quinta-feira, 16 de maio de 2013

Contas para a próxima época

Na última época completa (a de 11/12) a Sporting SAD teve 40,8 milhões de euros de receitas sem contar com as mais-valias de vendas de jogadores. Este ano, e tendo por base o 1º semestre, ficaremos entre os 10% e os 20% abaixo da época 11/12, ou seja, teremos receitas totais entre os 33 e os 37 milhões de euros. Para o ano teremos obrigatoriamente de eliminar as receitas com participações nas competições europeias (+/- 2 milhões de euros) e os respetivos impactos nos direitos televisivos e bilhetes de época. Como sinceramente não sei traduzir o impacto em valor, vou considerar uma estimativa teórica de -5% do valor dessas receitas, ou seja, -1,1 milhões de euros.

Assim, e pensando no planeamento da próxima época, e considerando a manutenção das receitas desta época menos o que perdemos por não ir à Liga Europa, podemos apontar para um valor de receitas entre os 30 e os 34 milhões de euros.

Depois há que deduzir os custos fixos. Só em fornecimentos externos temos gasto entre os 16 e os 18 milhões. Em outros gastos e amortizações que não do plantel, entre os 5 a 7 milhões. Custos financeiros devem andar à volta dos 6 milhões.

Sobram assim, e sendo otimista, à volta de 7 milhões de euros para ordenados e para amortizações do plantel, ao qual poderemos somar alguns valores de vendas de jogadores (apesar do SCP possuir poucas % de passes). Na época passada as duas rubricas referidas (ordenados e amortizações de passes) atingiram os 64 milhões de euros!

Esta é a herança que esta nova Direção recebeu de Godinho Lopes e seus amigos. Com estes valores podemos imaginar a missão impossível que Bruno Carvalho tem em mãos. Facilmente será atacado por todos aqueles que querem mal ao SCP e que até há pouco tempo defenderam as últimas administrações. Por isso será preciso muito tempo e muita paciência para podermos recuperar o nosso clube.

9 comentários:

Carlos Santos disse...

Qualquer dos 3 grandes tem de fazer vendas no final da época, para juntar ao dinheiro da champions, e "ficar" em casa.

Mesmo sem grandes vendas conseguíamos isso no tempo do FSF mas, infelizmente, não temos paciência. Sem títulos (E só vale campeonatos) não há estrutura, treinador, jogadores que aguentem.

A culpa é só nossa. O exemplo mais mediático e recente deste nosso estado de espírito autofagico foi a saída do Domingos. Fomos "nós" que o empurramos, sem perceber a mossa que as arbitragens das primeiras jornadas causaram e a Direcção, fragilizada por "nós" desde o primeiro dia não teve força para bloquear.

Isto é tudo muito bonito mas sem vitórias ou há desinteresse (ainda menos receitas), ou não há estrutura que resista.

P. disse...

Teremos o 3o orçamento da liga. Somos superiores ao adversário em 28jogos dos 30. Se fizermos o nosso papel e ganharmos, as receitas crescem... Haja bom marketing a acompanhar vitorias! E com vitoria todos nos unimos, e preciso ganhar, e preciso querer ganhar e assim seremos SPORTING!!!

Anónimo disse...

Já repararam que no Sporting Clube de Portugal, todos os anos são anos Zero. Bolas que isto já cansa, já não há pachorra para os anos Zero.

Anónimo disse...

Lá está, com o terceiro maior orçamento temos obrigação de ganhar, como sempre tivemos.

Já estão a arranjar desculpas? Ano zero? E que tal estabilidade? Ou vamos uma vez mais apostar numa equipa técnica sem experiência? Mais do mesmo?

Anónimo disse...

A herança era conhecida e foi por isso que corremos com o GL e sua pandilha.

Mas onde estão os 20 milhões prometidos em campanha e os investidores? Nao era para fazer face à herança?

A AG é daqui a 15 dias e ainda não se conhece uma alíenea do acordo com a banca.

Por muita paciência que tenha isto são já fracos sinais, muito parecidos com a corja que está a sair pela porta dos fundos.

JS

MRL disse...

Caro Anónimo, acha que o ano passado foi ano 0, tendo em conta o valor investido ? Para mim foi o ano -1

Estabilidade? Já ouviu as razões do presidente para a saida do treinador? Pelo menos oiçam primeiro.

Por fim, caro JS, já foi aprovada a restruturação financeira? Nas eleições ficou claro que era a primeira coisa a fazer. AG em 15 dias? Onde viu isso? Não entendo como consegue já por no mesmo nível esta direção e a anterior.

Anónimo disse...

Este MRL deve ser uma espécie de Porta-voz ou Secretário do Aldrabão do Presidente. Defende o Chefe como se fosse um cão de fila.

Anónimo disse...

No 1º ano do Godinho era o Ano Zero. Agora vamos outra vez ter um Ano Zero, novamente. Vamos andar nisto durante quantos Anos?

MRL disse...

Anónimo, e se em vez de ataques pessoais argumentasse contra utilizando ideias. Consegue? Sabe? Ou não consegue?

Já sei que a resposta não vem, pelo menos uma que dê para trocar opiniões (mesmo que sejam diferentes)

Quanto ao 2º comentário, não sei se sabe, mas os 2 anos de Godinho acumularam mais de 100 milhões de prejuizo. O ano zero será aquele em que a tendência se inverte e passamos a tentar recuperar do burcao em que caímos.