quarta-feira, 31 de março de 2010

O nosso futebol

Ontem não vi os 3 programas com 3 dos personagens mais influentes do futebol português. Mas depois de ter lido as reportagens nos jornais facilmente percebi que continua tudo na mesma.

As versões do presidente do porto e do CJ da Liga foram antagónicas. Algum deles mente, o que para ser sincero, não seria novidade. Continuarei a reflectir sobre o assunto e a pensar qual deles será. Pelo passado e pelas histórias que se conhecem, não sei se será um exercício difícil...

A falta de nível, a meu ver, manifesta-se principalmente, na incapacidade de reconhecer derrotas e de tentar arranjar desculpas para os insucessos. Confesso, e sei que no universo sportinguista pode ser polémico, mas fico contente por o porto não ganhar o campeonato.

Esquecendo as novelas de ontem, e voltando-me agora para o nosso clube, lá saiu a notícia relativa à saída de Carvalhal. Mais importante do sai ou não sai, importa rapidamente por alguém a pensar a próxima época, não só em jogadores, mas também no trabalho que tem de ser feito em termos técnicos (pré-época, metodologias de treino, preparação fisica, etc.). E já agora, que cheguemos a Junho já com grande parte do plantel assegurado e não tenhamos que fica até Agosto à espera das sobras de outros clubes.

2 comentários:

JG disse...

Permite-me desta vez discordar frontal e totalmente da primeira parte do post.

"Pelo passado e pelas histórias que se conhecem, não sei se será um exercício difícil..."??????

Há novos vigaristas que rapidamente conseguem apanhar a manha e equivaler-se a velhos vigaristas...

Alias, entre FCP e Benfica não vejo grandes diferenças, excepto a hipocrisia, a manipulação e o chico espertismo que são esclusivos vermelhos.

Toda a historia das suspensões nos tuneis cheira muito mal e permito-me recordar que não atingiu só o FCP. e só não nos atingiu a nós porque desde cedo deixamos de ser rivais, esta época. Senão provavelmente também teríamos entrado na novela dos tuneis...

alias, ricardo Costa não tem só de explicar a novela Hulk. também teria de explicar a novela Vandinho com a nuance da suspensão do jogador no ultimo dis do prazo das inscrições. e teria de explicar na novela Hulk as nunaces que antecederam a agressão que ainda não estão bem explicadas. alias, parece que não houve grande interesse em ir ver as imagens de todas as camaras de vigilancia da empresa contratada para "fazer a segurança" (ou será antes contratada para arranjar certas coisas?).

Alias este episodio dos tuneis não é novo e concordo contigo se calhar que o velho vilão desta vez foi vitima porque o guarda abel, os provocadores e o cheiro a aguardante estão do outro lado. E isso acaba por ser inorico e até de certa maneira justo. Mas...daía a transformar os vermelhos em bonzinhos...vamos lá com calma. Foi um campeonato sujo, independentemente de o Benfica até ser o provavel campeão sem estas manobras. mas lá que elas aconteceram, aconteceram. Como aconteceu o ano passado o que se passou na final dos juniores. independentemente das nossas culpas...mas parece-me que do outro lado houve premeditação e tentativa de aproveitamente para uma vitória facil sem se jogar. que dessa vez funcionou ao contrario.

Alias, quanto ao benfica relembro Oceano (11 jogos do Sporting protestados, sem terem jogado conosco sequer e Oceano penalizado em 15 dias de suspensão, que apanhou o jogo com...o Benfica), Sá pinto (suspenso preventivamente 2 dias antes do jogo na Luz), Oceano (suspenso 2 dias antes de uma final de taça com o ...Benfica, por incidentes ocorridos 6 meses antes em Chaves), Pedro Barbosa e mais 2 jogadores do Sporting (que ao 5º amarelo, o Benfica queria ver suspensos por 2 jogos por uma hiato nos regulamentos), a suspensão da Luz por causa do very light quer ocorreu quando dava mais jeito ao Benfica (adiou-se até dar jeito...), a novela vergonhosa dos 700 mil contos de P.Sousa e Pacheco (retardamento de inscrição pelo Vasques, convocatória de uma AG da FPF á pressa, mudança dos regulamentos, inscrição dos jogadores no dia seguinte á tal AG e aplicação da lei com efeitos retroactivos) ou o caso do jogo das Antas no tal ano dos 6-3 que foi mudado de jornado e colocado estrategicamente perto do jogo do título. Depois foi só carlos valente ir fazer o trabalhinho do costume (quem se lembra de garridos, martins dos Santos e afins também se devia lembrar dos valentes, graças olivas e afins) e Peixe e Juskowiak, 2 titularissimos daquela equipa foram colocados fora do celebre jogo que ficaram a ver da bancada! E que dizer dos 65 milhões da EPUL que todos nós pagamos? E de muitos outros 65 milhões que ficaram para trás?

Porque é que eu não gosto do Benfica? É só ler acima. E foi só aquilo de que me lembrei de repente. Que nem tem nada a ver coma arbitros, porque aí iamos entrar noutro capitulo. Confesso que não gosto nada da instituição em causa porque me faz lembrar a pior caracteristica portuguesa, o chico espertismo...

JG disse...

Este campeonato foi tudo menos normal...

Se disserem que o Benfica foi a melhor equipa, tenho de concordar. Mas que também houve factores estranhos a empurrar para assegurar que a melhor equipa ganhava, isso parece-me inquestionavel. A começar pelo amigo Ricardo Costa, uma personagem estranhissima, que desta vez fez as vezes de um tal Luis Guilherme que fez um papel semelhante noutras funções, há não muito tempo atras...