domingo, 5 de dezembro de 2010

Fusão das Ligas Ibericas? NÂO, Obrigado!

"A aliança ibérica, entre as federações de futebol de Portugal e Espanha, pode ter ganho novo estímulo após a derrota da candidatura à organização do Mundial de 2018. A fusão das principais ligas de futebol dos dois países, hipótese falada ainda antes da decisão da UEFA em relação ao Campeonato do Mundo, pode mesmo avançar.

Fernando Gomes, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e Jose Luis Astiazaran, líder da Liga de Futbol Profissional, continuam em contacto e a nova Liga Ibérica é um dos temas na atual agenda.

“Não existe nos regulamentos nem nos estatutos nada que impeça duas ligas de se juntarem na organização de um só campeonato”, explicou, à agência Lusa, fonte da UEFA, antes de sublinhar: “No entanto, o primeiro passo terá sempre de ser dado pelos interessados. As duas partes têm de se entender primeiro, chegar a um consenso e enviar um plano detalhado para ser avaliado pela UEFA.”

Processo idêntico está a ser estudado pelas Federações de Futebol da Rep. Checa e da Eslováquia."

In Record Online, 06/12/2010

Pela minha parte, digo não a esta iniciativa. Absurda do meu ponto de vista.

Por duas razões:

- Em primeitro lugar, rejeito tudo o que me cheire a iberismo. A península ibérica é um local fisico, não uma nação e muito menos um local culturalmente unico. É assim desde 1143 e deve continuar assim. Eu gosto de falar portugues, prefiro ser portugues que "ibérico" (que no final acabaria por significar ser espanhol, ou antes, castelhano).

- Em segundo lugar, qualquer dos grandes portugueses não passaria de um actor secundário numa Liga destas. No fundo, replicaríamos aquilo que aconteceu ás equipas da ex-RDA no actual campeonato alemão. O Sporting numa liga desse tipo seria um mero actor secundário, a lutar pelo acesso á UEFA (hipotese mais realista) ou mesmo arriscando-se a lutar para não descer de divisão (na pior das hipoteses, mais extremada). As receitas seriam maiores? Seriam sem duvida. Mas...olhem para o lado e vejam as discrepancias entre as receitas televisivas de um Real Madrid ou por exemplo de um Valencia...Mais pequeno por mais pequeno, prefiro ser maior entre os menores que menor entre os maiores...E na minha opinião, este não será um problema apenas do Sporting! Identico raciocínio se aplica a FC Porto e Benfica!

3 comentários:

Virgílio disse...

JG:

De acordo qt à organização de Liga unica. Já a ideia de disputar uma competição (Tipo Taça) entre. p. e., os campeões dos dois países não só aceito, como acho interessante e até desejável.

Abraço

JG disse...

Também estaria de acordo com essa ideia, Virgilio. Ou até um mini campeonato po grupos e final entre os 4 primeiros de cada campeonato...agora, Liga unica, não, obrigado!

jvl disse...

JG,

Completamente de acordo. No máximo uma espécie de taça com os 4 primeiros classificados de cada País. Agora Liga Ibérica, nem pensar.