quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primeira análise do Relatório e Contas 2010-2011

O resultado líquido do ano que terminou em 30 de Junho de 2011 foi de -44,0 milhões de euros.

Este resultado incorpora o proveito extraordinário de 18,2 milhões de euros provenientes da venda dos jogadores João Moutinho e Miguel Veloso. Sem estas duas vendas o resultado líquido não seria de -44,0 milhões de euros mas sim de -62,2 milhões de euros.

Segundo a certificação legal das contas e relatório de auditoria (faz parte do R&C), emitida pela KPMG, estas contas do SCP – Futebol SAD incluem ainda um valor a receber de 54,0 milhões de euros de empresas do Grupo Sporting, onde se inclui o próprio SCP.

Assim, e olhando para o balanço a 30 de Junho de 2011, temos uma Activo de 170 milhões de euros, dos quais 54 milhões são valores a receber do universo SCP.

À mesma data devemos 200 milhões de euros, sendo que a diferença é o Capital Próprio no valor de 30 milhões de euros negativos, que poderia ascender a 84 milhões de euros negativos caso as outras empresas do SCP não tivesse forma de pagar os referidos 54 milhões de euros, apontados pela KPMG.

Acresce ainda que dos 30 milhões de euros negativos fazem parte 48 milhões de euros de VMOCS que no futuro teríamos de pagar para não perder o controlo da SAD. A meu ver, será praticamente impossível.

1 comentários:

Duarte disse...

O Rui Patrício também devia ir para o banco durante algum tempo.
É inseguro nas bolas rematadas a longa distância.
A sua capacidade de reação rápida é muito baixa. Por vezes fica parado a ver as bolas entrar, sem se conseguir mexer.
Outras vezes levanta os braços para a bola, mas um pouco às cegas, não posicionando as mãos exatamente na direção que a bola leva.
Quando está em forma não é mau guarda redes mas, a meu ver, nunca será um grande guarda redes.