vários momentos da época uma postura respeitável. Revelou competência e profissionalismo, e deixou boa imagem perante os Sportinguistas. Para muitos seria o treinador ideal para orientar a equipa na próxima época. Não chegou a acordo com a direção para a renovação do contrato, não sendo totalmente conhecidos os motivos da não continuidade.
Em termos de resultados, não se pode atribuir as culpas completas da não qualificação europeia a Jesualdo, mas evidentemente que tem a sua quota parte, até porque foi o treinador que mais tempo esteve à frente da equipa ao longo da época (17 jogos).
Se quisermos considerar apenas os jogos da ‘era Jesualdo’, concluímos que talvez tivéssemos conseguido a qualificação, ainda que num 5º lugar (equivalente ao anterior pior registo de sempre do Clube), entre um lote de equipas muito equilibradas em pontos.
Não me parece, apesar de tudo, uma prestação brilhante, e não vejo a saída do Professor como o fim do mundo para o Clube.
Ao que tudo indica, o substituto será Leonardo Jardim. Com apenas 38 anos, não tem a experiência de Jesualdo Ferreira, mas apesar da jovem idade, já leva carreira de treinador principal desde 2003, ano em que assumiu o comando do Camacha, onde já era adjunto.
Aqui fica um pequeno resumo da sua carreira:
Camacha (5 épocas): manteve com regularidade a equipa nos primeiros lugares da II Divisão B (incluindo dois 3º lugares)
Chaves (2 épocas): conseguiu a subida à II Liga na sua segunda época, após na época anterior ter ficado a um ponto.
Beira-mar (2 épocas): conseguiu a subida à I Liga na primeira época, garantindo a permanência no escalão máximo na época seguinte.
Braga (1 época): conseguiu a qualificação para a Champions (3º lugar)
Olympiakos (1 época): na sua primeira experiência no estrangeiro foi surpreendentemente dispensado quando a equipa estava em 1º lugar (acabando por vencer o campeonato) com 10 pontos de avanço sobre o 2º classificado.
Leonardo Jardim tem tido uma carreira em crescendo, com bons resultados por onde tem passado, de acordo com os objetivos dessas mesmas equipas. Não é um treinador conceituado (ainda), como os adeptos poderiam esperar, mas aparenta ser competente, pela idade que tem, ambicioso, e ainda por cima Sportinguista, o que não sendo o essencial, é uma mais-valia, desde que reunidos os pressupostos anteriores.
A meu ver poderá ser uma boa decisão. Mas não esquecer que as próximas épocas irão ser difíceis, independentemente de quem venha a ser o próximo treinado, como já tive a oportunidade de escrever anteriormente. Teremos que ter paciência, e não deixar de apoiar o Clube seja qual for a aposta da direção.
0 comentários:
Enviar um comentário