terça-feira, 19 de novembro de 2013

"Jornalismo" de Classe


Às vezes pergunto-me o que passará na cabeça de alguns ditos jornalistas quando escrevem determinada notícia ou atacam determinado clube. Já me perguntei muitas vezes o que será que motiva a irresponsabilidade jornalística de não se ser imparcial quando se escreve para uma publicação que se assume como tal.

Quando João Querido Manha (JQM) escreveu um chamado "artigo de opinião" depois do jogo entre o nosso Sporting e o seu Benfica, branqueando os erros clamorosos de arbitragem e focando o "erro", se é que lhe podemos chamar isso, do nosso Rui Patricio, eu pensei "irra, este senhor não só não é imparcial como ainda tem o desplante de atacar o guarda-redes da Selecção do seu país em vésperas de dia de jogo importantíssimo...". 

Perguntei-me nesse momento o que é que passará pela cabeça de um dito jornalista quando escreve um texto desta índole e o que o motivará a arriscar prejudicar a estabilidade emocional de um jovem guarda-redes, mesmo antes de um jogo que pode decidir a participação da NOSSA Selecção (e neste "nós" incluo sportinguistas, benfiquistas, portistas e na loucura até o JQM) no Mundial de 2014.

Hoje ao ver esta capa de um outro dito jornal tambem dito imparcial, só consegui rir. E ri bastante.


Confesso que tive de olhar várias vezes para ter a certeza do que estava a ver.

Caso não tenham reparado, na capa d'A Bola, está o onze titular que alinhou no passado jogo contra a Suécia no Estádio da Luz. Ou estaria, não faltasse única e exclusivamente o Rui Patrício, titular da baliza da Selecção Nacional e titular da baliza do Sporting Clube de Portugal. 

Honestamente não consigo conceber qual terá sido a motivação para não o incluir. Não sei se, tal como o JQM, há alguém na redaçao d'A Bola que tem algum problema pessoal com o Rui, se têm inveja da sua vida amorosa, se não apreciam mesmo que o melhor guarda-redes português da actualidade seja jogador do Sporting ou se só não gostam do seu corte de cabelo. Mas sinceramente custa-me a aceitar que a não inclusão do nosso guarda-redes nesta capa tenha sido apenas outra coincidência jornalistica. E a não o ser, não sei como categorizar este tipo de "jornalismo".

Vai na volta é porque é o único que não veste de vermelho!

NOTA: numa versão inicial deste post, cometi o erro de comentar como se o JQM fosse o director d'A Bola. De facto não o é. Mea culpa, o "jornal" de que JQM é director é o Record. A verdade é que muitas vezes acabo por confundir o clubismo não assumido de um jornal com o clubismo assumido do director do outro. Na prática, o resultado dos últimos anos tem sido o mesmo.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

No bom caminho



 
O Sporting está no bom caminho. A prova disso é o respeito que os nossos adversários nos demonstram e das eufóricas celebrações de uma vitória, mesmo obtida nas circunstâncias em que foi obtida. 

Não esquecer que esta equipa vem da sua pior classificação de sempre, não está nas competições europeias, perdeu alguns dos seus mais promissores jogadores, e investiu apenas 2M€ para esta época. 

Quis o destino que nos calhasse em sorte para a Taça de Portugal, em fase tão prematura da competição, o vice-campeão zon/sagres, vice-campeão da Taça de Portugal, e vice-campeão da liga Europa. Ainda por cima no campo deles, onde tipicamente somos recebidos de forma hostil, como se de uma guerra o futebol se tratasse.

À primeira vista, foi tudo um grande azar, onde mais não devíamos esperar do que uma derrota sem contemplações. 

Mas contrariamente ao esperado, a equipa mostrou que este não é o Sporting dos últimos anos, mostrou garra, recuperou de duas situações de desvantagem (um delas por dois golos), conseguiu levar a jogo para prolongamento, acabando por se deixar vencer por a inexperiência típica de uma equipa baseada na formação. 

Agora há que corrigir os erros, comuns na espécie humana. Se o jogos fossem comandado por robôs, em vez de por homens, o mais certo (de acordo com os especialistas na matéria), seria termos vencido 2-4 sem necessidade de ir a prolongamento. Mas como este não é um mundo de robôs, temos que continuar a trabalhar com o que temos. 

Mas o que fica daqui é a mudança de mentalidades. Outrora, quem nos acusava (erradamente) do nosso campeonato ser vencer os nossos rivais, hoje já celebram euforicamente as vitórias sobre nós, como se de um título se tratasse, desejando-nos um bom Natal, como se a época acabasse aqui. Isto quando estamos à frente deles no campeonato ( fonte site oficial da liga), demonstra bem que algo está diferente. 

Por isto tudo, estamos sim no bom caminho. Mas temos que ir com calma. Não podemos esperar que passemos do pior ano de sempre, para o melhor ano de sempre. Mas se tivermos paciência com estes jovens, e os adeptos mantiverem o apoio como até aqui,  no médio/curto prazo teremos muitas razões para festejar. 

Viva o Sporting!


P.S. Desejo muito sorte à Selecção para o difícil embate com a Suécia, mesmo aos jogadores que atuam em equipas rivais. Viva Portugal.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Façam as contas!

Mesmo após a derrota no porto o nosso clube continua a dar sinais positivos relativamente à recuperação que tem de ser feita em todos os dominios do clube.

Ao nível do marketing têm sido lançadas várias ações muito bem desenvolvidas e que puxam por todos aqueles que sentem o Sporting.

Acho é que simultaneamente vamos vendo coisas como aquelas que aconteceram no porto, envolvendo claques e grupos organizados, que absorvem completamente os impactos das ações levadas pelo clube.

Será que ninguém ainda fez contas ao número de adeptos, familias, mulheres e crianças que não vão ao estádio por acharem que é perigoso? Nem tenho a esperança que alguém decida algo por valores morais. Mas pelos económicos já acho que é possível os decisores chegarem lá.

Eu tenho a certeza que o balanço é muito negativo para todos os clubes e para o futebol em geral. Veja-se o que fizeram os ingleses e o futebol que têm hoje.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dissertação sobre o tamanho da Escarreta

Isto dos tamanhos é complicado. Todos nós já dissertamos bastante sobre a temática da minha é maior que a tua a respeito de outros temas. Chegou agora a hora de dissertar sobre o mesmo tema, a respeito de escarretas.
Como todos nos lembramos, o então jogador do Sporting Insua foi punido (e bem) com dois jogos de suspensão na sequência de imagens televisivas em que é apanhado a cuspir sobre um adversário. Tempos depois, o jogador do Benfica Enzo Perez foi apanhado a fazer exatamente o mesmo. As imagens televisivas mostram uma escarreta de fazer inveja ao Insua, mas provavelmente não seria suficientemente compacta e amarelada para justificar qualquer jogo de castigo e assim o dito jogador pode jogar na jornada seguinte (contra o Sporting) inpunemente, sem ter sofrido qualquer sanção disciplinar. Agora, também o jogador Josué do FCP foi apanhado na mesma situação. Contudo, desta vez uma observação detalhada ao tamanho da escarreta permitiu concluir que a ação era passivel apenas de um jogo de castigo (seria provavelmente mais compacta que a escarreta do Enzo Perez e menos que a do Insua) e Josué poderá assim alegremente jogar contra o Sporting (isto das coincidencias é terrivel - então não é que a seguir é sempre contra o Sporting...)!
Confesso que esta temática me deixa curioso. Gostaria de saber qual o laboratório utilizado pala Comissão de Disciplina para verificar o teor, cor, tamanho e consistencia da escarreta! Estou realmente curioso, porque esta temática do tamanho da escarreta ainda consegue ser mais interessante que a do tamanho de outras coisas...

domingo, 29 de setembro de 2013

Criticar erros, esquecer a batota

Um pequeno post sobre um grande assunto: Na 6ª feira o porto recuperou os pontos perdidos com um erro de arbitragem do Pedro Proença. Obviamente que todos nós (exceto os portistas) ficamos chateados com mais um erro de arbitragem que se traduz num ganho de pontos de um adversário. E com isso, os jornais e os rivais apontam baterias ao árbitro pelo seu erro.

E eu penso cá para mim... o erro pode ter sido deliberado mas também pode ter sido apenas um erro. Não saberemos. Mas critica-se o árbitro pelo sim pelo não. Enquanto tudo acontece o jogador Quintero passa despercebido. Ninguém reparou que ele foi batoteiro? Ninguém critica o facto de ter enganado o árbitro. Erros haverão sempre. Infelizmente, batoteiros também porque ninguém se importa com isso. E sinceramente acho que é tão feio!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Voltar a ser Diferentes

Numa semana de polémicas inúteis, de onde o futebol português sai ainda mais desvalorizado, importa sublinhar o que realmente nos interessa. O Sporting teve um resultado algo frustrante contra o Rio Ave mas, no entanto, a reação dos sportinguistas nem por isso foi negativa.

Todos nós sabiamos que a aposta na formação teria estas consequências. A inexperiência dos jogadores permitem por vezes alguns erros aproveitados pelos adversários mais experientes.Ou por outro lado os erros dos árbitros poderão ter maior impacto. Se estivessemos a ganhar por 2 ou 3 o erro do Carlos Xistra não teria qualquer importancia. Desta forma ditou a perda de 2 pontos.

Com tudo isto, gostaria de louvar a posição do presidente e do treinador. Um pede mais empenho. O outro não se refugiou nos erros alheios, ainda por cima, quando uma semana antes tinhamos beneficiado de um erro de um árbitro. Para mim, a posição dos dois são exemplares. E isso enche-me de orgulho, ainda para mais, quando aparecem simultaneamente com as atitudes dos responsáveis dos nossos rivais.

Estamos finalmente a voltar a ser Diferentes!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ronaldo e Eusébio

A propósito de toda esta polémica (estéril) de se discutir quem foi o melhor jogador português de todos os tempos (e faltam na discussão 2 nomes, na minha opinião - Peyroteo e Travassos) recebi um texto do meu amigo Luis Rasquete que aqui deixo, com a devida vénia:
1.Eusébio integrou uma seleção que foi semifinalista de um Mundial ao passo que Ronaldo foi FINALISTA de um Europeu (só perdido graças à cabeça dura de Scolari que é um grande motivador mas tacticamente uma catástrofe) e semifinalista de um Mundial;
2.O Eusébio, naturalmente fruto da grande rivalidade que sempre viveu nos seus tempos de jogador, olha sempre com desdém para o Sporting e não teve esta reacção quando o Pauleta o ultrapassou em golos! E porquê? Simples, porque o Pauleta nunca jogou no Sporting e nunca ameaçou o CV dele em termos de títulos;
3.Ora, o Ronaldo tem títulos por todos os lados por onde passou (já o igualou em títulos na Champions e, esperamos, não vai ficar por aqui) e, não fora o facto de conviver com um ET (que, se ganhar 1 Mundial, basta UM, vai ser unanimemente considerado o melhor jogador da história que jogou na melhor equipa da história) já tinha o dobro das bolas de ouro que tem, tais são as suas performances em números;
4.A culminar, alguém duvida que se o Ronaldo tivesse a seu lado jogadores do nível de um Germano, um Coluna, um Simões, um José Augusto (sim, todos do slb), um Hilário, um Alexandre Baptista, o seu rendimento enquanto jogador da seleção seria ainda superior e provavelmente já teria alcançado esta marca mais cedo? Caramba, basta ver o que a FORTÍSSIMA Irlanda do Norte nos fez até entrar o Nani e o Ronaldo (para quem não reparou, passou o jogo a fazer alongamentos e a coxear) ignorar psicologicamente a lesão e pegar o toiro nos cornos porque ele nem sequer pondera ficar fora do Mundial! E, sim, é por causa da rivalidade com o Messi mas também é por ser o maior exemplo de profissionalismo e dedicação que o SPORTING e o FUTEBOL PORTUGUÊS criaram! Sim, foi criado no SPORTING! O Eusébio e todos os aziados da Bollha e tripeiros e afins que se roam! E nós devemos NÃO DEIXAR ISSO PASSAR EM CLARO EM MOMENTO ALGUM!
O Ronaldo é o melhor jogador português de sempre, provavelmente um dos 5 (para ser humilde) melhores jogadores de TODOS OS TEMPOS e foi o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e não o slb ou o fcp quem o fez!
E é por isso que a Escola de FORMAÇÃO DO SPORTING é a MELHOR DO MUNDO! E isto deve ser repetido à exaustão! Sem tibiezes e CONTRA todas as vozes que o tentem menorizar mesmo que venham de um Senhor que nos merece todo o respeito pelo que fez no campo (mas não pelo que diz) de seu nome Eusébio!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

As contas finais

A recente publicação do Relatório e Contas da SAD relativo à época 2012-2013 volta a evidenciar o descalabro que foi a gestão da anterior Direção e vem suportar a estratégia levada a cabo pela Direção atual.

Em grandes números destaco:

Total de proveitos sem transferência = 32 milhões de euros

Total de Gastos com pessoal = 42 milhões de euros

Só estes dois valores evidenciam o escândalo que se passou no nosso clube nestes 2 últimos anos. Só não viu quem não quis. E quem não quis, fez muito mal ao nosso Sporting!

Depois temos ainda:

Fornecimentos e Serviços externos =  17 milhões de euros

Outros Gastos operacionais = 7,5 milhões de euros

Amortizações do plantel (passes dos jogadores) = 19 milhões de euros

Vamos já com 54,5 milhões negativos aos quais podemos abater 19 milhões de mais valias com vendas de jogadores. Mas falta ainda suportar resultados financeiros (essencialmente os juros) que são mais 7 milhões de custos.

No final de contas, são quase 44 milhões de euros de prejuízo a juntar aos 46 da época anterior. Quantos anos de austeridade e de redução da massa salarial serão necessários para recuperar este descalabro? Temos mesmo que nos habituar a esta nova conjuntura, que no entanto, poderá dar-nos muitas alegrias. Basta bom senso e sportinguismo.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bom senso finalmente

O aproximar do fecho mercado está este ano a trazer boas noticias ao SCP. A saída do apreciado Onyewu não deixa de ter um impacto muito significativo na demonstração de resultados. Turan, que ultimamente alimentava alguns jornais com noticias pouco agradáveis também vai para o Reims sendo que o SCP mantém uma % do passe do jogador. Hoje fala-se de Illori e de Bruma, jogadores que por uma razão ou outra, poderiam ser problemáticos caso fossem reintegrados no plantel.

Aos poucos a casa vai sendo arrumada e aqueles que olham apenas para o futebol vão estando satisfeitos porque a equipa apresenta estabilidade e evolução. Os que se preocupam com as contas e com a sustentabilidade económica começam a sentir um grande alivio com o regresso ao nosso clube (ou mesmo 1ª aparição) do Bom senso!

Assim, sábado estaremos todos no estádio com outro espírito. Ganhando ou não ganhando no sábado o Sporting já saiu vencedor de uma batalha importante numa guerra longa e dificil, a da sobrevivência.

ps: Ganhou o Sporting, perdeu o Rugido, que de repente deixou de ter comentários dos Anónimos que defendiam sem tréguas as direções anteriores


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Porque no te callas?


Bebiano, o advogado maravilha que conseguiu perder por goleada (7-0) não se cala. E já começa a ser um bocadinho cansativo, acrescente-se!

A missão de qualquer advogado deveria ser defender os interesses deste Cliente. A deste, não: a unica intenção que existe é a de defender os seus interesses e os do Baldé!

Este joguinho começa a ser perigoso para o Bruma! Ainda vai acabar a acrtar baldes de cimebnto se continua por sete caminho. Era uma pena, mas cada um constroi o seu destino. Depois não se queixe!


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Todos a Coimbra!

Amanhã todos os sportinguistas terão dificuldades em controlar as expetativas de um bom resultado. A vitória obtida na 1ª jornada terá tido como consequência o aumento exponencial da moral de todos nós. Por isso espero que amanhã o estádio de Coimbra seja invadido (no bom sentido) por milhares de sportinguistas porque esse apoio será muito importante.

Eu lá estarei, porque agora sim, sinto que o verdadeiro Sporting está de volta. Acabaram os negócios escuros e incomportáveis. Voltámos a ter uma equipa com garra e espírito de luta. E que bem sabe ver o Rui Patricio (melhor guarda redes do mundo sem qualquer dúvida), Cedric, William, Adrien, André Martins e o Wilson Eduardo a jogarem de inicio ou a virem do banco. Isto tudo acontece simultaneamente com a limpeza das contas do clube. Os custos estão lentamente a baixar para níveis aceitáveis e as receitas cedo começarão a subir, fruto do trabalho honesto em que os sócios se reveêm.

Um último à parte. Será muito importante que o SCP mantenha esta luta, não só pela sua recuperação, mas também pela melhoria do futebol português. Seja contra agentes, televisões ou árbitros importa trabalhar nesse sentido porque o futebol merece. Isso enquanto outros vão contratando às dezenas de jogadores com o óbvio objetivo de fazer mexer o dinheiro.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Reposta a Normalidade!

À uns anos ganhar por 5-1 em casa a uma equipa da segunda metade da tabela em casa seria algo de absolutamente normal. Infelizmente nos ultimos 2/3 anos as coisas mudaram muito, como todos dolorosamente sabemos.
Está reposta a normalidade e espera-se que tenha vindo para ficar! Ontem as jolas da roulotte no fim do jogo voltaram a saber deliciosamente bem!
Agora...é ganhar e ganhar e ganhar. Sabendo-se que também vamos perder, mas espero que isso aconteça o mais tarde possivel e o menos vezes possiveis. E deixo aqui o apelo para que quando acontecer, volte a suceder o que aconteceu ontem depois do golo do Arouca. As vozes amplificaram-se na bancada e a união em torno da equipa foi ainda maior!
O objetivo é fazer o maior numero de pontos possiveis e no fim do campeonato logo se vê até que patamar vamos chegar, mas espera-se que dê para voltarmos a ser Sporting. O Sporting que é forte e faz juz á sua História! Que gera paixão e que nos leva a dizer que somos o maior Clube Português, mesmo quando não somos campeões!
Força, Patricio e Companhia!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Plantel 2013/14

Apesar de algumas indefinições, o plantel 2013/14 começa a ganhar forma com contornos mais nítidos:
Patricio, Marcelo
Cedric e Welder
Jefferson
Rojo, Dier e Mauricio
Rinaudo, William Carvalho
André Martins, Adrien, Labyad, Gerson Magrão
Capel, Carrillo, Wilson Eduardo
Montero, Cisse, Slimani
Em relação a este plantel, parecem-ser ser devidas algumas notas:
- Na baliza e na lateral esquerda, as alternativas virão da equipa B, como Golas e Mica (gosto muito deste miudo) a parecerem-me alternativas sólidas.
- No centro da defesa, ainda não perdi a esperança de Illori vir a constituir-se como o quarto passageiro, parecendo-me que essa seria a alternativa ideal. Tenho pena que Nuno Reis não seja tido em conta, porque é um jogador de que gosto bastante. Ruben Semedo parece ser também um miudo com potencial, mas ainda estará muito verde para estas andanças (confesso que nunca vi jogar este miudo e estou curioso...).
- Na posição 6, parece-me que mais uma alternativa não seria má ideia, mas só se for para acrescentar valor. Contratar por contratar seria repetir os erros do passado...
- Gostaria que a novela Labyad terminasse com a integração do jogador, porque pode acrescentar valor. Para além desses facto, se ninguém está disposto a chegar-se á frente para o contratar, então seria um desperdicio pagar um salário tão alto a um jogador para o ter encostado e a desvalorizar-se.
- Ainda não desisti de ver Bruma assumir um dos lugares vagos nas alas. Juridicamente parece-me que o Sporting tem razão, mas em Portugal não é com razão que se ganham casos na justiça, principalmente na desportiva, que ao nível da currupção e compadrios ainda é pior que a arbitragem do nosso futebol. Aguardo por curiosidade pela decisão da CAP e espero não ter mais um motivo para pensar que em Portugal são só os Pintos da Costa com os seus métidos mafiosos a ter sucesso!
- A saída de Capel nesta altura seria um desastre e espero que não aconteça. Agora já é tarde para substituir um dos pilares principais do plantel.
- Espero que Mauricio e Cissé não tenahm sido duas contratações para encher chouriços, porque barato por barato mais vale apostar nos miudos da Equipa B (Nuno Reis ou Betinho, jogadores de que gosto bastante, aliás).
- João Mário, Betinho e Esgaio poderão vir a ganhar posições durante a época para jogar, o que seria bastante interessante em termos de progressão dos jogadores. Outros 3 miudos relativamente aos quais estou curioso em termos de evolução a prazo são Chaby, Ponde e Iuri Medeiros (de que gostei bastante nos jogos da Taça de Honra). Fica ainda em aberto a incógnita Zezinho, jogador que me parece ter bastante potencial, mas de que pouco se fala...

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Serão estes os 23 ?

Segundo o nosso treinador, o plantel irá ter 20 jogadores mais 3 Guarda Redes. Sem qualquer informação que sustente isto antevejo o seguinte plantel:
Marcelo, Golas e Luís Ribeiro (a jogar também pela B)
Cedric e Welder
Jefferson e King
Rojo, Dier, Ilori e Mauricio
Rinaudo, André Santos, William Carvalho
André Martins, Adrien, Labyad
Capel, Carrillo, Salomão, Wilson Eduardo
Montero, Cisse
Assumo que deverão ser prováveis as saídas do Rui Patrício, Jeffren e Viola e a utilização inicial na equipa B do Mica, Nuno Reis, Fokobo, Zezinho, João Mário, Chaby, Esgaio e Betinho.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Em que século vivemos?

No site do jornal "A Bola" estão reproduzidas declarações de Cátio Baldé. São verdadeiras visto que também foram ouvidas em reportagens na rádio.

«(...) Estes dois jogadores não se apresentaram porque quero ver a minha relação de trabalho definida. Caso contrário, como vou mandar dois jovens talentosos para o Sporting sem saber se vou ser impedido de entrar na Academia?», questionou Baldé em declarações à Antena 1 (...)"

«Não tenho habilitações nem competências para enfrentar os responsáveis pelo futebol que me contestaram. Parece que já não querem a minha colaboração mas querem alguns dos meus jogadores.»

Ele manda nos jogadores. Os jogadores são dele. Está tudo dito.