terça-feira, 12 de outubro de 2010

Novamente as SADs

Ainda a proposito das SADs e tendo e conta o cometário deixado pelo caro Dezperado em post mais abaixo, vou tentar sintetizar a resposta ás 3 questões deixadas pelo nosso consorcio e que me parecem pertinentes:

"Será o futebol, um negocio que gera lucros???

Será que nosso país, algum clube consegue sobreviver sem ajudas de capitais alheios?

Será que se não tivessemos criado a SAD, estariamos numa melhor posição financeira?"


Quanto á primeira questão, claramente não, isto é, em Portugal dificilmente esta actividade gerará lucros directos a quem investe. Mesmo em países com Clubes mais poderosos (Real Madrid, Barcelona, Chelsea, MU, Bayern Muchen,...) tenho muitas duvidas...A unica maneira de os clubes portugueses se manterem equilibrados é através da rentabilização dos activos desportivos (passes de jogadores) com obtenção de receitas extraordinarias. Se não for assim, batatas, vão ter mesmo de reduzir bastante as despesas ... O facto de a actividade não ser lucrativa leva-me a desconfiar do interesse dos investidores neste negócio. O que pretendem? Lucros directos, não será certamente. Ninguém vem buscar dividendos a uma SAD nem espera que o valor das acções suba exponencialmente... Sendo assim, qual é o interesse dos investidores? Eu tenho algumas respostas para isso, mas são pessoais e não as vou colocar aqui. Cada um tirará as suas conclusões e terá as suas respostas!

Quanto á segunda questão, eu atrevo-me a dizer que infelizmente não são só os clubes...Ninguém neste País parece conseguir viver sem recorrer aos capitais alheios. Por isso estamos como estamos. Quem me dera que isto só acontecesse com os Clubes. Parece-me bem que o País vai ter de se habituar a viver de outra maneira. E não apenas os clubes e as SADs!

Já a resposta á terceira questão me parece mais complexa. Confesso que não sei responder. A resposta a essa questão será mais ou menos como ler as linhas da mão para prever o futuro. Neste caso particular, para prever o que teria sido o passado...Não sei...A actividade futebol mudou muito nos ultimos anos e os valores em jogo subiram exponencialmente. Mas há uma coisa que me parece evidente. O advento das SADs não nos trouxe mais controlo, mais transparencia ou melhores gestores. Nem sequer preocupação pelo endividamente crescente. Aquilo a que temos assistido nos ultimos anos não passa da classica fuga para a frente. Até chegarmos á parede (precipicio?)! Teria sido diferente sem as SADs? Não sei!

1 comentários:

Dezperado disse...

Obrigado por responder às minhas questões JG...a acrescento algumas das ideias que tenho:

1º"Será o futebol, um negocio que gera lucros???"

Concordo consigo...acho que nem em Portugal, nem no resto do mundo. E tive em atenção um sócio que discursou na AG, (e acreditando nas palavras dele), o futebol na europa está praticamente falido...e basta olhar para o caso mais recente com o Liverpool. Mas ontem li alguma indicações da UEFA que pretendem implentar regras rigidas para os orçamentos dos clubes (agora se é mesmo para cumprir e não ficar na gaveta, estaremos cá para ver).

2º Será que nosso país, algum clube consegue sobreviver sem ajudas de capitais alheios?

Já disse tudo no seu comentário, apenas acrescento que os accionistas nunca esperaram retirar dividendos financeiros, por isso, posso apenas chamar "interesses"...mas não me vou alongar sobre a minha opinião em relação aos "interesses".


3º "Será que se não tivessemos criado a SAD, estariamos numa melhor posição financeira?"

Vou lhe dar uma visão muito pessoal, muito resumida.
As SAD´s deram jeito aos clubes..porque se financiaram com capitais alheios sem pagarem juros aos bancos, para isso arranjaram accionistas.

SL