quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alma até Almeida!



Mais abaixo, noutro post, escrevi sobre os arbitros da nossa Liga e de como temos de estar preparados para jogar muitas vezes contra 14 e sofrer para vencer. Parecia que adivinhava tudo o que se ia passar neste Sporting-Lazio!

Foi uma vitória épica. Não pela qualidade do jogo exibido, que mesmo assim foi uns furos acima do que acontecia há umas semanas (começa a ver-se bola em Alvalade) mas pela capacidade de sofrimento de uma equipa que soube lutar contra as adversidades e manter-se coesa e organizada, jogando praticamente toda a segunda parte com 10. É verdade que tivemos sorte nos ultimos 20 minutos, mas soubemos merece-la e fazer por ela!

Ontem, houve mais um factor positivo a acrescentar ao resultado e à exibição da equipa, que foi o publico. Foi fantastico, maravilhoso, o ambiente que se sentiu em Alvalade. Nas alturas mais dificeis do jogo, o publico esteve lá, ao lado da equipa, ajudando-a a acreditar, empurrando-a na resistencia heroica contra a Lazio com mais 4jogadores em campo.

Insua não merecia a crueldade da expulsão, pela exibição que estava a fazer. Ainda não vi a repetição da jogada na TV, mas não vi nada no campo que fosse assim tão flagrante para merecer o segundo amarelo. Alias, bem pior que o que ele terá feito, fizeram alguns jogadores italianos, em jogadas claras de amarelo, principalmente cortando jogadas de contra ataque com faltas claramente amarelaveis. Mas o senhor do apito, tinha começado a mostrar claramente ao que vinha a partir dos 20 minutos ...

Volkswinkel começa a ser um caso serio. Não só pelos golos que marca, mas pelo faro pela baliza e pelas movimentações à ponta de lança. O golo que marca ontem é de outro mundo!

Rinaudo e Oniew mostraram que quando a equipa recua, as suas qualidades vêm mais á tona. No caso do americano, o problema é quando os jogadores contrarios aparecem lançados de frente, porque quando o jogo está na área é praticamente intransponivel. Faz-me lembrar Luisão, quando chegou ao Benfica e penso que com o tempo e com mais ritmo, as lacunas que tem mostrado relativamente á velocidade e ao posicionamento vão ser atenuadas. Podemos ter jogador. Já Rinaudo tem de ter mais cautelas com as percas de bola e maus passes quando a equipa está mais esticada na frente, porque perde mais bolas do que devia em zonas perigosas, com a equipa descompensada. Ontem, gostei muito de um pormenor em Rinaudo que denota inteligencia. Em 2 ou 3 ocasiões quando percebeu que podia fazer faltas perigosas (já tinha um amarelo) refreou-se e soube evitar o risco, não fugindo nunca à luta pela bola.

O resto da equipa esteve muito bem como um todo (Carrillo é maravilhoso com a bola nos pés, mas tem de defender mais) e as substituições foram quase perfeitas, no timing e na leitura de jogo.

Para concluir, um lamento. Como é possivel atribuir culpas a Patricio no golo, como ouvi a várias pessoas na bancada? Por amor de Deus! O homem é um execelente Guarda Redes! Deixem-no em paz!

2 comentários:

Leão de Alvalade disse...

JG,

Barriguinha cheia! Assim vale a pena ir a Alvalade, coisa que não pude por obrigações profissionais. Quando isso acontecer a ver se trocamos um abraço.

Domingo estarei em Guimarães.

Quanto à apreciação jogo concordo inteiramente.

Abraço

JG disse...

Fico à espera que apareças e me digas qualquer coisa, caríssimo. E de preferencia para ver mais um jogo como o de ontem. Dispenso é a parte do sofrimento!

Um abraço