segunda-feira, 11 de novembro de 2013

No bom caminho



 
O Sporting está no bom caminho. A prova disso é o respeito que os nossos adversários nos demonstram e das eufóricas celebrações de uma vitória, mesmo obtida nas circunstâncias em que foi obtida. 

Não esquecer que esta equipa vem da sua pior classificação de sempre, não está nas competições europeias, perdeu alguns dos seus mais promissores jogadores, e investiu apenas 2M€ para esta época. 

Quis o destino que nos calhasse em sorte para a Taça de Portugal, em fase tão prematura da competição, o vice-campeão zon/sagres, vice-campeão da Taça de Portugal, e vice-campeão da liga Europa. Ainda por cima no campo deles, onde tipicamente somos recebidos de forma hostil, como se de uma guerra o futebol se tratasse.

À primeira vista, foi tudo um grande azar, onde mais não devíamos esperar do que uma derrota sem contemplações. 

Mas contrariamente ao esperado, a equipa mostrou que este não é o Sporting dos últimos anos, mostrou garra, recuperou de duas situações de desvantagem (um delas por dois golos), conseguiu levar a jogo para prolongamento, acabando por se deixar vencer por a inexperiência típica de uma equipa baseada na formação. 

Agora há que corrigir os erros, comuns na espécie humana. Se o jogos fossem comandado por robôs, em vez de por homens, o mais certo (de acordo com os especialistas na matéria), seria termos vencido 2-4 sem necessidade de ir a prolongamento. Mas como este não é um mundo de robôs, temos que continuar a trabalhar com o que temos. 

Mas o que fica daqui é a mudança de mentalidades. Outrora, quem nos acusava (erradamente) do nosso campeonato ser vencer os nossos rivais, hoje já celebram euforicamente as vitórias sobre nós, como se de um título se tratasse, desejando-nos um bom Natal, como se a época acabasse aqui. Isto quando estamos à frente deles no campeonato ( fonte site oficial da liga), demonstra bem que algo está diferente. 

Por isto tudo, estamos sim no bom caminho. Mas temos que ir com calma. Não podemos esperar que passemos do pior ano de sempre, para o melhor ano de sempre. Mas se tivermos paciência com estes jovens, e os adeptos mantiverem o apoio como até aqui,  no médio/curto prazo teremos muitas razões para festejar. 

Viva o Sporting!


P.S. Desejo muito sorte à Selecção para o difícil embate com a Suécia, mesmo aos jogadores que atuam em equipas rivais. Viva Portugal.

3 comentários:

Ace-XXI disse...

Essa foto é montagem não é dos nossos adeptos.

Jota disse...

Os adeptos do Sporting têm é que estar orgulhos do que a equipa tem feito esta época. Depois do que vimos nos últimos anos, podemos finalmente dizer que estamos no bom caminho, e, apesar da derrota, este jogo é a prova disso!

Quanto à selecção, as apostas na betclic estão feitas... Depois da vitória em casa, estou confiante que há um lugar para nós no Mundial do Brasil ;)

Anónimo disse...

Caro amigo sportinguista: Eu sou o administrador do Blogue sportinguista Amorsporting.com e estou a escrever-lhe para que também possa referenciar-me no seu Blogue. Eu no meu espaço sportinguista dou todos os blogues sportinguistas como referencia e também gostaria de ser referenciado. Não é da minha pessoa entrar em guerras com outros espaços iguais como poderá comprovar . Deixo á sua consideração......saudações leoninas
Rui fernandes