terça-feira, 19 de outubro de 2010

Big Mal




Malcom Allison, um nome que ficou gravado na minha memória. Tinha 12 anos e vi pela terceira vez o Sporting ser campeão. Não tenho memória do primeiro campeonato porque era muito pequeno, mas ficaram-se gravados no memória os 2 seguintes. O de 79/80 com Rodrigues Dias/ Fernando Mendes (o professor foi despedido ainda na primeira volta depois de perder na Luz) e o de 81/82 com o Big Mal! Ainda hoje me revejo nos jogos finais de Alvalade com o União de leiria (3-0) e com o Rio Ave (7-1). Deste jogo, retenho na memória Meszaros a agarrar a bola num centro apenas com uma mão. Relembro com saudade o velhinho Alvalade ainda com o peão (não ganhamos um unico campeonato depois de se construir a bancada nova do saudoso Alvalade) cheio que nem um ovo!

Lembro-me bem do campeonato (e taça) ganhos pelo Big Mal. Começamos mal (empate 2-2 com o Belém de Artur Jorge em casa, num jogo em que Manuel Fernandes foi expulso - curiosamente o Belenenses desceu de divisão pela 1ª Vez na sua história no fim desse campeonato) mas acabamos bem, sendo demolidores fora e perdendo bastantes pontos em casa. Marcavamos muitos golos, o que não admirava porque na frente jogavam Manuel Fernandes, Jordão e Oliveira! Lembro-me da vitória em Inglaterra frente ao Southampton e até do restaurante onde estava com o rádio colado ao ouvido a ouvir o relato desse jogo, para desespero do meu pai. Lembro-me da eliminatória perdida estupidamente frente ao Neuxatel Xamax, uma equipa claramente inferior (anos depois repetir-se-ia a maldição com um tal de Casino Salzburgo). Lembro-me do absoluto espanto e revolta que senti quandfo o Big Mal foi despedido depois de ter feito a dobradinha (mais uma estupidez à Sporting). Lembro-me da figura tipica que era este treinador, bonacheirão, mas campeão!

E lembro-me de Big Mal ter dito logo apóps o despedimento que era uma estupidez porque ele ia fazer do Sporting Campeão Europeu na época seguinte (e acredito que tinha sido possivel...)! João Rocha no entanto fez tudo para isso não acontecer. Primeiro despedindo o treinador e depois fazendo a equipa seguir uns meses depois para San Sebastian de autocarro no dia do jogo na 2ª mão dos 1/4 final (tínhamos ganho 1-0 em Lisboa). O Sporting virou as costas não só a Big mal como ao seu destino vencedor! Como tem feito tantas outras vezes nas ultimas 3 décadas!

Bem hajas, Big mal! Nós não te esquecemos!

4 comentários:

Virgílio disse...

JG:

Foi tb o primeiro campeonato que me recordo de festejar! Só por isso Big Mal permaneceria na minha memória (e coração) para sempre... Mas o seu carisma e o facto de, infelizmente, ser o unico treinador campeão em muitos anos, transformou-o numa espécie de mito!! :)

Desculpa apenas uma emenda... É que conseguimos ser uma vez campeões no antigo estádio de Alvalade com a 'bancada nova' na época 1999/00! ;)


Gde Abraço!

JG disse...

Tens razão Virgilio. E não foi uma vez, foram duas. Em 2001/2002 fomos também campeões no antigo estádio.

É uma gralha imperdoavel, ainda por cima porque tenho uma reportagem fotografica do jogo com o Beira Mar (festa do título 2001/02). Na altura ainda me deixavam entrar no estádio com a máquina e com o canhão (objectiva). Tenho fotos fantasticas do jogo e do interior e exterior do estadio. Cheio que nem um ovo...

Virgílio disse...

Ora porra! E eu a amendar cometi outro erro!!!

LOL

Ai esta minha memória! Ainda no outro dia comentava que ainda não festejamos um título de campeão no novo estádio e hoje já queria lá incluir a época 2001/02...

Shame on me! :)

Renovo o abraço!

Virgílio disse...

Arrepiante! O video do post acima...