quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ciclo Negro

Era uma vez um clube falido, que na sequência da mudança do pior presidente da sua história, atingiu a sua pior classificação de sempre, ficando fora das competições europeias.
Corria a época 2000/01, e esse clube viria a falhar novamente a qualificação europeia na época seguinte. Apenas voltaria a lutar pelo título, e a conquistá-lo, 4 anos depois. Reerguido, nas últimas épocas tem disputado o título com regularidade, e conquista bons resultados nas competições europeias.

Infelizmente a situação do Sporting hoje é semelhante à de esse clube em 2001. Na melhor das hipóteses terminamos esta época num 6º lugar (se vencermos na última jornada, e o guimarães – rio ave termine empatado), podendo no pior cenário ficar em 10º (perdendo e as equipas madeirenses vencendo)… O anterior pior registo, um 5º lugar, remonta à época 1975/76, última vez que não nos qualificámos para as competições europeias. A situação financeira é a que se (des)conhece.
Os Sportinguistas têm que estar preparados para estar afastados do título uma mão cheia de anos. Têm que estar preparados para o ano ainda se lutar por uma presença nas competições europeias.
Precisamos de uma direção que volte a dar credibilidade ao Clube, e que o prepare para a retoma. Precisamos de adeptos que tenham paciência, e que não deixem de apoiar, pois vai ser um processo difícil. Mas é possível voltarmos a ser Grandes (Campeões). Mesmo que seja no mandato seguinte, e com outro Presidente.

Estou confiante que o pior já passou. Já tivemos o nosso Vale e Azevedo. Vamos vencer o beira-mar no domingo, para fechar este ciclo, e renascer.

(Na foto última jornada da época 2001/02, a celebração dos Campeões contra o beira-mar)

2 comentários:

MRL disse...

Muito bom post.

Concordo em absoluto. Teremos um longo caminho a fazer antes de voltarmos a lutar pela Liga. Mas nesse caminho será possível termos equipas a jogarem bom futebol, com miúdos cheios de potencial e com um clube onde os valores essenciais foram repostos. Com isso certamente os sócios ajudarão ao regresso do grande Sporting Clube de Portugal.

JG disse...

Assino por baixo!