Foi frustrante a derrota de ontem na Luz! Muito frustrante! Estivemos a maior parte do jogo em cima deles, calamos a Luz em grande parte dos 90 minutos mas chegamos ao fim de jogo com uma mão cheia de nada!
No entanto, esta derrota deve ser encarada como um sinal de esperança. Esta equipa joga futebol e não é em nada inferior a Benfica e Porto. Estamos a 4 pontos do primeiro lugar, o que acaba por ser o preço da reconstrução da equipa da ultima epoca. Sem os primeiros 3 jogos, em que se andou á procura da tal equipa, neste momento e mesmo com a derrota de ontem, estaríamos á frente do campeonato. Não estamos, mas isso não deve ser encarado como sinal de desânimo. Subimos muitos patamares da escada em muito pouco tempo e por isso, mesmo que no final da época não consigamos estar no topo da classificação, construímos um caminho que nos pode levar ao exito muito em breve.
E foi muito bonito ver a maneira como a equipa foi aplaudida no final do jogo pelos seus. Mesmo perdendo...
Ontem, faltou maturidade, faltou um meio campo que conseguisse ocupar melhor os espaços, que soubesse fazer o carroçel quando o Benfica desistiu do jogo e se enconstou atras para defender a magra vantagem e faltou...sorte! Estou convencido que se Elias não tem desperdiçado aquele golo feito a vinte minutos do fim, acabavamos por ganhar o jogo...Alias, Elias fez um excelente jogo, mas conseguiu falhar 4 bolas de golo no mesmo jogo. Há noites assim e acontece aos melhores... Faltou-nos ainda Matias, que estava a conseguir dar outra desenvoltura ao jogo atacante, sempre em progressão. Carrillo tem uns pés fantasticos e promete vir a ser um fora de serie, mas ainda tem de crescer. Ontem teve nos pés bolas que podiam ser de ouro, mas a decisão foi por norma muito má!
Faltou ainda...Rinaudo, mas com essa falta vamos ter de nos conformar pelo menos por mais mes e meio.
Neste momento o plantel é bom e sólido, mas faziam falta mais 2 jogadores no meio campo porque as alternativas são curtas quando faltam os habituais titulares. Que se passa com André Santos, por falar nisso? É uma sombra do jogador da época passada...
De qualquer modo, é bom sentir que não somos em nada inferiores a este arrogante e fanfarrão Benfica, que não é tão forte como quer fazer crer. Estou convencido que se conseguirmos acabar a primeira volta a 4/5 pontos do Benfica, podemos perfeitamente sonhar com o 1º lugar no fim do campeonato (atenção ao Porto, que parece estar de volta)!
Em relação às condições em que tive de ver o jogo, é inanarrável o que se passou. Se não posso dizer que a rede prejudique em muito a visão (de facto não prejudica) o resto é mau de mais para ser verdade. A começar pela segurança. Estavamos confinados a um espaço curto e totalmente hermetico, em que foram obrigados a ficar muitos que não pertencem a claques, que são ordeiros e que teriam muitas dificuldades em saír em segurança se alguma coisa de mais grave se passasse. Fomos obrigados a ficar 1 hora naquelas condições no final do jogo, o que potenciou muito do que se passou (cadeiras partidas e incendios). Imaginem o que é ter as claques naquelas condições por uma hora ali dentro, misturar isso com a frustração da derrota e agitar ainda com a raiva do confinamento naquelas condições a que fomos sujeitos...obviamente e não desculpando atitudes indefensaveis, o caldinho estava feito. E deu no que deu. Que podia ter sido pior. Quando um dos incendios aumentou de proporções e começaram a ouvir-se estalos do plastico gerou-se calgum panico e as pessoas começaram a atropelar-se para saír. Por saídas sem o minimo de condições. Alias a propria saída do estadio, posteriormente, foi feita em condições inanarraveis. Houve uma altura em que me senti quase com os pés no ar no meio daquela gente toda...
Além disso, tivemos para toda aquela gente apenas um bar(zinho) de serviço, sem o mínimo de condições, nem de atendimento (ao intervalo nem valia a pena tentar ir lá) nem de produtos (na Luz não sabem o que é café...estão mais familiarizados com tintol e aguardente).
O arrogante Benfica não passa de uma instuição muito pequenina, porque decencia e respeito pelos outros são coisas que aquela gente não conhece.
Quanto ao Estádio da luz, não tem o mínimo de condições, porque a primeira das exigencias para a realização de espectaculos com tantos milhares de pessoas são as condições de assessibilidade e a possibilidade de se proceder a uma evacuação de emergencia com o mínimo de condições, se acontecer uma desgraça. Condições essas que não existem naquele local...
Mas todos nós sabemos como foi feito o projecto e como se fez o licenciamento daquela estrutrura...
Uma ultima palavra para as afirmações de Pereira Cristovão e para a resposta dum qualquer assessor de imprensa galinaceo. PPC exagerou no que disse, porque me pareceu que havia casas de banho disponiveis e que havia lugares na bancada para os bilhetes vendidos (o que houve foi anarquia na distribuição pelas cadeiras porque poucos se sentaram no lugar atribuído, mas com as claques ali isso acaba por ser natural). Exagerou nesses dois pontos porque quanto ao resto tem razão (inclusivamente na referencia á exiguidade do espaço atribuido - dentro e fora das bancadas, que podia ter gerado uma desgraça, como refiro acima) sendo que o Benfica é de facto uma instuição que está ao nível da pré-história e que o provou em todo o modo como geriu esta situação lamentavel. Gerida por gente de maus instintos e nivel humano nulo! Quanto á resposta do assessor de imprensa vermelho, para lá de se meter em assuntos internos do Sporting (claro que o Presidente assume o que o seu Vice disse e esse assunto não diz respeito ás galinhas da capoeira vermelha) ainda teve o desplante de dizer que não havia sobre lotação porque a TV mostrou muitas cadeiras vazias. Claro que mostrou... Porque muita gente só conseguiu entrar nas bancadas por alturas do golo do Benfica (aos 40 minutos de jogo)! Pessoas que pagaram 22 Euros para ver 90 minutos de futebol e tiveram direito a 45! Penso que houve intenção deliberada em que fosse assim...O Benfica está ao nível do melhor que se faz no pior do terceiro mundo. E é de facto aí que é o seu lugar...