sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Sporting e a SAD

Penso que o tema da SAD a das relações entre esta sociedade e o Sporting Clube de Portugal nunca terá estado tão quente e actual como agora, que se concretizou a passagem da Academia para a Sociedade Anónima Desportiva.

Sendo assim e a este respeito, penso que é bom fazer um balanço do passado próximo e do que podemos esperar do futuro próximo.

1 - Modelo

O modelo das SADs terá sido pensado tendo em conta as várias irregularidades (desde logo ao nível dos salarios e impostos) e amadorismo que a Gestão dos Clubes Desportivos com actividade no futebol denotavam até á decada de oitenta. O Sporting foi impulsionador desse modelo através da intervenção de José Roquete que prometia trazer uma lufada de ar fresco a esta actividade.

2 - Resultados

Cerca de vinte anos depois da implementação do modelo, os resultados da sua implementação são no mínimo decepcionantes. Enormes passivos dos clubes em geral, gestões ainda mais medíocres que as dos "carolas" anteriores, manutenção e aumento das "ligações perigosas", fumos de corrupção e níveis de conflitualidade...

Neste cenário assustador, apenas os media, com impacto na televisão (principalmente a paga) e os empresarios de jogadores parecem ter ficado a ganhar... O futebol de facto transformou-se num negocio e cada vez tem menos caracter desportivo, ludico e apaixonante. De qualquer modo, estas consequencias parecem decorrer mais da envolvente exterior da evolução do futebol a nível global que da implementação das SADs em si, apesar de na minha opinião este factor também ter ajudado.

Aquilo a que assistimos hoje é à falencia técnica da grande maioria das SADs, contexto no qual a aflitiva situação do Sporting assume contornos de especial gravidade!

Assistimos também a um desligar das pessoas em relação ao fenómeno futebol, com especial incidencia nas gerações mais novas. O mundo mudou, as formulas de entretenimento também, o que ajuda a explicar a "fuga" de apaixonados pelo fenómeno, mas mais uma vez acho que o desligar da válvula da paixão que são as SADs ajuda e muita a explicar este afastamento. Mais uma vez, destaco em relação a este ponto a situação do Sporting, preocupante tanto ao nível de sócios efectivos remanescentes como de espectadores no Estadio Alvalade XXI!

Há caminho de retorno no caso do Sporting? Penso que sim! Aquilo que aconteceu na noite mágica da conquista do campeonato 99/2000 dá-me fé para acreditar que mudem as coisas no CLUBE e muitos dos que se afastaram voltarão. Nenhum Clube em Portugal conseguiu fazer aquilo que nós fizemos nessa noite, que fica guardada na minha memória como a maré verde que correu todo um país de Norte a Sul e até muitas cidades além fronteiras!

Ganhar desportivamente será muito importante para que as pessos voltem, mas na minha opinião será necessário mais que isso!

3 - Análise dos Resultados da Implementação das SADs

A falencia das SADs resulta do modelo em si, da sua implementação ou da mudança do contexto que ocorreu no mesmo período (desregulamentação de transferencias a nível global, subida do valor dos passes dos jogadores, subida de salarios)? Provavelmente resultará de todos estes factores conjugados e é dificil dizer qual contribuiu mais.

De qualquer modo, há uma consequecia da implementação do modelo que me leva a afirmar que a sua filosofia falhou. A qualidade dos dirigentes actuis em relação aos "carolas" não melhorou, antes pelo contrário. A maioria dos "carolas" (excepções: Jorge Gonçalves, Jorge de Brito) revelava uma preocupação pelas contas e pelas dividas dos clubes que hoje não vemos nos gestores profissionais. E isso é preocupante... Talvez porque os "carolas" respondiam pelo seu bom nome e eram apontados a dedo quando as coisas falhavam. Hoje, os gestores profissionais acabam por não ser responsabilizados por nada e quando as coisas correm mal encolhem os ombros e apontam uma série de desculpas para os fracassos sem que nada de anormal pareça ter acontecido!

O Estado Portugues (Governos Nacionais e Regionais e Autarquias) também ajudam á festa nesta desresponsabilização com actuações criminosas em relação a alguns Clubes (leia-se por exemplo Benfica, mas não só...também podíamos falar no centro de estágio do FCP e Torre das Antas ou no Marítimo) tapando buracos com ajudas pornograficas e indecorosas.

4 - As SADs devem ser extintas?

Não me parece possivel ir por este caminho. Até porque a legislação não o permite sem graves penalizações desportivas e financeiras ( a título de exemplo, se o sporting abdicasse da sua SAD cairia imediatamente para a II Divisão B, dado que a entidade inscrita nos campeonatos profissionais desaparecia)!

Também não ficou provado que o mal esteja nas SADs em si e não no modo como foram implementadas e são dirigidas.

5 - Os Clubes devem ser maioritarios nas SADs?

Aqui atrevo-me a dizer perentoriamente que sim. Desde que os socios dos clubes saibam ser exigentes e escolher bem os dirigentes dos mesmos para terem voz activa e responsavel na Sociedade.

Digo que sim por paixão (não me sinto ligado ao que não é meu) mas também pela razão. Ouço muitas vezes o argumento de que nenhum accionista lucido aposta numa empresa para a destruir. O que é claramente mentira. Conhecemos todos muitas aquisições em que as razões implicitas da compra têm a ver com a tomada de activos, de um lugar no mercado por interessados no negócio (não necessariamente concorrentes directos) ou até com outros interesses e não com o crescimento da empresa em si. Alguém tem duvidas que se a TAP for comprada pela IBERIA desaparece em meia duzia de anos? No meu caso pessoal já trabalhei numa empresa que anos depois foi comprada por uma concorrente (no caso nalguns ramos de negocio) que lhe tomou os activos (a sua Sede funciona no local onde existia a Sede da empresa comprada) e a fechou menos de um ano depois.

Por tudo isto, atrevo-me a dizer que se o Sorting permitir que accionistas externos tomem de assalto a sua SAD terá necessariamente o seu futuro a curto/ médio prazo comprometido! Não esperem que venha um Abramovich. Poderá, isso sim, vir um Joaquim Oliveira!

E com o que atras está escrito não assumo que o Sporting (leia-se Sporting futebol) desapareça. Outros perigos existem. E eu nem gosto nada de wrestlig...

6 - O Futuro do Sporting

O futuro será o que nós quizermos. Necessariamente com a SAD. Mas com o Clube a controlar ou não a SAD.

Com dirigentes responsaveis que nos prestem contas, dominem as contas, se preocupem com o passivo e tenham uma estrategia para o crescimento desportivo e controlo ferreo das finanças. Ou sem esses dirigentes!

Com o dominio do negocio futebol. Ou sem ele!

Com socios e paixão. Ou sem Socios e Paixão!

A escolha é Nossa!

2 comentários:

Desporto10 disse...

O portal desportivo online, www.desporto10.com, criado em 2006, vai proceder a uma reestruturação com mudança de imagem e de marca mas com o mesmo rigor jornalístico e espírito desportivo que nos caracteriza. Gostaríamos de estabelecer uma parceria convosco. Se tiverem interessados, contactem-nos para redaccao@desporto10.com, para vos enviarmos as directrizes da mesma.

Dezperado disse...

Excelente post sobre as SAD´s...

Mas deixo umaa questões, que para mim, são fulcrais:

Será o futebol, um negocio que gera lucros???

Será que nosso país, algum clube consegue sobreviver sem ajudas de capitais alheios?

Será que se não tivessemos criado a SAD, estariamos numa melhor posição financeira?

SL