terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Felicidades, Sá!



Relembro o que escrevi neste blog á umas semanas atras a propósito do jogo com o Inter referente ao "New Generation Series":

"Gostei da postura de Sá Pinto que parece ter os jogadores com ele. Gostei especialmente de ver que quando foi falhado um golo de baliza aberta, de forma escandalosa, ele em vez de berrar ou criticar bateu palmas e incentivou os jogadores a continuarem a ir para cima do Inter!"

Não sei se a promoção de Sá Pinto foi ou não a melhor opção, mas gosto de o ver como treinador principal do Sporting. Apesar das atitudes irreflectidas, Sá Pinto é Sporting na alma e isso toca-me muito. Como treinador, pareceu-me que estava a fazer um bom trabalho com os miudos. É verdade que lhe falta traquejo e que com os graudos a musica é outra, principalmente num ambiente tão conturbado como é o de Alvalade, mas..."let´s wait and see"!

Gostava de lembrar aqui uma historia que passou despercebida a muita gente na altura. Antes do episódio "Artur Jorge" a Real Sociedad tentou contratar Sá Pinto e a posição do jogador foi de não querer saír porque se sentia bem no Sporting. Quantos exemplos destes conhecemos? É verdade que posteriormente Sá Pinto acabou mesmo no clube basco, mas nessa altura poucas alternantivas lhe restavam sanão saír, após aquele episódio triste com o ex seleccionador (a mesma imprensa que não lhe perdoou achou que era eticamente condenavel falar em jogadores em estágio de selecção que levam prostitutas para o quarto e lhes batem forte e feio...)!

Esta aposta é certamente de risco. Para Sá Pinto e para o Sporting! Mas acredito que possa ter sucesso e desejo toda a felicidade do mundo ao Sá até porque o seu sucesso será o nosso sucesso.

Contudo, não me parece que os males do Sporting estejam concentrados no treinador. Não estão hoje como não o estão há muitos anos (décadas?). Se quizermos ter sucesso, vamos ter de ter uma organização e uma estratégia que nos faltam há muito. Vamos ter de ter um scouting capaz, vamos ter de acreditar nos jogadores que formamos, vamos ter de repensar o nosso modelo de despesas, vamos ter de saber rentabilizar jogadores, vamos ter de saber comunicar, vamos ter de saber proteger a nossa equipa, vamos ter de saber viver neste futebol feito de lama com mais inteligencia, vamos ter de ter profissionais competentes na organização da SAD e do futebol e não os Carlos Freitas e Duques dos livros de cheques e telefonemans para empresarios, vamos ter de ter na estrutura quem perceba de futebol e não de gestão generalista. E vamos ter de ter "paciência" para não nos deixarmos abater com a primeira derrota. Muita coisa vai ter de mudar se quizermos algum dia voltar a ter sucesso!

Treinadores não fazem milagres. Vassouras e livros de cheques também não. Competencia e connhecimentos sobre o mundo do futebol sim, fazem toda a diferença. É disso que precisamos no nosso modelo organizativo!

0 comentários: