Mesmo não tendo apoiado esta Direcção nas ultimas eleições, achei salutar o gesto de avançar para uma auditoria ao Sporting que eu, como muitos, reclamavam há muito tempo. Mesmo não sendo a auditoria que pretendia (a tal diferença entre auditoria á gestão e auditoria à situação financeira)...
Ainda não li o relatório da auditoria efectuada, mas tenciono le-lo quando for disponibilizado aos socios, como prometido.
A auditoria fez-se e o relatório está entregue, mas começam agora a surgir sinais perturbadores do porquê de ela ter sido feita. Por transparencia? Não me parece! Porque era um direito dos socios saber o que se passou nestes longos anos de noite contínua sobre o Clube? Também não me parece!
Para legitimar a entrega do capital da SAD a entidades terceiras? Bingo! Cada vez me parece mais claro que essa foi a principal e provavelmente a unica razão para se ter feito esta auditoria!
Parece-me alias que esta estratégia foi pensada ainda antes das eleições. As peças começam a encaixar nos seus lugares! Com Soares Franco, tivemos a estratégia da venda do património ou o caos. Agora, com esta Direcção, temos a estratégia da entrega do clube a um "investidor" ou o caos! Pior que isso, começa a passar a ideia da entrega a qualquer tipo de investidor ou o caos! Sem qualquer tipo de condicionalismo para a sua entrada. Pode vir um qualquer Hidalgo desta vida comprar um Farense um bocado maior. Estamos de rabinho no ar e até oferecemos a vaselina!
Há alguma intenção de responsabilizar quem geriu mal, quem cometeu gestão danosa? Não! Todas as "cabeças pensantes" do nosso clube ficam horrorizadas perante essa perspectiva! A auditoria terá servido, isso sim, para mostrar a situação financeira horrivel do clube! Como se não conhecessemos já estes numeros! Se bem me lembro, quando PPC se candidatou á Presidencia do Sporting, os numeros mostrados à lista não diferiam assim tanto dos actuais. Pioraram é verdade, mas não podia ter deixado de ser assim, se nos lembrarmos que entretanto passaram pelo Sporting JEB, Freitas e Duque! Mas já eram assustadores na altura...E conhecidos!
Parece-me cada vez mais claro que quando esta lista se apresentou a eleições, as intenções e a estratégia eram já claras. A auditoria foi um instrumento util para legitimar o que se queria fazer e todos os passos foram dados para conduzir a um resultado final que agora começa a ser claro! E que será legitimado por eleições a realizar a curto prazo, as quais esta Direcção espera ganhar com facilidade! Pode ser que tenham uma surpresa...
É pena que Godinho Lopes não tenha dito que os cem milhões de Euros prometidos não eram da lista mas sim do "investidor"!
Quando vão ser as eleições mesmo?