segunda-feira, 29 de março de 2010

Sporting 2010/2011

Depois de uma época a todos os títulos negativa, era bom que a próxima época já estivesse a ser planeada. A meu ver existem alguns pontos essenciais e que irão definir o inverter do rumo actual:

1. Equipa técnica - parece-me óbvio que apesar do profissionalismo e de alguma melhoria em termos exibicionais (inconstante mas evidente), teremos que contratar uma nova equipa técnica.

2. Nova filosofia de trabalho - comparando o Sporting com os seus mais directos concorrentes ficou evidente que existia um gap significativo na preparação fisica da equipa. Enquanto uns treinavam 3 vezes por dia durante a pré-época, o Sporting parecia que estava sempre de folga. As lesões acabaram por aparecer e temos jogadores que mal aguentam fazer um jogo.

3. Jogar para os adeptos - Já chega de ver o Sporting jogar mal. Está na hora de privilegiar o espectáculo. Já basta de ver passes longos directamente para fora, cantos mal marcados e jogadores que não sabem para onde correr. Parece que inevitável que tenhamos que correr algum risco. Poderemos perder alguns jogos mas teremos necessariamente que jogar melhor futebol.

4. Definir o plantel com jogadores de qualidade e com alto nível de motivação - teremos obrigatoriamente de exigir mais aos jogadores do Sporting. Já chega de ver jogadores normalmente suplentes, entrarem em campo e serem desplicentes em vez de darem tudo para agarrar o lugar.

Quanto ao plantel, muito terá que ser feito. Num exercício pessoal, eu faria o seguinte:

Guarda redes - Mantinha a aposta em Rui Patricio. O Tiago ainda será um bom suplente. O 3º seria R.Baptista ou um júnior.

Defesas - Contratar um defesa central e outro esquerdo para serem titulares. Permaneceriam João Pereira e Abel, Tonel e Carriço. Para 4º central talvez promovesse o Nuno Reis e para defesa esquerdo suplente poderia ficar o André Marques.
Dispensava claramente o Caneira, Polga, Grimi e Pedro Silva. Emprestava o Mexer. Analisaria a hipótese de contratar jogadores que estão em Portugal como o Evaldo,
Moisés, Diego Ângelo ou Silvio.

Meio campo - Ficavam João Moutinho, Pedro Mendes, Izmailov, Vukcevic, Matias Fernandez. Teria que contratar 2 jogadores que pudessem lutar pela titularidade.
Dispensava/vendia o Pereirinha e o Veloso. Emprestava o Adrien. Em Portugal há jogadores com bom nível como por exemplo o Vitor Gomes que já tem sido falado. Apostaria na subida de um júnior ou jovem emprestado (Rosado, Rabiu ou Renato Neto).

Ataque - Ficavam Liedson, Saleiro, Yannick, Pongolle e Postiga. Não contrava nenhum jogador. Acho que com o treino e preparação adequada estes jogadores irão render muito mais e responderão às exigências actuais.

Concluindo: Um central e um lateral esquerdo para entrarem directamente no onze e dois médios para serem alternativas válidas. Um terceiro médio jovem para compor o plantem em quantidade.

1 comentários:

Francisco disse...

para onde vai a reforma dourada do Caneira que eu não percebi.
Só se o PB o levar para o próximo clube