quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tenham vergonha!

Factos importantes do Relatório e Contas 2009/2010 do Sporting Clube de Portugal:

1. Resultado do exercício = -3.675 milhares de euros. O ano passado já tinha sido -3.283 milhares de euros.

2. As contas, além de não reflectirem o total das dívidas do Grupo Sporting, englobam uma parcela da SAD, que segundo a KPMG está valorizada ao custo histórico. Fosse ela valorizada ao valor actual e o Resultado do exercicio seria 24,5 milhões de euros pior e o capital próprio passaria a ter um valor negativo (para lá dos 100 milhões de euros)

3. O passivo do SCP é de 226 milhões de euros. A SAD tem um passivo de 173 milhões de euros.

Posto isto, e tendo em conta os resultados desportivos dos últimos anos, seria de esperar alguma contestação, algo que veio a acontecer.

No entanto, a oposição, salvo raras excepções, continua a insistir no pedido de auditorias quando na prática elas já existem e já mostram o descalabro financeiro que resulta da gestão nesta última década. E continua a não ter uma cara forte, que consiga utilizar estes argumentos económicos completamente indesmentiveis de uma forma lógica e racional. A oposição insiste em falar do Benfica, do Porto, da Federação, e parte dela, em chamar nomes e em agredir pessoas.

Voltando à dita maioria, ano após ano, continuam a ignorar os relatórios de auditoria (BDO e agora a KPMG) onde está dito, palavra por palavra, que a continuidade do clube depende do sucesso de operações futuras ou do suporte financeiro proveniente dos sócios ou ainda da obtenção e crédito provenientes de instituições de crédito.

Ao mesmo tempo, continuamos insistentemente a ouvir da Direcção e das altas patentes do clube a mesma insinuação que no mínimo é ridicula. O exemplo, que ilustra bem este tipo de insinuações, vem mais uma vez do cronista do Record, Bernardo Ribeiro, que diz o seguinte no jornal Record de 5ª feira:

"Um dos principais problemas do clube de Alvalade nos últimos anos é uma oposição profissional que não descansa enquanto não chegar ao poder, recorrendo a todos os métodos que forem necessários para triunfar. E pelo que se viu na AG os apoios estão a crescer. Porquê? Nos últimos anos os leões não souberam comunicar o que estavam a fazer, os próprios dirigentes não souberam valorizar os muitos títulos conquistados, por exemplo, com Paulo Bento, e continuam a apontar para o título como se batessem com as mesmas armas dos outros."

Quer dizer então que:
1. Estar na bancarrota
2. Ter atingido o limite de financiamento bancário
3. Apresentar resultados de exploração consequentemente negativos
4. Estarmos dependentes da Champions League e da venda de jogadores para poder ter resultados perto do 0
5. Não ganhármos o campeonato há 8 anos
6. Estármos em 10ºlugar do campeonato, com uma equipa que não é minimamente competitiva
7. Simultaneamente a todos estes factos, termos um presidente que fez parte da maior parte das administrações da última década,
não é o problema do Sporting.

O problema real do Sporting, conforme o que diz este senhor e muitos dos que estão no poder, somos nós. Nós que não aceitamos este estado de coisas e tentamos exigir competência e transparência.
A quem se defende com este tipo de teorias ridiculas, eu digo: Tenham vergonha! e já agora repensem bem o vosso sportinguismo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem! grande post! JEB e companhia deviam ter vergonha e fugir para bem longe. Com uma direcção sem rumo, um director (!) desportivo sem competência vamos rapidamente ao fundo!

JG disse...

Miguel, é o melhor post que foi escrito no Rugido. Racional e emotivo!

Um abraço.