terça-feira, 19 de novembro de 2013

"Jornalismo" de Classe


Às vezes pergunto-me o que passará na cabeça de alguns ditos jornalistas quando escrevem determinada notícia ou atacam determinado clube. Já me perguntei muitas vezes o que será que motiva a irresponsabilidade jornalística de não se ser imparcial quando se escreve para uma publicação que se assume como tal.

Quando João Querido Manha (JQM) escreveu um chamado "artigo de opinião" depois do jogo entre o nosso Sporting e o seu Benfica, branqueando os erros clamorosos de arbitragem e focando o "erro", se é que lhe podemos chamar isso, do nosso Rui Patricio, eu pensei "irra, este senhor não só não é imparcial como ainda tem o desplante de atacar o guarda-redes da Selecção do seu país em vésperas de dia de jogo importantíssimo...". 

Perguntei-me nesse momento o que é que passará pela cabeça de um dito jornalista quando escreve um texto desta índole e o que o motivará a arriscar prejudicar a estabilidade emocional de um jovem guarda-redes, mesmo antes de um jogo que pode decidir a participação da NOSSA Selecção (e neste "nós" incluo sportinguistas, benfiquistas, portistas e na loucura até o JQM) no Mundial de 2014.

Hoje ao ver esta capa de um outro dito jornal tambem dito imparcial, só consegui rir. E ri bastante.


Confesso que tive de olhar várias vezes para ter a certeza do que estava a ver.

Caso não tenham reparado, na capa d'A Bola, está o onze titular que alinhou no passado jogo contra a Suécia no Estádio da Luz. Ou estaria, não faltasse única e exclusivamente o Rui Patrício, titular da baliza da Selecção Nacional e titular da baliza do Sporting Clube de Portugal. 

Honestamente não consigo conceber qual terá sido a motivação para não o incluir. Não sei se, tal como o JQM, há alguém na redaçao d'A Bola que tem algum problema pessoal com o Rui, se têm inveja da sua vida amorosa, se não apreciam mesmo que o melhor guarda-redes português da actualidade seja jogador do Sporting ou se só não gostam do seu corte de cabelo. Mas sinceramente custa-me a aceitar que a não inclusão do nosso guarda-redes nesta capa tenha sido apenas outra coincidência jornalistica. E a não o ser, não sei como categorizar este tipo de "jornalismo".

Vai na volta é porque é o único que não veste de vermelho!

NOTA: numa versão inicial deste post, cometi o erro de comentar como se o JQM fosse o director d'A Bola. De facto não o é. Mea culpa, o "jornal" de que JQM é director é o Record. A verdade é que muitas vezes acabo por confundir o clubismo não assumido de um jornal com o clubismo assumido do director do outro. Na prática, o resultado dos últimos anos tem sido o mesmo.

1 comentários:

Anónimo disse...

Esta capa é um nojo! Uma vergonha! Prometo, nunca mais comprar estes 2 pasquins! Os outros sportinguistas que façam o que quiserem.